fbpx

9 podcasts imperdíveis para quem trabalha com alimentos

Está sem tempo para ler? Sem problemas, preparamos um player para você escutar e ficar por dentro do assunto!

Por mais que os podcasts tenham surgido há mais de uma década, no último ano pode-se observar um aumento expressivo da sua popularidade. Uma pesquisa realizada pelo Deezer, por exemplo, afirma que o número de podcasts cresceu 69% apenas em 2019. Nesse número, cresce o interesse também por podcasts relacionados ao tema alimentos.

Por ser uma gravação em áudio sobre um assunto específico, os motivos para tanto crescimento podem ser variados, mas sem dúvidas, um dos principais benefícios dos podcasts é a capacidade de reproduzir e debater conteúdos com temas atuais de uma forma prática onde e quando quiser.

Para quem não gosta ou não consegue acompanhar os telejornais, ouvir rádio ou ler textos nos sites, jornais e revistas, esse formato cai como uma luva e esta tendência não é diferente para quem trabalha na cadeia produtiva de alimentos. Assim, tanto para produtores, distribuidores, consultores, cozinheiros ou para supermercadistas, existem muitas opções com ótimos conteúdos.

Os temas dos podcasts são diversos: desde programas sobre a história alimentar e narrativas pessoais até conversas inspiradoras sobre diversidade no camposegurança dos alimentos e exposição do layout em gôndola para aumentar a durabilidade de frutas, legumes e verduras.

Neste post, selecionei os 9 principais podcasts sobre alimentos para você. Além disso, deixei o link de todos eles para que você possa adicioná-los em sua lista para seguir, acompanhar e ouvir. Assim, quando lançar um novo episódio, você poderá ser notificado automaticamente sem precisar procurá-los constantemente para escutar novos episódios. Aproveite a lista:

9 podcasts para quem trabalha com alimentos

Mas antes das sugestões, que tal uma curiosidade? Você conhece a origem da palavra podcast? Mencionado pela primeira vez por Ben Hammersley em um artigo de jornal do Guardian em 2004, o “pod” do podcast é emprestado do famoso “iPod” da Apple e o “cast” vem do termo “broadcast” da rádio.

Mesmo o nome derivando do iPod da Apple, não significa necessariamente que você precise utilizar um iPod – ou qualquer player digital portátil – para desfrutar de um bom podcast. Hoje em dia, você pode encontrá-los em diversas plataformas digitais e sites. Além disso, muitos deles podem ser baixados para que você escute onde quiser, sem depender de internet.

A lista que preparei para você está disponível no Spotify, mas alguns deles você pode encontrar em outras plataformas. Confira!

1. Foodcast

A primeira indicação não poderia ser diferente. O Foodcast é um podcast produzido pela equipe do Destemperados que fala sobre o universo culinário, abordando tendências da gastronomia e curiosidades sobre alimentos.

Comandado por Lela Zaniol e Diogo Carvalho, os idealizadores do portal, o podcast conta com um time de especialistas para analisar os temas da semana na gastronomia. 

Alguns assuntos voltam sempre à mesa para quem curte falar sobre gastronomia. A China e a sua influência que chega até as gôndolas dos nossos supermercados, por exemplo, já foi, voltou e certamente continuará fazendo parte das discussões.

Para ouvir é só dar o play no link abaixo e seguir no Spotify, no Deezer ou no Soundcloud:

2. Palavra do Campo – Revista Globo Rural

O Palavra do Campo é o podcast da Revista Globo Rural. Nele, você pode conferir os destaques da semana da revista, além de conhecer histórias e conferir entrevistas.

E sabe o que é melhor? Além de abordar o principal assunto da edição do mês, o podcast Palavra do Campo é um canal para discutir com profundidade temas sugeridos pelo público. Você pode sugerir pautas, escrevendo para palavradocampo@gmail.com.

Falando em temas sugeridos e as tendências do agro, o quarto episódio trouxe a participação de mulheres de diferentes atuações e partes do Brasil para falar sobre o espaço nas respectivas atividades. Agricultoras, pecuaristas e executivas de multinacionais conversaram sobre equidade de gêneros, empreendedorismo, gestão de pessoas e como o papel feminino contribui para o futuro do agronegócio. Clique para ouvir na íntegra do episódio

3. Agrocast

O Agrocast tem como objetivo aumentar o consumo da mídia pelo setor do agronegócio, abordando temas que envolvem o dia a dia do produtor e do agricultor sob diferentes olhares, visões e experiências.

No episódio 15, por exemplo, um dos maiores nomes da agricultura de precisão, o professor Molin, conta sobre a história da agricultura de precisão no mundo e no Brasil, desde o primeiro trabalho de agricultura de precisão em 1929 até o desenvolvimento dos novos sensores da atualidade e do futuro.

Corre e ouça agora mesmo:

Leia também

4. Podcast Supermercado Mais Lucrativo

Criado por Eduardo Villela, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia e gestão no mercado varejista, o podcast Supermercado Mais Lucrativo discute problemas e oportunidades do dia a dia das operações em lojas.

No episódio 4, por exemplo, o tema está em constante discussão para quem trabalha no ramo. Afinal, vale a pena ter um CD (Centro de Distribuição)? Ficou curioso? Clica aqui e confira!

5. Foodness Talks

Se você tem interesse em gestão de negócios de alimentação e assuntos que abordem os desafios para emprender, gestão de crise, padronização de franquias, novas formas de atender demandas de clientes, como evitar a contaminação cruzada de alimentos e como aderir ao delivery, o Foodness Talks é um bom pedido para a sua lista de podcasts!

Ele une histórias, dicas e cuidados sobre gastronomia, empreendedorismo e tendências para garantir a qualidade do seu negócio. Se você tem um restaurante ou um food service, então encontrou o podcast ideal para você:

6. Nutricast

É claro que não poderia faltar nutrição nesta lista, não é mesmo? Idealizadora do Programa online Detox de Corpo e Alma e fundadora da Nutri&Consult, Daniela Cyrulin é nutricionista funcional desde 2006.

Além de palestras e talks em empresas como Viacom e Globo Conde Nast, matérias em revistas como Glamour, Boa Forma, Vogue e Marie Claire, ela também é autora do livro Detox de Corpo e Alma e criadora do podcast Nutricast.

No podcast, Daniela Cyrulin compartilha toda sua experiência com a relação do corpo e a alimentação para inspirar, motivar e estimular a transformação dos hábitos alimentares para melhor! Escute abaixo:

7. Terra e Alimento – Embrapa

O podcast Terra e Alimento é um projeto da Embrapa Alimentos e Territórios e difunde o reconhecimento de práticas sustentáveis, da agroecologia e do cuidado com os recursos naturais das comunidades.

No primeiro episódio, por exemplo, o bate-papo foi com o agrônomo João Flavio Veloso Silva que falou sobre um projeto da Embrapa em parceria com o SEBRAE-AL, com a finalidade de produzir um censo alimentar, que está sendo chamado pelos idealizadores de “Mapa de oportunidades e de apoio à valorização de produtos agroalimentares”. 

A partir da originalidade, das especificidades e das especializações regionais, João afirma ser possível fazer a diferença dos PAD’s (Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento) e transformar essas vantagens em renda, emprego e sustentabilidade no agronegócio. Por isso, a certificação desses produtos é tão importante, especialmente naquilo que tange os selos distintivos de qualidade e de origem em produtos agroalimentares.

Se você gosta do tema, não deixe de ouvir:

8. Alimento é o meu negócio – UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná também possui um podcast com o objetivo de levar informação sobre gestão e tecnologia em alimentos para empreendedores que já trabalham ou desejam iniciar um negócio na área de alimentação.

Seu público são microempresas, MEIs, agricultores e associações, trabalhadores informais, estabelecimentos do setor de food service, comerciantes e profissionais da cadeia produtiva de alimentos.

Ouça agora mesmo:

9. Paricast – PariPassu

Para o final, deixei um podcast que reúne conteúdos completos sobre os mais diversos temas da cadeia produtiva de alimentos. No Paricast você encontra assuntos sobre:

  • Certificação;
  • Boas práticas de fabricação;
  • Rastreabilidade e recall;
  • Inspeções e controle de qualidade;
  • Sistemas de gestão da qualidade;
  • Automação de Processos;
  • Análises Laboratoriais e laudos;
  • Conformidade e não conformidade;
  • Plano de ação e ações corretivas;
  • Gestão de fornecedores;
  • Desenvolvimento de cadeia;
  • Indicadores de desempenho e KPIs;

Isso e muito mais! E sabe o que é melhor? Com lançamentos semanais e temas importantes da atualidade como as mudanças no comportamento do consumidor durante e pós-coronavírus e o omnichannel,

Nele, você também pode sugerir pautas para conteúdos, escrevendo para marketing@paripassu.com.br. Aproveite abaixo:

Espero que tenha gostado da lista! Para mais dicas e conteúdos sobre como garantir a confiança, rastreabilidade e qualidade do alimento, acesse outros conteúdos do blog PariPassu.

Deixe o seu comentário

[fbcomments]

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Últimas informações da safra do segundo semestre de 2020

    continue lendo
  • PariPassu

    5 vantagens de cursos online para quem trabalha com alimentos + BÔNUS

    continue lendo