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Entenda como o layout de supermercado ajuda a prevenir perdas

Cuidar da apresentação das gôndolas, adequar a visibilidade dos produtos  e investir em uma boa iluminação são maneiras de fazer um bom layout de supermercado e estimular as vendas.

Neste conteúdo, falaremos da importância de montar o layout a partir dos níveis de percepção dos clientes, além de mostrar como isso ajuda a prevenir perdas. Continue a leitura e veja como montar um layout de supermercado de maneira organizada e atrativa.

 

Por que organizar o layout de supermercado?

A organização do layout de supermercado está diretamente relacionada à experiência dos clientes no estabelecimento. Visualmente, vale o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Isso quer dizer que se o consumidor encontrar as gôndolas bem organizadas e com os produtos distribuídos de forma estratégica, ele naturalmente se sentirá mais estimulado a comprar. Ou seja, um bom layout de supermercado favorece as vendas.

 

Layout e a prevenção de perdas

Outro fator que justifica a elaboração de um layout adequado é a prevenção de perdas. Quando os produtos com validade próxima estão dispostos mais à frente nas prateleiras, por exemplo, eles terão uma saída mais rápida. Isso evita desperdícios e prejuízo financeiro. O mesmo vale para frutas, legumes e verduras ( FLV) que apodrecem mais rapidamente.

Além disso, um layout bem pensado favorece a saída dos produtos porque facilita o acesso dos consumidores. Eles não apenas se sentem mais estimulados a comprar devido ao visual atrativo das gôndolas, como também poderão alcançar facilmente as mercadorias e, assim, ter uma experiência de compra mais satisfatória.

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Níveis de percepção e sua importância no layout

Compreender os níveis de percepção é algo essencial quando falamos em como montar layout de supermercado. Para essa tarefa, consideramos 5 níveis de visão e percepção dos produtos pelos consumidores. São eles:

  • Acima da cabeça;
  • Na altura dos olhos;
  • Linha da cintura;
  • Abaixo da cintura;
  • Próximo ao chão.

A ideia é organizar os produtos nas prateleiras conforme os níveis de percepção pelo olhar dos clientes. Os produtos dispostos na altura dos olhos, por exemplo, recebem mais atenção do que as mercadorias abaixo dessa linha. É por isso que as guloseimas são colocadas nas prateleiras que ficam na altura dos olhos de crianças, por exemplo.

No caso dos adultos, os produtos que costumam ficar na altura dos olhos são aqueles de maior margem de lucro ou mais caros, pois isso otimiza o ticket médio do supermercado.

Nesse mesmo raciocínio, o nível acima da cabeça é reservado para aqueles produtos de menor saída, pois esse nível de percepção está fora do campo de visão imediata do consumidor. Via de regra, fica mais fácil para o cliente baixar o olhar e ver os produtos que estão na linha da cintura do que aqueles acima da cabeça.

Já os produtos dispostos na linha do chão são aqueles mais pesados e que poderiam gerar transtornos (quebras e acidentes) se fossem colocados em alturas maiores.

 

Como montar layout de supermercado?

A seguir, listamos algumas dicas práticas para montar seu layout de supermercado de modo a proporcionar uma experiência confortável para o seu cliente e, assim, potencializar o faturamento.

 

Organize as gôndolas conforme o prazo de validade

Avalie constantemente seu estoque para saber quais produtos estão com a validade perto de expirar. Posicione-os na linha dos olhos dos clientes e, no caso da disposição em filas, coloque os produtos de prazo de validade mais próximo nas primeiras posições, pois assim sairão mais rapidamente.

 

Cuide bem da iluminação das gôndolas

A iluminação é outro ponto decisivo na hora de montar o layout de supermercado. Capriche nesse quesito e avalie as particularidades do seu negócio. Estabelecimentos com propostas “gourmet”, “select” etc. tendem a fazer uma iluminação mais intimista, que “aproxima” os consumidores devido ao clima acolhedor.

Por outro lado, luzes mais intensas posicionadas estrategicamente sobre certos setores, como FVL e carnes também ajudam a destacar certos produtos. Isso chama a atenção do cliente para aquela gôndola específica que você quer valorizar, estimulando a compra.

 

Entenda o poder da psicologia das cores

Sabemos o quanto as cores influenciam em vários setores da nossa vida, como na escolha das nossas roupas ou dos itens de decoração da nossa casa. No layout do supermercado não é diferente. A psicologia das cores também exerce uma forte influência no modo como os consumidores vão notar certos produtos.

Tons mais abertos, como amarelo, vermelho e laranja, são considerados mais chamativos e até apelativos. Por isso, são bastante explorados em cartazes promocionais, principalmente em estabelecimentos voltados para consumidores de menor poder aquisitivo.

Outra dica interessante nesse sentido é alinhar os materiais gráficos do supermercado às cores da identidade visual da instituição. Isso favorece a comunicação com o público, pois permite que o cliente “identifique” a empresa e a associe aos valores que ele já tem em mente sobre ela, como a credibilidade e o posicionamento da marca, por exemplo.

Com essas dicas, ficou fácil entender como montar layout de supermercado de um jeito organizado, caprichado e muito atrativo. O resultado, você já sabe: diminuição nas perdas e aumento das vendas.

Falando em perdas, veja nosso Guia de Prevenção de Perdas no Varejo e conheça as melhores estratégias para evitar esse prejuízo e otimizar o desempenho financeiro do seu supermercado.