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6 pontos para levar em conta sobre como escolher bons fornecedores

Saber como escolher bons fornecedores é um desafio para o sucesso de qualquer negócio. Isso é ainda mais verdadeiro se considerarmos as empresas do ramo de varejo e atacados alimentares, como supermercados e hortifrútis. Os supermercados dependem significativamente destes parceiros para operar.

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Nesse sentido, uma gestão de fornecedores eficiente faz toda diferença, pois garante a qualidade dos produtos e a diminuição de perdas decorrentes da falta de conferência nas entradas e devolução por avarias, por exemplo. Inclusive, esses são um dos maiores problemas encarados pelos supermercados.

Por isso, se você deseja melhorar sua gestão, é preciso saber como escolher bons fornecedores e otimizar seus processos. A seguir, apresentamos os benefícios de fazer uma boa avaliação e 6 fatores críticos que você não pode deixar de considerar nessa tarefa. Confira!

Como escolher bons fornecedores?

Vamos aos 6 fatores que você precisa considerar para fechar parcerias de sucesso.

1. Qualidade

O primeiro fator que você deve avaliar é a qualidade dos produtos oferecidos. Verifique se a empresa cumpre com todos os requisitos das regulamentações técnicas e se está em conformidade com as questões legais, como a rastreabilidade de alimentos. 

Depois, avalie se os itens estão de acordo com os critérios da sua empresa, as políticas internas e o padrão de qualidade preestabelecido.


2. Produção

Outro fator a ser considerado é a capacidade de produção. Certifique-se de que suas demandas serão atendidas sempre que necessário. Para isso, a empresa terceirizada deve ser capaz de produzir uma quantidade de produtos suficientes para as suas necessidades e em tempo hábil para que não prejudique suas operações.


3. Preços

Um dos pontos mais críticos no gerenciamento de fornecedores é o preço. Como em qualquer outro tipo de gestão, a busca pela otimização e economia de recursos é muito importante. Sendo assim, antes de escolher os parceiros ideais, faça uma boa cotação, compare preços e verifique se os valores praticados estão dentro da média do mercado.

Lembre-se, ainda, de que o mais importante aqui não é escolher aqueles com o preço mais baixo. O ideal é que você busque pelo melhor custo-benefício. Proponha negociações, considerando a possibilidade de descontos, mas sem deixar de lado o quesito qualidade. Como dissemos, a gestão da qualidade deve ser prioridade no seu negócio e nas suas escolhas.

4. Localização

A localização é um importante fator a ser considerado, pois tem grande influência na logística. Logo, para que você entenda como escolher bons fornecedores, considere a distância entre sua empresa e eles. Avalie se negócios distantes ou de outras cidades, por exemplo, podem prejudicar o seu estoque e acabar impactando seus custos, gerando gastos.

Além disso, analise a disponibilidade de entrega. Isso é primordial para que sua empresa não fique desamparada, principalmente naquelas situações em que você precisa fazer pedidos com urgência ou prazos curtos.


5. Confiança 

Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para que a parceria dê certo e gere bons resultados. Por isso, invista em uma relação com base na confiança e transparência. Essa atitude será fundamental para minimizar riscos e perdas no seu negócio, a exemplo de entregas atrasadas ou erradas.

Para que seja possível construir essa relação saudável, é preciso que você faça uma boa avaliação e homologação de fornecedores. Conheça melhor as empresas e o estado de saúde financeira de cada uma delas, além do histórico e da reputação que possuem no mercado.

6. Pós-venda

Bons fornecedores são parceiros do seu negócio. Nesse sentido, busque por aqueles com um processo qualificado de pós-venda. Mesmo após as entregas dos produtos, é importante que eles ofereçam suporte e estejam dispostos a fazer ajustes, se necessário, como repor ou trocar produtos que estejam com a segurança comprometida, por exemplo.

Saiba mais sobre segurança do alimento e entenda como a rastreabilidade na cadeia alimentícia pode ajudar você a manter um padrão de qualidade elevado!


Benefícios de uma boa seleção e avaliação de terceirizadas

Uma vez que você sabe como escolher bons fornecedores, é possível melhorar sua gestão, obtendo vantagens nesse processo. Ao implementar os requisitos que mostramos acima, você ganha benefícios como:


Redução de custos

Uma seleção criteriosa, uma negociação estratégica e uma parceria mais duradoura trará melhores preços e, portanto, uma redução de custos significativa para a sua empresa. Além disso, a gestão eficiente dos fornecedores também contribui para a prevenção de perdas no varejo, o que evita prejuízos financeiros consideráveis.

Fidelização de clientes

Produtos de melhor qualidade aumentam o valor agregado na entrega final, deixando assim os clientes mais satisfeitos e gerando uma melhor reputação do seu negócio no mercado. Se os produtos do seu supermercado são bons, os consumidores se tornarão fiéis.

Controle de estoque

Uma parceria mais efetiva entre o seu negócio e as empresas terceirizadas garante processos mais alinhados e integrados. Isso significa um planejamento de compras mais assertivo, um melhor controle de estoque e a rápida resolução de problemas para que não haja ruptura no seu hortifrúti.


Conheça as
melhores práticas para tornar a gestão de fornecedores mais eficiente e firmar parcerias de sucesso!


De que forma é possível garantir uma gestão de fornecedores mais eficiente?

Como você viu, a avaliação eficiente e o desenvolvimento de fornecedores são aspectos essenciais para uma empresa. 

Lembre-se de que uma boa gestão deve manter uma base de dados sempre atualizada para que você possa acompanhar com mais eficiência seus parceiros comerciais.

Portanto, se você está no impasse de como escolher bons fornecedores, saiba que nesse processo é fundamental contar com ferramentas que auxiliem no controle dos dados, facilitando as atividades operacionais e garantindo mais qualidade aos processos.

Nesse sentido, o CLICQ, o Panorama, e o INDEX PariPassu são soluções complementares que prometem trazer eficiência para o monitoramento dos seus fornecedores. 

O CLICQ é uma plataforma voltada para o controle da qualidade. Com ela, você pode fazer inspeções de recebimento, definir processos para garantir um alto padrão de qualidade e manter recursos prontos para auditorias.

Já com o Panorama, a ferramenta para gestão de indicadores da PariPassu, é possível personalizar os indicadores de desempenho, criando gráficos e tabelas para atender às necessidades da sua empresa.  A partir da interface personalizável, fica mais fácil acompanhar as metas estratégicas, com atualizações em tempo real. 

O INDEX funciona como um indicador de qualificação de produtores e distribuidores de FLV para atender ao mercado varejista, indústrias de alimentos e foodservice.

Com o auxílio dessa plataforma virtual, fica muito mais fácil fazer a gestão dos fornecedores e selecionar aqueles que melhor atendem às expectativas do seu negócio. O sistema digital qualifica os fornecedores por nota, a partir de dados disponibilizados por eles. Essa qualificação é baseada nos seguintes quesitos:

  • Rastreabilidade de Alimentos: permite um controle rígido da cadeia de alimentos por meio de rastreabilidade baseada em legislações.
  • Padrão de Qualidade: permite atestar a qualidade dos produtos disponibilizados pelos fornecedores a partir de padrões previamente estabelecidos;
  • Segurança do Alimento: permite acompanhar a conformidade dos alimentos comercializados pelos fornecedores, a partir de uma base de dados centralizada e fundamentada no resultado de análises químicas que comprovam a segurança do alimento;
  • Auditoria e Certificação: permite o compartilhamento de certificados, resultados de auditorias de segurança e qualidade dos produtos, de modo que os melhores fornecedores possam se diferenciar da concorrência.

Todos esses recursos otimizam o processo de gestão dos fornecedores para que seu varejo atue no mais alto nível de excelência. Isso não só facilita o trabalho dos gestores, mas, principalmente, favorece a credibilidade do estabelecimento no mercado, tendo em vista o elevado grau de satisfação dos clientes com os produtos comercializados.

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