Repositor de supermercado e o sucesso da operação

Para os profissionais que atuam na cadeia produtiva de alimentos, não é nenhuma novidade que os supermercados têm grande importância dentro desse contexto, certo? E isso não é à toa, afinal, de acordo com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), esse segmento cresceu 9,36% em 2020, se comparado com 2019. Isso corresponde a mais de R$554 bilhões, o que representa uma parcela de 7,5% do PIB brasileiro.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e entenda a relação do repositor de supermercado com o sucesso da operação:

 

São números surpreendentes, principalmente se olharmos para o contexto mundial e do país atualmente.

Mas o que isso tem a ver com o repositor de supermercados? 

Absolutamente tudo, já que este é um dos profissionais essenciais para o bom funcionamento dos processos dentro de um supermercado.

E como um bom dado nunca é demais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse profissional tem grande importância na cadeia logística, sendo essencial para o sucesso da operação em 100% das vezes!

Nesta publicação, vamos abordar um pouco mais sobre o que faz um repositor de supermercados, qual a sua importância e o perfil ideal de profissional.

O que faz um repositor de supermercado

Como citamos anteriormente, o repositor é uma peça fundamental para o bom funcionamento do supermercado. É esse profissional que cuida para que as gôndolas, ilhas e prateleiras estejam sempre organizadas, completas e bem higienizadas.

Mas não para por aí, o repositor de gôndolas também tem outros papéis dependendo do estabelecimento onde desempenha a sua função.

Por exemplo, é preciso estar de olho no controle da qualidade, tanto na questão de segurança dos alimentos, quanto na parte de processos e layout da loja. Isso tudo é feito por meio de planilhas ou softwares especializados para padronizar os processos e obter mais eficiência na operação.

Controle de qualidade

Ter um controle de qualidade no supermercado vai muito além de um bom serviço oferecido aos clientes, um bom controle de qualidade pode trazer uma boa reputação para a sua loja, e reconhecimento da mesma.

Existem algumas normas, que apesar do nome, não são obrigatórias, para certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade para o seu supermercado, como a ISO 9001. Temos um KIT sobre essa norma, confira:

 KIT ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade

 

Há também legislações que constam sobre padrão mínimo de higiene e armazenamento, como a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 275 de 21/10/2002, que trata as Boas Práticas de Fabricação.

Dessa forma, os produtos, como alimento in natura, ficam livres de contaminações por fungos, bactérias e outros problemas provenientes da falta de processos no supermercado.

Em alguns estabelecimentos, quem fica responsável por conferir essa operação e manusear a ferramenta de controle de qualidade é o repositor de supermercado. Por isso, o ideal é que o seu varejo tenha:

  1. Processos padronizados;
  2. Treinamento adequado para os repositores;
  3. Atenção a temperatura, prazo de validade e higiene no manuseio dos produtos;
  4. Avaliação periódica dos procedimentos.

Dito isso, conseguimos entender que é um papel fundamental que não se limita às vendas do supermercado, mas também consiste em verificar se todos os produtos estão de acordo com o padrão de qualidade estabelecido.

Mas afinal, qual a importância desse profissional?

Qual a importância do repositor para o sucesso da operação?

Podemos perceber que o repositor de supermercado é um profissional extremamente importante. Afinal, é responsabilidade dele a organização, precificação e reposição dos produtos.

Mas além disso, é preciso um olhar clínico e estratégico para que as gôndolas e prateleiras estejam sempre abastecidas e expostas de acordo com a condição de cada produto.

É, também, função deste profissional todo o cuidado com os prazos de validade, garantindo a rotatividade ideal das mercadorias. Um conceito muito comum aplicado no cotidiano dos repositores é o PEPS (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai) ou FIFO (first in, first out) em inglês. Nada mais é que a concepção de que o primeiro produto que chega ao armazenamento, deve ser aquele a sair primeiro também. O objetivo dessa técnica é não perder o produto diante da data de validade, evitando assim, perdas desnecessárias.

Um grande aliado nessa operação são os checklists automatizados para gestão do processo de qualidade. Algumas empresas conseguem reduzir o tempo investido nestas inspeções em até 50% abandonando as planilhas de papel e automatizando os processos.

Com base nisso, podemos concluir que o repositor é o responsável pelo último processo logístico do supermercado.

As 10 principais dúvidas sobre Inspeção de qualidade no recebimento de hortifrúti

O perfil ideal de um repositor de gôndolas

Agora que você já sabe o que faz este profissional e a sua importância, é preciso entender o perfil ideal para contratação, correto? Afinal, não se pode deixar um processo tão importante na mão de qualquer pessoa!

O repositor de gôndolas deve ter algumas características para desempenhar a sua função com excelência. Entre elas, estão a capacidade de organização, trabalho em equipe, atenção, foco e concentração e, principalmente, higiene. Afinal, esta pessoa estará lidando muitas vezes com produtos alimentícios.

Uma dica para não sobrecarregar estes profissionais é deixá-los responsáveis por dois ou três setores. Com o tempo garantem agilidade nos processos dos produtos que estão sob a sua responsabilidade.

Os repositores que se destacam na sua função são aqueles que estão sempre atentos às datas de validade, reporta as informações importantes com rapidez para todos os envolvidos no processo e, também, identifica os limites da sua área e aponta as oportunidades de melhoria, gerando um desenvolvimento contínuo da operação.

Você pode optar por dois caminhos, o primeiro é encontrar um profissional com todas essas características, ou ir capacitando e treinando algum funcionário para desempenhar essas demandas com excelência.

 

Treinamento de funcionários-1


Características como liderança, multiplicação de conhecimento e visão estratégica dão um novo patamar às demandas realizadas.

Com base nisso, podemos perceber que o repositor de supermercado é um profissional indispensável e muito importante para o crescimento sustentável de um supermercado. Com a pessoa e as ferramentas ideais, o seu varejo pode alcançar novos patamares, olhando para estes processos de forma estratégica.

Leia mais:
4 formas de evitar produtos vencidos no estoque