Login Peça um Orçamento

Frutas, legumes e verduras: 5 dicas para reduzir o desperdício no hortifrúti

Muitas pesquisas mostram o quanto de frutas, legumes e verduras (FLV) são desperdiçados anualmente pelo mundo. Nesse cenário, é importante que haja uma atuação contínua e efetiva para ajudar a reduzir este número. 

No Brasil, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza anualmente uma pesquisa para analisar a eficiência operacional de varejos. A última edição da pesquisa nos mostra que a principal causa de ineficiência dos varejos é a quebra operacional (56%). Sendo que no setor perecível a maior causa é o produtor estar impróprio para o consumo (71%).

Esse número nos mostra a grande oportunidade para o setor, existindo diversas formas para contornar essa situação. Neste conteúdo você poderá conferir dicas de como reduzir o desperdício e aumentar as vendas nas suas lojas. Confira!

 

Principais causas de perdas de frutas, legumes e verduras 

As perdas de FLVs podem ocorrer em vários estágios da cadeia de suprimentos, desde a produção no campo até o consumo final. Nesse sentido, é imprescindível aplicar medidas para reduzir o desperdício em todas as etapas. Veja a seguir as principais causas dessas perdas e pontos de atenção para evitá-las:

 

Transporte, manuseio e embalagem inadequadas

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é no transporte e manuseio que metade da produção é perdida. Atrasos no transporte, longos tempos de trânsito e falta de infraestrutura adequada podem levar a perdas significativas.

Por isso, cuidados na escolha de produtores e fornecedores que respeitem a segurança e qualidade do alimento fazem a diferença no produto que será disponibilizado ao consumidor final.

Por outro lado,  embalagens inadequadas ou danificadas podem não proteger os FLVs contra danos físicos ou contaminação. Assim, atitudes como fortalecer e desenvolver a relação com fornecedores, contribuem para um produto com maior qualidade.

Pontos de atenção:

  • Sempre que possível, dê preferência a produtores locais, que diminuam o trajeto para a  entrega do produto;
  • Atente-se ao material da caixa utilizada para o carregamento da produção;
  • Verifique se o transporte controla a temperatura e umidade relativa da carga;
  • Observe se o transporte utilizado está em condições sanitárias adequadas e se possui cobertura para que os produtos não fiquem expostos às condições climáticas, como, sol e chuva.

 

Recebimento e inspeção do produto inadequada

Deixar os produtos muito tempo em estoque ou esperando para a inspeção de qualidade pode gerar perdas por apodrecimento. Procure sempre diminuir esse tempo de espera do produto no estoque para ir para as gôndolas e logo ser comercializado.

Ao iniciar o processo de recebimento, você precisa preencher um checklist com as informações de recebimento, como:

  • Planejamento do recebimento;
  • Aspectos do produto;
  • Armazenamento.

Lembre-se de fazer uma conferência cautelosa no recebimento, pois existem algumas etapas que devem ser observadas com cuidado na hora de receber e armazenar produtos dentro de uma indústria, para que não ocorram prejuízos.

 

Armazenamento impróprio

 

Ao longo da cadeia de produção e distribuição de Frutas, Legumes e Verduras, algumas variáveis podem influenciar na vida útil, como o armazenamento desses produtos. Por isso, armazenar corretamente é fundamental para garantir a durabilidade e a qualidade.

Existem algumas variáveis que podem influenciar perda e qualidade dos produtos no armazenamento, como:

 

  • Uso de tecnologias para refrigeração;
  • Manuseio do produto;
  • Higiene;
  • Embalagem;
  • Separação.

Um ponto de atenção relacionado à essa etapa é entender onde cada FLV deve ser armazenado, seguindo suas características.


Exposição e manuseio

A exposição dos FLV é importantíssima para a sua durabilidade, já que cada um tem suas próprias características, como ser climatérico ou não climatérico. Nesse caso, é importante que haja conhecimento sobre como garantir a qualidade in natura desses alimentos.

Em supermercados e lojas, é importante evitar a colocação de frutas não-climatéricas muito próximas a frutas climatéricas que estão amadurecendo rapidamente. Isso porque o etileno liberado pode acelerar a deterioração de frutas não-climatéricas sensíveis ao etileno.

>> Confira o nosso kit de checklist para supermercados para ajudar no processo! 

 

5 dicas para  prevenção de perdas no setor de hortifrúti

Agora que você já sabe as principais causas de perdas de frutas, legumes e verduras no pós-colheita, é hora de entender como evitar e diminuir o desperdício nas gôndolas e prateleiras do setor de hortifrúti das suas lojas com dicas práticas.


1. Estabeleça um padrão de qualidade para seus produtos

Estipule qual será o padrão de qualidade aceito para cada um de seus produtos e faça esse acordo com seu fornecedor. Um dos temas que você pode discutir com ele é a forma que o transporte será feito, a fim de prezar pelas características do produto.

Ter acordos com seus fornecedores irá diminuir as perdas na hora do recebimento de produtos e na hora da comercialização nas gôndolas, além de desenvolver a sua base de parcerias em busca de um alimento seguro e de qualidade.


2. Conscientize o consumidor

Esse é um ponto importantíssimo, já que muitos consumidores têm o hábito de apertar frutas e vegetais para saber se já estão maduros.

Ao fazer isso, o consumidor pode não saber que está ajudando no processo de maturação da fruta, e assim, caso não a leve para casa, a fruta irá se deteriorar mais depressa na gôndola, podendo não ser comercializada e ser mais uma perda.

Sendo assim, é de responsabilidade de cada varejo educar o consumidor, com iniciativas como cartazes e banner no hortifrúti conscientizando para não apertar as frutas e para manusear corretamente os vegetais.

 

3. Adicione novos produtos e novos setores

Sabe aquela fruta que foi batida? Você ainda pode utilizar a sua metade boa e comercializar cortada, pronta para consumo. Assim como aquele cacho de uva que não está mais completo, você pode utilizá-lo para fazer uma salada de fruta e aproveitar o valor agregado do processamento.

Lembre-se: alimentos minimamente processados possuem um valor agregado maior, seja por higienização, corte ou mistura. Também é importante lembrar que o processamento terá que ser feito por uma equipe treinada para tal processo, em manipulação de alimentos e nas BPFs.

Outra ideia é implementar no seu setor de hortifrúti uma área para diminuir o desperdício e gerar mais vendas: a área de frutas e vegetais que estão fora do seu padrão visual de qualidade, mas que estão seguros para consumo

Como o produto não veio de acordo com seu combinado, você pode até negociar o preço para ser mais atrativo para o seu comércio. Assim, você tem a chance de diminuir o desperdício e ainda gerar lucro.

 

4. Tenha flexibilidade de preços e aplique promoções

Uma boa forma de aumentar o fluxo de vendas de produtos FLV é usar descontos e promoções. Em caso de excesso de estoque ou aproximação do fim da vida útil de um produto, considere reduzir o preço para promover uma venda rápida.

No entanto, não fique apenas nessa medida e pense em estratégias diferentes. Um exemplo é determinar um dia da semana em que os produtos saem mais baratos, mesmo sem estarem no fim da vida útil, e proporcione um benefício para o cliente comprar com mais frequência.

Outra possibilidade está nas doações. Seu supermercado pode estabelecer parcerias com bancos de alimentos locais ou outras organizações para doar produtos que não podem ser vendidos, mas ainda são comestíveis, evitando que muitos alimentos sejam descartados.

 

5. Faça monitoramentos regulares

Não dá para garantir a qualidade de frutas, legumes e verduras se não houver um monitoramento constante. Por isso, verifique regularmente a qualidade dos produtos e remova aqueles que estão começando a deteriorar para evitar a contaminação de outros produtos próximos.

Além disso, é importante garantir a refrigeração e armazenagem adequados, fatores que também precisam ser monitorados. A refrigeração retarda o processo de decomposição e mantém os produtos frescos por mais tempo.

 

Como monitorar o desperdício de alimentos no seu supermercado

Você deve ter percebido que são diversos os motivos de perdas de frutas, legumes e verduras no pós-colheita, mas que também existem muitas maneiras de prevenir essas perdas, assim como se beneficiar de algumas situações, como a utilização de alimentos minimamente processados e criar uma sessão com produtos que não estão em perfeitas condições visuais.

Existem ferramentas que podem te ajudar no monitoramento de desperdício e uma dessas ferramentas é o CLICQ, o checklist automatizado para gestão de processos de qualidade. 

Utilizando o software desenvolvido pela PariPassu, você pode registar todas entradas, saídas e perdas do seu varejo. E sabe o que é melhor? Ele gera gráficos para analisar e ter acesso de onde vem a maior parte dessas perdas, criando planos de ação para evitá-las.

>> Confira um caso de sucesso da rede Savegnago junto com a PariPassu, na diminuição de Perdas no Setor Hortifrúti: Diminuição de Perdas no Setor Hortifrúti