Login Peça um Orçamento

Manipulação de alimentos: tudo o que você precisa saber

A manipulação de alimentos é uma prática que envolve uma série de cuidados e procedimentos para manter a segurança dos alimentos. Desde a higiene pessoal até a forma como os alimentos são armazenados, preparados e servidos, tudo deve ser feito com o máximo de atenção.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:


Essa é uma questão que afeta diretamente a saúde pública, já que a falta de cuidados pode levar à contaminação de alimentos e causar doenças graves em quem os consome. Neste conteúdo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a manipulação de alimentos.

A importância dos cuidados na manipulação de alimentos

A manipulação de alimentos deve ser feita com extremo rigor, atendendo as normas e regulamentações necessárias para proteger a saúde dos consumidores. A contaminação pode desencadear quadros de intoxicação e outras doenças e prejudicar a imagem da empresa.

Por isso, é fundamental que os cuidados na manipulação de alimentos sejam levados a sério por todos os profissionais que trabalham em contato com os produtos, bem como pelos consumidores em suas próprias cozinhas.

A adoção de medidas de higiene pessoal e controle de qualidade ajudam a prevenir a contaminação por bactérias, vírus e outros agentes patogênicos, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos.

Além disso, os cuidados na manipulação de alimentos são essenciais para evitar desperdícios e garantir o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Portanto, é importante que todos estejam conscientes da importância desses cuidados e os pratiquem diariamente.

Normas da manipulação de alimentos

A manipulação de alimentos é regulamentada por diversas normas, visando garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos consumidores. Algumas das principais normas são:

  • RDC 216/2004: dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, estabelecendo os requisitos higiênico-sanitários necessários para o preparo e a comercialização de alimentos em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e bares.
  • RDC 275/2002: Regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.
  • RDC 60/2019: estabelece as listas de padrões microbiológicos para alimentos.
  • RDC 724/2022: dispõe sobre os padrões microbiológicos dos alimentos e sua aplicação.

Essas normas estabelecem as diretrizes para a manipulação de alimentos seguros e devem ser seguidas de acordo com o segmento estabelecido pelas legislações (aqui cabe você entrar em cada legislação citada e verificar qual o seu estabelecimento deve seguir).

Existem ainda outras normas específicas para cada tipo de alimento, que devem ser seguidas conforme as características de cada produto. Ou seja, é importante que a sua empresa esteja ciente de todas as diretrizes para repassar aos funcionários no dia a dia.

Confira o infográfico: Cultura da Segurança de Alimentos: passo a passo para fortalecer

4 boas práticas da manipulação de alimentos

As boas práticas da manipulação de alimentos são um conjunto de medidas que visam garantir a segurança do alimento e prevenir a contaminação dos alimentos por perigos físicos, químicos e biológicos.

Algumas das principais boas práticas incluem:

1. Higiene pessoal e do ambiente 

Os manipuladores de alimentos devem estar com as mãos e unhas limpas, cabelos presos com touca e vestimenta adequada. É importante lavar as mãos com água e sabão antes de iniciar qualquer manipulação de alimentos, sempre repetindo o processo quando necessário.

Não só isso, também é importante garantir que os utensílios e equipamentos utilizados estejam devidamente higienizados para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada. As áreas de preparação de alimentos devem ser limpas e organizadas, incluindo piso, bancada e paredes.

2. Armazenamento correto

Os alimentos devem ser armazenados em locais adequados, com temperatura e umidade controladas. Também é importante haver identificação de cada produto com nome, data de preparo e prazo de validade.

É importante verificar regularmente os prazos de validade dos alimentos e descartar aqueles que estão vencidos ou em condições inadequadas para o consumo. Para isso, é imprescindível um controle minucioso. 

3. Compra e recebimento de mercadorias

Parte do processo de manipulação de alimentos envolve o recebimento dos produtos, ou seja, é importante contar com fornecedores confiáveis que entregam produtos de qualidade. No ato de recebimento é preciso conferir todos os itens e garantir que seguem o padrão desejado.

Para garantir o monitoramento adequado é útil apostar em soluções como softwares que otimizam o processo de gestão, ajudam no controle de dados para facilitar a operação e potencializar a qualidade dos processos.

4. Controle de qualidade

Por fim, outra boa prática é o controle de qualidade. Os alimentos devem ser inspecionados e monitorados para garantir que estejam adequados para consumo. Para isso, pode ser necessário o uso de ferramentas como ficha técnica, checklists ou POP 's.

A adoção dessas boas práticas é essencial para garantir a segurança dos alimentos, prevenir doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e até de casos de recall. Se você quer preparar os seus colaboradores, acesse o Guia de Capacitação de Manipulação de Alimentos e saiba mais