Automação do controle de qualidade, como gerar excelentes resultados?

Nós da PariPassu sabemos que você sabe que a automação dos processos podem gerar bons resultados, mas sabemos que você não está satisfeito somente com bons resultados, então trouxemos algumas dicas para você gerar excelentes resultados com a automação.

Na cadeia produtiva de alimentos, o processo de controle de qualidade associado ao sistema de rastreabilidade, pode permitir ganhos significativos de eficiência nos processos e qualidade da informação para a tomada de decisão mais assertiva.

Está sem tempo para ler, fique tranquilo. Nós disponibilizamos para você esse player para que entenda como a automação da qualidade vai ter ajudar a gerar resultados excelentes!

 

A rastreabilidade permite identificar a origem e destino de um produto, onde ações podem ser tomadas para corrigir problemas de qualidade identificados em etapas posteriores na cadeia de abastecimento. Sem a rastreabilidade, esse processo de feedback se torna difícil de ser executado e não há confiança da informação.

Com o apoio de processos automatizados, a inspeção de qualidade pode ser realizada associada a um código de rastreabilidade, através da leitura do QR-Code ocorre o preenchimento automático das informações do produto avaliado, como variedade, origem e distribuidor. Selecionado também, de maneira automática, a ficha técnica que deverá ser utilizada durante a inspeção, permitindo a padronização e reduzindo o tempo de operação pelo avaliador.

processo de controle de qualidade

PADRÃO AGILIDADE QUALIDADE RESULTADO

 

Vamos trazer esses conceitos para a prática?

Veja abaixo um estudo de caso baseado em informações da empresa X, o objetivo deste estudo é, além de evidenciar as deficiências encontradas, permitir identificar a causa real do problema relacionado à qualidade e as possíveis ações para prevenção deste problema, evitando que não volte a se repetir.

processo de controle de qualidade

 

No gráfico acima, podemos observar a evolução das médias das notas de inspeção de qualidade realizada no recebimento referente à 2 (duas) variedades de laranjas ao longo dos meses comercializadas pela empresa X.

Em uma primeira avaliação, podemos observar que as curvas apresentam uma tendência de crescimento a longo prazo, ou seja, a qualidade dos produtos recebidos está aumentando.

Entretanto, a curva azul, representando a média das notas da Laranja Pera Rio, teve uma queda perceptível no mês de março e será foco do nosso estudo, possibilitando encontrar as reais causas da queda das notas e identificar o respectivo fornecedor.

processo de controle de qualidade

 

Observando a média de notas dos fornecedores que realizaram entregas de Laranja Pera Rio no mês de março, apenas 2 (dois) apresentaram resultados insatisfatórios, destacados no gráfico pela cor vermelha.

Dando prosseguimento ao nosso estudo, evidenciaremos 1 (um) destes fornecedores para continuar a busca da causa raiz dos problemas de qualidade encontrados.

processo de controle de qualidade

 

No gráfico acima, temos as notas por cada parâmetro avaliado na inspeção de qualidade no recebimento das entregas do fornecedor selecionado. Facilmente, identificamos os parâmetros que apresentaram maior ocorrência nas entregas do fornecedor neste período.

Foram problemas relacionados ao Brix (medida de doçura da fruta) que apresentaram maior ocorrência nas entregas, causados principalmente pela colheita precoce dos frutos, impossibilitando a maturidade necessária para atingir o Brix ideal para comercialização e consumo.

O objetivo deste controle é a prevenção e o monitoramento da qualidade dos alimentos e dos processos que permitem obter, no final, um produto com as características de qualidade esperadas.

A maneira adequada para a execução deste processo, deve basear-se em padrões estabelecidos e monitorados em documentos, como por exemplo, fichas técnicas, que indicam os padrões e as especificações que os alimentos e as matérias-primas devem apresentar. Isto significa, que as especificações relacionadas com a qualidade devem estar acordadas entre os fornecedores, distribuidores e clientes, e os seus pontos críticos de controle bem definidos.

processo de controle de qualidade

processo de controle de qualidade já  é uma realidade de muitas empresas produtoras e distribuidoras de alimentos, principalmente das empresas que comercializam seus produtos para as  Marcas Próprias dos supermercados, especialmente das grandes redes varejistas.

O controle de qualidade não deve ser uma escolha opcional ou exclusiva das grandes indústrias de alimentos e sim uma responsabilidade de todos os elos da cadeia produtiva, buscando a proteção dos consumidores contra possíveis riscos e assim garantindo o cumprimento da legislação de segurança do alimento, evitando os casos de recall de alimentos, no Brasil regulamentado pela ANVISA através da RDC 24/2015.

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