Hortifrúti e supermercado: como reduzir desperdício e aumentar vendas

Muitas pesquisas mostram o quanto de frutas, legumes e verduras (FLV) são desperdiçados anualmente pelo mundo.

Aqui, no Brasil, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza anualmente uma pesquisa para analisar onde aconteceram as perdas por quebra ou ruptura em supermercados. Em 2021, saiu a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo de Supermercados e segundo a consulta, as perdas de perecíveis representaram um total de 81% sobre o faturamento bruto dos supermercados.

Esse número nos mostra a grande representatividade do setor no faturamento final dos supermercados. Mas calma, existem diversas formas para contornar essa situação e nós vamos te mostrar as principais delas. Continue lendo este texto para saber como reduzir o desperdício e aumentar as vendas nas suas lojas.

Neste texto você vai ver:

- Principais causas de perdas de frutas, legumes e verduras no pós colheita

- Como reduzir desperdício e aumentar vendas

- Como monitorar o desperdício de alimentos no seu supermercado

- Conclusão

Primeiro, precisamos conhecer as principais causas de perda de frutas, legumes e verduras, para poder te mostrar possíveis soluções.

Principais causas de perdas de frutas, legumes e verduras no pós colheita

Transporte, manuseio e embalagem inadequadas

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é no transporte e manuseio que metade da produção é perdida. Por isso, cuidados na escolha de produtores e fornecedores que respeitem a segurança e qualidade do alimento fazem a diferença no produto que será disponibilizado ao consumidor final.

Atitudes como fortalecer e desenvolver a relação com fornecedores, contribuem para um produto com maior qualidade.

Pontos de Atenção:

- Sempre que possível, dê preferência a produtores locais, que diminuam o trajeto para a 

entrega do produto.

- Atente-se ao material da caixa utilizada para o carregamento da produção, você pode conferir qual material é melhor para o seu produto aqui.

- Verifique se o transporte controla a temperatura e umidade relativa da carga.

- Observe se o transporte utilizado está em condições sanitárias adequadas e se possui cobertura para que os produtos não fiquem expostos às condições climáticas, como, sol e chuva.

Recebimento e inspeção do produto inadequada

Deixar os produtos muito tempo em estoque ou esperando para a inspeção de qualidade pode gerar perdas por apodrecimento. Procure sempre diminuir esse tempo de espera do produto no estoque para ir para as gôndolas e logo ser comercializado.

Ao iniciar o processo de recebimento, você precisa preencher um checklist com as informações de recebimento, como:

- Planejamento do recebimento.

- Aspectos do produto.

- Armazenamento.

Confira a nossa planilha para recebimento de mercadorias e armazenamento.

Lembre-se de fazer uma conferência cautelosa no recebimento, pois existem algumas etapas que devem ser observadas com cuidado na hora de receber e armazenar produtos dentro de uma indústria, para que não ocorram prejuízos.

Já temos no nosso blog um material que fala Passo a Passo para o Recebimento e Armazenamento de Vegetais In Natura, confira:

Passo a Passo para o Recebimento e Armazenamento de Vegetais In Natura-1

Armazenamento impróprio

Ao longo da cadeia de produção e distribuição de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), algumas variáveis podem influenciar diretamente na vida útil, como o armazenamento desses produtos. Por isso, armazenar corretamente é fundamental para que a durabilidade e a qualidade sejam mantidas ao longo da cadeia produtiva de alimentos.

Variáveis que podem influenciar perda e qualidade dos produtos no armazenamento:

- Uso de tecnologias para refrigeração;

- Manuseio do produto;

- Higiene;

- Embalagem;

- Separação.

Pontos de Atenção:

- Entender onde cada FLV deve ser armazenado, seguindo suas características.

Quer entender quais são as práticas exigidas para identificação do produto e quais parâmetros usar para analisar a qualidade dos alimentos? Confira o curso Inspecione Qualidade da Academia Paripassu:

Curso Inspecione Qualidade


Exposição e manuseio

A exposição dos FLV é importantíssima para a durabilidade dos mesmos, já que cada um tem suas próprias características, como ser climatérico e não climatérico.

Caso você não tenha ideia de onde colocar cada um dos FLV temos esse Infográfico que vai te ajudar:

Infográfico Modelo para Layout de Hortifrúti_ Como aumentar a durabilidade dos vegetais

Além do infográfico, a Academia PariPassu possui um curso 100% online, de como manter a durabilidade e Qualidade dos vegetais in natura no seu hortifruti, confira.

Bom, agora vamos para a parte prática para reduzir desperdícios e aumentar vendas. Preparado?

Como reduzir desperdício e aumentar vendas

Agora que você já sabe as principais causas de perdas de frutas, legumes e verduras no pós-colheita, vamos falar sobre evitar e diminuir o desperdício nas gôndolas e prateleiras do setor de hortifrúti das suas lojas. Vamos lá?


Estabeleça um padrão de qualidade para seus produtos

Estipule qual será o padrão de qualidade aceito para cada um de seus produtos e faça esse acordo com seu fornecedor. Um dos temas que você pode discutir com ele é a forma que o transporte será feito, a fim de prezar pelas características do produto.

Ter acordos com seus fornecedores irá diminuir as perdas na hora do recebimento de produtos e na hora da comercialização nas gôndolas, além de desenvolver a sua base de parcerias em busca de um alimento seguro e de qualidade.

Temos um material completo sobre esse tema, confira:

Manual de boas práticas para tornar a gestão de fornecedores mais eficiente


Conscientize o consumidor

Esse é um ponto importantíssimo já que muitos consumidores têm o hábito de apertar frutas e vegetais para saber se já estão maduros.

Ao fazer isso, o consumidor pode não saber que está ajudando no processo de maturação da fruta, e assim, caso não a leve para casa, a fruta irá se deteriorar mais depressa na gôndola, podendo não ser comercializada e ser mais uma perda.

Sendo assim, é de responsabilidade de cada varejo educar o consumidor, com iniciativas como cartazes e banner no hortifrúti conscientizando para não apertar as frutas e para manusear corretamente os vegetais.


Adicione novos produtos e novos setores

Sabe aquela fruta que foi batida? Você ainda pode utilizar a sua metade boa e comercializar cortada, pronta para consumo.

hortifruti e supermercado

Assim como aquele cacho de uva que não está mais completo, você pode utilizá-lo para fazer uma salada de fruta e aproveitar o valor agregado do processamento.

como reduzir o desperdício no hortifruti

Lembrete: alimentos minimamente processados possuem um valor agregado maior, seja por higienização, corte ou mistura.

Também é importante lembrar que o processamento terá que ser feito por uma equipe treinada para tal processo, em manipulação de alimentos e nas BPFs.

Outra ideia é implementar no seu setor de hortifrúti uma área para diminuir o desperdício e gerar mais vendas: a área de frutas e vegetais que estão fora do seu padrão visual de qualidade, mas que estão seguros para consumo. Como o produto não veio de acordo com seu combinado, você pode até negociar o preço para ser mais atrativo para o seu comércio. Assim, você tem a chance de diminuir o desperdício e ainda gerar lucro.

Como monitorar o desperdício de alimentos no seu supermercado

É claro que existem ferramentas que podem te ajudar no monitoramento de desperdício e uma dessas ferramentas é o CLICQ, o checklist automatizado para gestão de processos de qualidade. Utilizando o software você pode registar todas entradas, saídas e perdas do seu varejo.

E sabe o que é melhor? Ele gera gráficos para analisar e ter acesso de onde vem a maior parte dessas perdas, criando planos de ação para evitá-las.

Confira esse caso de sucesso da rede Savegnago junto com a PariPassu, na diminuição de Perdas no Setor Hortifrúti:

Diminuição de Perdas no Setor Hortifrúti | Case de Sucesso PariPassu + @Savegnago Supermercados

Gostou do CLICQ? Converse com um de nossos especialistas de perdas em varejos:


Conclusão

Você deve ter percebido que são diversos os motivos de perdas de frutas, legumes e verduras no pós-colheita, mas que também existem muitas maneiras de prevenir essas perdas, assim como se beneficiar de algumas situações, como a utilização de alimentos minimamente processados e criar uma sessão com produtos que não estão em perfeitas condições visuais.

Espero que tenha aproveitado o conteúdo. Siga nossas dicas e continue acompanhando nosso blog!

Até mais! 💙