Login Peça um Orçamento

Processo de inspeção de qualidade: como melhorá-lo com tecnologia

A indústria de alimentos encontra na tecnologia um grande potencial para aperfeiçoar práticas e melhorar seus resultados. Automatizar o processo de inspeção de qualidade é um excelente exemplo de como alguns recursos podem elevar a eficácia das operações!

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

 

Estamos falando de um setor expressivo, que tem grande responsabilidade com a saúde dos consumidores e participação significativa na economia. 

Segundo o balanço da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Brasil exporta alimentos para 190 países, movimentando 45,2 bilhões de dólares. O faturamento do setor, analisado em conjunto com o Banco Central, corresponde a 10,6% do PIB nacional.  

O controle de qualidade dos alimentos é, portanto, indispensável para garantir números ainda maiores. Aliás, você pode ler mais sobre o assunto aqui mesmo no blog:

E, mais do que implantar um controle, é preciso aprimorar as práticas e buscar recursos para desenvolver e inovar nas operações! Por isso, confira neste artigo os impactos positivos da digitalização em processos de inspeção de qualidade!

Processo de inspeção de qualidade: quais são os principais desafios

Para qualificar um produto desde a produção até o consumidor final, a inspeção na indústria de alimentos considera as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) —em inglês, Hazard Analysis & Critical Control Points (HACCP) como processos básicos de segurança dos alimentos.

Frente às atividades de verificação acerca da capacidade para produção segura em uma indústria alimentícia, os desafios são muitos. Para manter um padrão, contar com indicadores confiáveis e obter certificações, é preciso vencer:

  • processos desorganizados e muito manuais;
  • perda de informação e retrabalho;
  • gasto de tempo com preenchimentos de papéis e planilhas;
  • falta de visibilidade e controle;
  • demora ou visão falha para detectar não conformidades;
  • mudanças constantes nas exigências do mercado;
  • resistência da equipe e de parceiros a mudanças. 

Esses obstáculos geram situações facilmente solucionáveis pelo uso de tecnologia, como veremos em detalhes no tópico a seguir. 

4 problemas de inspeção de qualidade que a digitalização resolve

Aprimorar as atividades relacionadas aos procedimentos que garantem qualidade aos alimentos pode resultar em:

  • redução do descarte;
  • clientes mais satisfeitos;
  • fortalecimento da empresa como referência;
  • otimização do tempo da equipe com menos retrabalho;
  • melhor adequação a parâmetros exigidos por certificações. 

Para alcançar esses ganhos, confira na sequência quais são alguns dos problemas comuns em um processo de inspeção de qualidade que uma solução digital pode resolver!

1 - Falta de visibilidade sobre todas as etapas da operação

Independente do porte da empresa, são vários os detalhes a serem observados e verificados durante o trajeto de um alimento, do produtor até a venda ao consumidor final. Sem contar com o fato de que é normal que mais de um colaborador se envolva nos procedimentos:

Geralmente, depois que gestores se dedicam a um profundo mapeamento de toda a operação, é que se dão conta da complexidade e das oportunidades de melhoria

Um sistema torna tudo mais fácil! O volume de tarefas deixa de ser um problema com o armazenamento das informações em nuvem. 

A indústria pode, então, ter agilidade e regularidade nos procedimentos

2 - Variedade de informações e falta de padrão

Quando um processo de inspeção de qualidade é manual, mesmo que uma padronização seja acordada, é difícil mantê-la. Além do fato de as checagens possivelmente serem feitas por diferentes pessoas, diversas informações precisam ser acompanhadas, o que dificulta essa padronização.

Supervisionar equipamentos, temperatura e condições de armazenamento e EPIs são alguns dos exemplos de quão variados são os dados a serem obtidos.

As coletas automatizadas — com campos de cadastro previamente configurados e questionários pré-estabelecidos — garantem o padrão necessário das informações. Com uma organização adequada, é possível ter melhor visibilidade em consultas e auditorias.  

3 - Ausência ou insuficiência de indicadores

Com as folhas de verificação de qualidade em papéis e pranchetas, você pode até conseguir coletar dados importantes, mas o tempo gasto até localizar a informação que você precisa é um desperdício e tanto. Perder dados no meio desse caminho, então, é um grande risco. 

Agora, o contrário disso: imagine ter acesso a um painel para acompanhamento real de dados, transformados em indicadores de desempenho para viabilizar ações baseadas em análises detalhadas sobre a operação! 

Digitalizar o processo de inspeção de qualidade significa isso e muito mais, com a possibilidade de tomar decisões rápidas e estratégicas sempre com mais precisão

4 - Dificuldade para identificar não conformidades 

Quando um Procedimento Operacional Padrão (POP) deixa de ser atendido ou passa por alguma variação, temos uma não conformidade. O fato de não atender determinados pré-requisitos pode gerar um impacto negativo para o produto, para a credibilidade da empresa e, na pior das hipóteses, para a saúde do consumidor

É preciso agir rápido. Por isso, detectar um problema o quanto antes e solucionar a causa raiz é imprescindível. Sistemas de gestão de qualidade facilitam isso por dois motivos.

Primeiro: os registros de controle de todos os parâmetros internos (como regras da empresa ou de clientes) e externos (como legislações e normas) ficam devidamente armazenados na ferramenta. 

Segundo: em uma solução especializada, como é o caso do CLICQ, as configurações permitem alertas e a criação automática de um plano de ação assim que o sistema identificar um dado em desacordo com os padrões. 

Isso agiliza ações corretivas e reduz as reincidências de não conformidades.  

A seguir, conheça mais benefícios que o CLICQ pode trazer para sua operação!

CLICQ: automatize o processo de inspeção de qualidade

Para ajudar nas demandas dos procedimentos da indústria de alimentos, o CLICQ é uma tecnologia de referência no mercado que pode proporcionar muitos ganhos, como:

  • redução de 70% do tempo das inspeções
  • checklists customizáveis
  • relatórios de não conformidades e reincidências
  • controle em tempo real de toda operação
  • inclusão de fotos e documentos nos relatórios
  • leitura de QR Code e código de barras

Em apenas um minuto, você vai compreender por que precisa digitalizar os processos da sua indústria:

 


Para finalizar, temos duas sugestões para você! Uma delas é aproveitar o combo com os cursos de
Inspeção de Qualidade e de Fichas Técnicas, 100% online, com um conteúdo completíssimo sobre os temas mais acessados pelo nosso público! 

A outra sugestão é um convite para uma leitura que vai mostrar, na prática, todas as vantagens do CLICQ em uma indústria de alimentos. Você vai conferir como a Natural One aumentou em 126% a qualidade das matérias-primas dos produtos da empresa: