Login Peça um Orçamento

Como garantir o controle de qualidade de alimentos?

Falar de controle de qualidade de alimentos é um assunto complexo, pois envolve diferentes conceitos e principalmente, interpretações diferentes, de estabelecimento para estabelecimento, de pessoa para pessoa.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Ter o controle de qualidade do seu negócio bem estabelecido é essencial para que sua empresa mantenha o padrão de qualidade de seus produtos e satisfaça as necessidades de seus clientes.

Fique tranquilo! Neste texto, vamos esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto para você.


O que é o controle de qualidade de alimentos?

É a parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade, segundo a ISO 9000, norma conceituada no mercado que descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para esses sistemas.

Requisito da qualidade é a expectativa esperada de certo aspecto do respectivo produto. Esses requisitos precisam ser aplicáveis e mensuráveis.

Vamos supor que, no seu hortifrúti, seus clientes demandem maçãs mais volumosas, ou seja, com calibre grande, tendo em média 10 cm.

Logo, um dos requisitos da qualidade analisados para essa fruta será o calibre. E esse calibre tem que estar em média com 10 cm para que essa maçã esteja dentro do seu padrão de qualidade. Percebeu como esse requisito é aplicável e mensurável?

Agora, vamos entender a aplicação do controle de qualidade de alimentos.

Onde se aplica o controle de qualidade de alimentos?

O controle de qualidade de alimentos é aplicado em diversas etapas do processo de produção e distribuição de alimentos, desde o cultivo ou criação até o consumo final. Alguns exemplos de onde se aplica o controle de qualidade dos alimentos incluem:

  • matérias-primas;
  • processamento;
  • armazenamento;
  • distribuição;
  • venda e consumo.

Quais são as fases do controle de qualidade?

Existem diferentes abordagens para o controle de qualidade de alimentos, mas geralmente o processo é dividido em três fases principais:

Controle de qualidade da matéria-prima

Nesta fase, são realizadas inspeções e testes nas matérias-primas utilizadas na produção dos alimentos, para verificar se atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos. Isso inclui testes de contaminação, de composição química, de origem e de conformidade com as normas regulatórias.

Controle de qualidade do processo

Nesta etapa é preciso verificar outros aspectos que incluem medidas de controle de temperatura, tempo de processamento, umidade e outros fatores que possam afetar a qualidade e a segurança dos alimentos.

Controle de qualidade do produto final

Por fim, no que diz respeito ao produto final são realizados testes de microbiologia, físicos-químicos, sensoriais, e também de conformidade com as normas regulatórias.

Além dessas fases principais, também é importante estabelecer medidas de monitoramento e controle em todas as etapas do processo. Isso ajuda a garantir que os alimentos sejam seguros e de alta qualidade.

Com um plano de Análise de Perigos e Pontos de Controle (APPCC) você terá a visibilidade de quais são os pontos de controle da sua produção.

>> Por que e como implementar o APPCC na gestão da indústria de alimentos?


Normas e legislações da qualidade

Existem várias normas e legislações de qualidade que podem ser aplicadas a diferentes setores, incluindo o setor alimentício. Alguns exemplos incluem:

ISO 9001: é uma norma internacional que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Ela pode ser aplicada a empresas de qualquer setor e é usada para certificar a consistência e a melhoria contínua dos processos de produção.

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC): é um sistema de gestão da segurança dos alimentos que se concentra na identificação e controle de perigos ao longo da cadeia de produção. Ele é amplamente utilizado no setor alimentício para aprimorar a segurança dos alimentos e exigida por legislações.

Boas Práticas de Fabricação (BPF): são diretrizes para a produção de alimentos que estabelecem padrões para a higiene e segurança dos processos de produção. As BPF são exigidas por regulamentações governamentais. 

Esses são apenas alguns exemplos de normas e legislações de qualidade que podem ser aplicadas ao setor alimentício. Ter um controle de qualidade confere mais credibilidade a sua empresa, além de impactar diretamente na eficiência e produtividade dos processos.

>> O que acha de entender ainda mais sobre qualidade? Separamos um ebook e um curso da Academia PariPassu para você:

[Ebook] Gestão da qualidade na prática

[Curso] Inspecione Qualidade

Quais os benefícios do controle de qualidade?

O controle de qualidade de alimentos traz diversos benefícios para as empresas e para os consumidores, tais como:

  • Redução de custos de produção;
  • Melhoria da eficiência e produtividade;
  • Produtos com qualidade superior;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Proteção da reputação da empresa;
  • Cumprimento de normas e regulamentações;
  • Identificação precoce de problemas e oportunidades de melhoria;
  • Melhoria da gestão de riscos;
  • Redução de retrabalhos e falhas;
  • Maior segurança dos funcionários e consumidores.

Como fazer o controle de qualidade

Confira, a seguir, um passo a passo para fazer o controle de qualidade na sua empresa:

1º - Defina o que é qualidade para o seu negócio

Isso mesmo, para poder controlar algo primeiro é preciso saber o quê controlar, ou seja, identificar o que será analisado. E para isso você tem que ter clareza do que é qualidade para o seu negócio. Consequentemente, você precisa saber qual é o padrão de qualidade exigido pelos seus clientes.

Para vender, precisamos agradar o nosso cliente. Por isso, você deve saber com o que o seu cliente se importa. O que ele acha valioso ao ponto de querer levar para casa junto a ele. É preciso saber quais são os atributos de qualidade de um alimento que seus clientes valorizam.

Com isso estabelecido, você tem pronto o seu Padrão de Qualidade!

Vamos para o próximo passo.

2º - Entenda quais vão ser os requisitos avaliados para cada produto

Saiba, para cada um de seus produtos, quais requisitos terão que ser avaliados para estarem dentro do Padrão de Qualidade do seu estabelecimento.

Por exemplo, qual é o tamanho da manga que será vendido no seu hortifrúti, ou qual o grau de maturação que o abacaxi precisa para estar à venda. Todos esses dados precisam estar claros e bem definidos.

3º - Faça checklists e POPs para cada um dos produtos

A realização de checklists e de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) é essencial para um bom Controle de Qualidade, pois é com esses documentos que conseguiremos avaliar se está tudo dentro dos padrões e requisitos já estabelecidos. Os checklists serão utilizados na etapa de Inspeção da Qualidade.

Para você entender melhor o que é analisado em um POP e em um Checklist de Qualidade, confira esses conteúdos:

>> Checklist para conferência de recebimento de mercadorias e armazenamento

>> POP para Inspeção de Qualidade


4º - Acompanhe resultados

Com os dados que você coletou no seu checklist, você terá clareza de quais são seus pontos de melhoria.

Por exemplo: se você comprar os produtos de seu hortifrúti de cinco fornecedores diferentes, você poderá analisar qual deles entrega uma mercadoria conforme seus critérios. Assim, você pode estabelecer planos de ação, como, mudar de fornecedor, ou estabelecer acordos de qualidade com eles.

É analisando as respostas do checklist que você conseguirá ter uma visão geral sobre seu negócio e o atendimento dos requisitos.

5º - Ajustes e feedbacks

Chegamos ao último passo: ajustes e feedbacks. Esse passo é fundamental para a implementação da melhoria contínua, um dos sete princípios da qualidade

São com esses ajustes que você consegue ver quais são os pontos que serão necessárias adaptações para a constante melhoria do seu processo de Controle de Qualidade.

5 ferramentas de controle de qualidade dos alimentos 

Para garantir que o seu estabelecimento siga os padrões de qualidade estabelecidos, é preciso investir em ferramentas e soluções que possam facilitar o processo. Já comentamos sobre algumas acima, mas aqui vão exemplos de ferramentas de controle de qualidade de alimentos:

  • Ficha técnica: ela é uma espécie de documento padrão que contém as informações necessárias para a produção de um produto específico. A ficha técnica ajuda a garantir que os produtos estejam de acordo com as especificações e padrões de qualidade.
  • Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC): é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que identifica e controla os riscos e perigos de contaminação nos alimentos.
  • Procedimento Operacional Padronizado (POP): os POPs são úteis em várias áreas de produção de alimentos, como a preparação de alimentos, limpeza e desinfecção, controle de pragas, recebimento e armazenamento de matérias-primas, e muitas outras atividades.
  • Checklists: os checklists são listas de verificação de itens que devem ser inspecionados e testados durante o processo de produção. Eles ajudam a garantir que todos os itens sejam verificados e que nenhum seja esquecido.
  • Fluxogramas: os fluxogramas são diagramas que mostram o fluxo do processo produtivo, incluindo todas as etapas e atividades envolvidas. Eles são usados para identificar pontos de controle, verificar se todas as etapas do processo foram realizadas corretamente e avaliar a eficiência do processo como um todo.

Automatize seu Controle de Qualidade e ganhe eficiência

Nós, da PariPassu, queremos organizar as informações da cadeia global de alimentos para torná-las acessíveis e úteis. Com isso, nasceu o CLICQ - checklist automatizado para gestão de processos de qualidade

Com ele, você tem acesso a todos os checklists criados para o Controle de Qualidade de seus produtos, assim como os planos de ação para cada uma das não conformidades encontradas. Automatizar todo esse processo diminuirá o tempo de análises e aumentará a eficiência do seu time. Confira mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo:

 

Como o CLICQ vai melhorar seus processos

Com a utilização do CLICQ você automatiza o seu processo de controle de qualidade de alimentos, trazendo vários benefícios para o seu negócio, como:

  • Acesso rápido a históricos de inspeção 

Utilizar o CLICQ significa ter acesso rápido aos checklists e histórico de inspeções, eliminando o uso das planilhas no papel!

  • Praticidade e agilidade

Ao finalizar os relatórios, você pode encaminhá-los de forma automática ao e-mail que preferir, anexar fotos, geolocalização e assinaturas digitais. Ainda, você tem relatórios e alertas automáticos!

  • Velocidade no processo

Reduza em até mais da metade do seu tempo de inspeção de qualidade, utilizando a ferramenta CLICQ. 

  • Personalização

O CLICQ é 100% adaptável às necessidades da sua empresa. Personalize os checklists como você preferir. Você pode escolher entre modelos prontos ou criar um novo e alterá-lo.

  • Criação de Plano de Ação e Workflow

Acompanhe a resolução das não conformidades por meio de um processo automatizado de plano de ação específico para sua empresa.

  • Padrão de qualidade 

Seu produto sempre terá a qualidade que você espera, tendo em mãos nota, histórico e classificação da inspeção.

Gostou da nossa solução? Marque uma conversa com um de nossos especialistas para ele te explicar como podemos ajudar você a realizar o seu controle de qualidade de alimentos com mais eficiência e agilidade.