Login Peça um Orçamento

Repositor de supermercado: conheça o perfil ideal

Para os profissionais que atuam na cadeia produtiva de alimentos, não é nenhuma novidade que os supermercados têm grande importância dentro desse contexto, certo? E isso não é à toa, afinal, de acordo com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), esse segmento cresceu 7,3% em 2022. 

Com um faturamento de R$ 695,7 bilhões, o varejo de alimentos representa uma parcela de 7,03% do PIB brasileiro. São números surpreendentes, principalmente se olharmos para o contexto mundial e do país atualmente. Mas o que isso tem a ver com o repositor de supermercado? 

Absolutamente tudo, já que este é um dos profissionais essenciais para o bom funcionamento dos processos no supermercado. E como um bom dado nunca é demais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse profissional tem grande importância na cadeia logística, essencial para o sucesso da operação em 100% das vezes!

Nesta publicação, vamos abordar um pouco mais sobre o que faz um repositor de supermercado, qual a sua importância e o perfil ideal de profissional. Continue a leitura para saber mais!

 

Qual o perfil ideal de um repositor de supermercado?

O repositor de gôndolas deve ter algumas características para desempenhar a sua função com excelência. Entre elas, estão a capacidade de organização, trabalho em equipe, atenção, foco e concentração e, principalmente, higiene. 

Afinal, essa pessoa estará lidando, muitas vezes, com produtos alimentícios. Uma dica para não sobrecarregar esses profissionais é deixá-los responsáveis por dois ou três setores. Com o tempo garantem agilidade nos processos dos produtos que estão sob a sua responsabilidade.

As habilidades do repositor de supermercado envolvem uma combinação de habilidades técnicas, interpessoais e características pessoais. Alguns exemplos para ficar de olho na sua escolha, busque por uma pessoa:

  • Pontual e confiável;
  • Atenta aos detalhes;
  • Paciente e comunicativa;
  • Proativa e adaptável;
  • Dedicada e comprometida.

Os repositores que se destacam na sua função são aqueles que estão sempre atentos às sua atividades e seus processos.

Reportam as informações importantes com rapidez para todos os envolvidos no processo e, também, identificam os limites da área e apontam as oportunidades de melhoria, gerando um desenvolvimento contínuo da operação.

Você pode optar por dois caminhos: o primeiro é encontrar um profissional com todas essas características, ou ir capacitando e treinando algum funcionário para desempenhar essas demandas com excelência.

Características como liderança, compartilhamento de conhecimento e visão estratégica aprimoram as demandas realizadas. Com base nisso, podemos perceber que o repositor de supermercado é um profissional indispensável e muito importante para o crescimento sustentável de um supermercado. 

>> Confira o checklist: Treinamento de funcionários

 

As principais funções do repositor de supermercado

Como citamos anteriormente, o repositor é uma peça fundamental para o bom funcionamento do supermercado. É esse profissional que cuida para que as gôndolas, ilhas e prateleiras estejam sempre organizadas, completas e bem higienizadas.

Entre as principais funções podemos citar:

  • Reposição de produtos;
  • Verificação de validade;
  • Verificação da precificação dos produtos nas prateleiras;
  • Organização e limpeza das prateleiras;
  • Controle de estoque;
  • Verificação de produtos danificados.

Mas não para por aí. O repositor de gôndolas também tem outros papéis dependendo do estabelecimento onde desempenha a sua função. Por exemplo, é preciso estar de olho no controle da qualidade, tanto na questão de segurança dos alimentos, quanto na parte de processos e layout da loja.

Isso tudo é feito por meio de planilhas ou softwares especializados para padronizar os processos e obter mais eficiência na operação. Com a pessoa e as ferramentas ideais, o seu varejo pode alcançar novos patamares, olhando para esses processos de forma estratégica.

 

Controle de qualidade

Ter um controle de qualidade no supermercado vai muito além de um bom serviço oferecido aos clientes, um bom controle de qualidade pode trazer uma boa reputação para a sua loja, e reconhecimento da mesma.

Existem algumas normas, que não são obrigatórias, para certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade para o seu supermercado, como a ISO 9001. Existem também legislações que constam sobre padrão mínimo de higiene e armazenamento, como a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 216 de 15/09/2004),  que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

>> Guia de Capacitação de Manipulação de Alimentos

Em alguns estabelecimentos, quem fica responsável por conferir essa operação e manusear a ferramenta de controle de qualidade é o repositor de supermercado. Por isso, o ideal é que o seu varejo tenha:

  • Processos padronizados;
  • Treinamento adequado para os repositores;
  • Avaliação periódica dos procedimentos.

Dito isso, podemos perceber que a reposição é uma atividade fundamental que não se limita às vendas do supermercado, mas também consiste em verificar se todos os produtos estão de acordo com o padrão de qualidade estabelecido.

 

Qual a importância do repositor para o sucesso da operação?

O repositor de supermercado é um profissional extremamente importante. Afinal, é responsabilidade dele a organização, precificação e reposição dos produtos.

O repositor de supermercado desempenha um papel fundamental no funcionamento e sucesso de uma operação de varejo. Sua atuação tem um impacto direto na experiência do cliente, na saúde financeira da empresa e na manutenção da qualidade dos produtos.

É importante considerar o papel primordial dos repositores na prevenção de perdas. Ao verificar constantemente as datas de validade e a condição dos produtos, eles ajudam a minimizar perdas relacionadas a produtos vencidos ou danificados.

Um grande aliado nessa operação são os checklists automatizados para gestão do processo da qualidade. Algumas empresas conseguem reduzir o tempo investido em inspeções em até 70% abandonando as planilhas de papel e automatizando os processos.

Com base nisso, podemos concluir que o repositor é o responsável pelo último processo logístico do supermercado. Para aprimorar as habilidades dos repositores, confira o Treinamento de prevenção de perdas: guia prático para capacitar seus colaboradores.