Login Peça um Orçamento

O que considerar na escolha de um software de gestão agrícola?

Você já sabe que gerenciar uma ou mais propriedades exige muita atenção, pois envolve diversas etapas que precisam ser planejadas e programadas ao longo do ciclo de uma cultura, que garantem o aumento da produtividade agrícola e lucratividade para o seu agronegócio. Entenda como o software de gestão agrícola pode te ajudar nessa tarefa.

Realizar o controle de manejos e custos com insumos em planilhas é um processo trabalhoso, já que geralmente as anotações são feitas em papel e, em alguns casos, repassadas para o computador em seguida. Além de não trazer uma visão gerencial prática e em tempo real da propriedade, que pode dificultar decisões importantes para o negócio, esse cenário contribui para que ocorram erros nos apontamentos, além de deixar os dados expostos à perdas. Por exemplo, se o caderno do produtor for avariado ou se o computador tiver um dano irreversível no armazenamento dos dados, não há um banco seguro de informações onde o produtor possa resgatar seus registros.

Por essas razões, quase 70% dos produtores brasileiros já entenderam que um software de Gestão Agrícola é um aliado importante, pois torna a gestão da propriedade mais eficiente, uma vez que permite realizar o apontamento de manejos, monitorar o período de carência e controlar gastos e estoque de insumos no ciclo de uma determinada cultura, gerando relatórios gerenciais importantes para a tomada de decisão.

Na PariPassu acumulamos mais de uma década de experiência desenvolvendo a cadeia produtiva através de boas práticas e gestão. Neste post, trouxemos dicas sobre o que levar em conta na contratação de um software para gestão agrícola, pontos relevantes que identificamos em nossos contatos diários com produtores de todas as regiões do Brasil.

Tenha etiqueta de rastreabilidade nos seu produtos. Clique aqui e saiba mais!

1. Praticidade

O uso de tecnologias no campo tem gerado uma visão mais sólida e organizada das atividades realizadas diariamente, o que traz mais agilidade para os processos. Além disso, o acompanhamento dessas atividades é um desafio para os produtores quando não há uma ferramenta para auxiliar no trabalho dentro da propriedade.

Sabemos que hoje andamos mais com o celular no bolso do que com o próprio caderno impresso em mãos, por essa razão, é importante que o software escolhido também possua uma versão mobile (para smartphones), o que irá facilitar o registros das suas atividades com agilidade, gerando dados mais confiáveis.

Além de realizar os apontamentos diários de forma prática e rápida, é importante que o aplicativo para gestão agrícola tenha uma interface simples e intuitiva para que, em pouco cliques, você tenha todos seus acompanhamentos registrados.

Você já esqueceu o dia ou a quantidade que deve aplicar de um defensivo? Registrou todas as áreas que foram feitos os apontamentos? Já perdeu muito tempo com esses registros?

Ter a possibilidade de realizar apontamentos em múltiplas áreas com poucos cliques, otimiza seu tempo planejando e registrando atividades em mais de uma área de forma rápida. E para garantir que você não esqueça nenhuma das atividades programadas, receber notificações na tela do seu celular mostrando as atividades agendadas para o dia atual e seguinte é essencial para sua programação de atividades. 

2. Funcionamento off-line 

Agora pense no seguinte cenário: você se programou para realizar um plantio durante o dia e ao registrar os dados no celular, percebe que não possui sinal de internet no local. E agora, como fará os registros? Você perderá essas informações por falta de anotações? Voltará a registrar em papéis e planilhas, perdendo mais tempo para anotar todas as atividades? Nós te respondemos: não!

Com o Rastreador do Campo da PariPassu você consegue registrar suas atividades diárias de forma off-line, ou seja, sem o uso de internet. Essa é a garantia que você forneça informações consistentes, precisas e de forma prática e muito mais rápida, otimizando o acompanhamento técnico agrícola.

Vale lembrar que quando o assunto é ter uma gestão automatizada, é importante que todos os apontamentos fiquem registrados. Para isso, basta que ao acessar uma rede de internet e, com um único clique, você realize o sincronismo dessas informações na nuvem, para que se garanta o registro completo do seu histórico de produção, facilitando o acompanhamento da evolução das suas safras por exemplo.

 

3. Customização

Já vimos até aqui como é vantajoso para o seu negócio ter uma gestão agrícola vinculada a um sistema automatizado. Sabemos que há diversos tamanhos de propriedades e os tipos de manejos variam de acordo com a cultura. Para isso, é importante que o sistema que você deseja contratar tenha um alto nível de customização, fazendo com que seus manejos possam ser cadastrados e analisados de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, para um produtor de banana, é fundamental que o manejo do tipo “desbaste” esteja cadastrado no Rastreador do Campo, para realizar os registros de forma correta. O que acontece é que muitos aplicativos possuem apenas o cadastro dos principais manejos como: plantio, adubação, aplicação de defensivo e colheita.

Assim fica difícil, não é mesmo?! Mas fique tranquilo! Com a escolha de um aplicativo customizável é possível cadastrar não só novos manejos, mas também novas culturas e insumos, por exemplo. Além disso tudo, poder facilitar seu dia com as combinações de ciclos e criar receitas dessas atividades gera mais dinamismo para sua produção.

4. Integrações 

Outro fator importante  que deve ser levado em consideração na escolha de um software de gestão agrícola é o compartilhamento de dados com outros sistemas.

Diferente da maioria dos softwares que mantém as informações retidas e dificultam a rastreabilidade do alimento, o Rastreador do Campo da PariPassu permite a integração de informações com outras ferramentas de gestão.

Por exemplo, toda vez que é realizado um apontamento de colheita no aplicativo Rastreador do Campo, é possível compartilhar as informações de origem, fornecedor e quantidade do produto com o sistema Rastreador da PariPassu. Se você desejar, isso possibilita que o próximo elo da cadeia produtiva tenha acesso à essas informações, facilitando a rastreabilidade do alimento com agilidade e segurança. 

 

5. Indicadores e Relatórios 

Como já vimos aqui, realizar o acompanhamento de todas as atividades ao longo da safra é fundamental e poder visualizar e gerir esses indicadores em forma de gráficos e tabelas nos permite identificar com maior clareza informações que nos auxiliam na tomada de decisão.

Porém, quando os softwares de gestão agrícola já apresentam quais informações serão transformadas em indicadores e quais os modelos de relatórios prontos disponíveis, tornam o sistema um tanto quanto “engessado”. Por essa razão, a possibilidade de customizar os próprios gráficos e relatórios é um ponto muito relevante na escolha do software de gestão agrícola da propriedade.

Pensando nisso, a PariPassu desenvolveu um painel de indicadores onde você, produtor rural, pode acompanhar relatórios completos com gráficos e tabelas customizáveis com as informações que deseja. Mas, como isso funciona?

Com base nas informações coletadas e poucos cliques, é possível criar relatórios gerenciais para o acompanhamento das safras, por exemplo. Além disso, gráficos  e tabelas que nos mostram o custo total de produção com insumos, quantidade colhida e vendida, são informações importantes para você e que permitem visualizar melhor o cenário geral da sua propriedade.

Lembra que falamos sobre a importância do software permitir integrações? Com a PariPassu, no mesmo painel de gestão você pode integrar dados de outras plataformas que utiliza, como softwares de irrigação e estações meteorológicas. Todas as suas informações de gestão devem estar integradas para que você otimize a sua produção.

Porém, esses são apenas alguns pontos que podem ser analisados, e é por isso que o Rastreador do Campo da PariPassu permite customizar gráficos e tabelas, pois entendemos que cada realidade é diferente, e portanto, as análises também.

6. Confiabilidade

As informações da propriedade são muito valiosas para o produtor rural, por isso um dos pontos que devem ser levados em consideração para a contratação de um software de gestão agrícola é a segurança e agilidade no armazenamento, para que não haja o risco de perda desses dados e nem o compartilhamento dessas informações confidenciais com terceiros.

Mas, como garantir a segurança de seus dados? É bem simples! A utilização de um sistema com comunicação criptografada no servidor permite a segurança das informações, mesmo que sejam bloqueadas. Por isso, certifique-se das condições de segurança do seu sistema e exija um rigoroso contrato de confidencialidade no momento da contratação.

Além disso, é importante que o software de gestão agrícola escolhido ajude você a atender as legislações vigentes e as diversas exigências de certificações, como por exemplo: a Instrução Normativa 02/2018, certificação para produtos orgânicos, e a certificação Global G.A.P, garantindo maior confiança e qualidade para os seus produtos. Se você pretende atender à algum desses pontos, certifique-se de que o software cumpre todos os pré-requisitos e será aprovado em fiscalizações e auditorias.

Teste na prática

Para que a agricultura continue desempenhando o seu papel dentro da economia, é fundamental o investimento em tecnologias que assegurem o aumento da produtividade, redução de custos de produção e maior oferta de produtos de qualidade, e um software de gestão agrícola é uma tecnologia imprescindível para produtores preocupados com essas questões.

O Rastreador do Campo é uma ótima opção de software de gestão agrícola, fale com um de nossos especialistas e saiba como a ferramenta pode te ajudar:

 
 

 

+Conteúdo

Nós da PariPassu e Genesis separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e além disso criamos a Academia PariPassu, um espaço com diversos cursos para que você e sua empresa dominem o mercado.