Gestão do Ponto de Venda: comece agora mesmo

POR PariPassu

Julgar pela aparência é o que acontece quando o consumidor está diante do seu produto no ponto de venda.

Se a sua empresa não está prestando atenção no PDV, parem as máquinas, isso precisa mudar!

Segundo pesquisa, *85% dos brasileiros decidem a compra diretamente no ponto de venda.

Esta informação sozinha já é o melhor argumento para a sua empresa começar a fazer a Gestão do Ponto de Venda, controlando a qualidade e exposição dos seus produtos, dos concorrentes, além das atividades dos promotores, pois o trabalho deles é essencial para que a sua marca e/ou  seu produto ganhe destaque no momento de decisão de compra do consumidor.

Confira como fazer a Gestão do Ponto de Venda na Prática

Utilizando funcionalidades como a geolocalização (cumprimento de roteiros), relatórios automáticos (das visitas em lojas, das inspeções e dos indicadores finais), fotos e assinatura digital (evidência e comprovação da visita). Assista o vídeo para entender:

O promotor de venda é a ponta final do seu processo de Controle de Qualidade, por isso, nesta etapa um check list também deve ser o guia do seu trabalho, coletando informações relacionadas à qualidade do produto, com base em fichas técnicas, estoque, ruptura, precificação, ações promocionais realizadas no PDV, posicionamento, concorrência e qualquer informação relevante para o seu negócio.

Compilar todas as informações geradas pelos promotores em planilhas pode levar um tempo considerável e você estará colocando um esforço enorme nisso, enquanto poderia estar agindo a partir de uma análise com base nos dados.

Para você abandonar o papel e as planilhas de Excel de vez, listamos os principais benefícios da automação da Gestão do PDV:

1.Monitoramento das atividades dos promotores e geolocalização

Acompanhe o número de visitas realizadas por cada promotor ao longo de um período, defina metas e se desejar, receba alertas para sinalizar o desempenho.

Monitore as atividades dos promotores através da geolocalização, ou seja, tenha certeza que as visitas foram realizadas no local determinado.

2. Aumento de produtividade do promotor de vendas

Ao chegar no PDV, o promotor preenche os check lists no celular ou tablet, sem necessidade de internet, agilizando as tarefas que antes eram feitas manualmente, diminuindo o tempo de aplicação de cada questionário. Os dados coletados em cada loja ficam disponíveis para análise do gestor, que se preferir, recebe um relatório em tempo real.

3.Melhora no posicionamento da marca

Acompanhe com mais velocidade a execução das atividades nos pontos de venda, focando no posicionamento correto dos produtos na gôndola. Através do aplicativo, que permite tirar fotos dos produtos, exposição e ações promocionais de PDV, torna-se muito rápido verificar e garantir o cumprimento da negociação feita com o cliente, além disso, garantir a diferenciação na gôndola, chamando a atenção do consumidor final.

4.Monitoramento da concorrência e identificação de rupturas

Ajuste a política de precificação e posicionamento a partir de dados levantados em tempo real pelo monitoramento dos promotores.

Identifique rupturas e aja rapidamente para a reposição imediata, evitando assim, que o consumidor procure por outra marca de produto ou ainda opte por comprar em outra loja.

5.Análise de indicadores em tempo real

Através de relatórios gerados pela ferramenta, é possível estabelecer e monitorar indicadores em tempo real, possibilitando uma análise estratégica e permitindo tomar decisões para ajustar processos.

Coletar e receber informações, de forma rápida e segura, das equipes de promotores de vendas é uma alternativa inteligente para uma gestão baseada  em dados precisos conforme o que está acontecendo no ponto de venda.

Sabemos que essa rotina exige velocidade, por isso, desenvolvemos o aplicativo CLICQ, pautado em check lists para o controle de qualidade, permite controlar todas as etapas  do seu negócio, inclusive o ponto de venda, onde a atenção deve ser redobrada.

*(Pesquisa Point of Purchase Advertising Institute)

Quer conhecer o CLICQ na prática?

Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita e veja como monitorar as equipes de promotores e o ponto de venda.

+ Conteúdo

Elaboramos diversos conteúdos gratuitos de rastreabilidade e controle de qualidade de alimentos para alertar produtores, indústrias, distribuidores e supermercadistas sobre a segurança do alimento.

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    3 dicas imbatíveis para um controle de estoque eficiente

    continue lendo
  • PariPassu

    Os 6 mandamentos de uma inspeção de qualidade

    continue lendo