6 pontos para levar em conta sobre como escolher bons fornecedores

Nesse sentido, uma gestão de fornecedores eficiente faz toda diferença, pois garante a qualidade dos produtos e a diminuição de perdas.

 

 

Por isso, se você deseja melhorar sua gestão, é preciso saber como escolher bons fornecedores e otimizar seus processos.

A seguir, apresentamos os benefícios de fazer uma boa avaliação e 6 fatores críticos que você não pode deixar de considerar nessa tarefa. Confira!

Está sem tempo para ler? Sem problemas! Preparamos um player para você ouvir este conteúdo e ficar por dentro do assunto.

Como escolher bons fornecedores? Conheça 6 fatores críticos.

1. Qualidade

Verifique se a empresa cumpre com todos os requisitos das regulamentações técnicas e se está em conformidade com as questões legais, como a rastreabilidade de produtos. Depois, avalie se os itens estão de acordo com os critérios da sua empresa, as políticas internas e o padrão de qualidade preestabelecido.

2. Produção

Para isso, a empresa terceirizada deve ser capaz de produzir uma quantidade de produtos suficientes para as suas necessidades e em tempo hábil para que não prejudique suas operações. Mas, além de uma capacidade produtiva eficiente, não esqueça que os produtos devem manter um bom nível de qualidade.

3. Preço


Lembre-se ainda de que, o mais importante aqui não é escolher aqueles com o preço mais baixo. O ideal é que você busque pelo melhor custo-benefício. Proponha negociações, considerando a possibilidade de descontos, mas sem deixar de lado o quesito qualidade.

4. Localização



5. Confiança
 

Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para que a parceria dê certo e gere bons resultados. Por isso, invista em uma relação com base na confiança e transparência. Essa atitude será fundamental para minimizar riscos e perdas no seu negócio, a exemplo de entregas atrasadas ou erradas.

Para que seja possível construir essa relação saudável, é preciso que você faça uma boa avaliação e homologação de fornecedores. Conheça melhor as empresas e o estado de sua saúde financeira, além do histórico e da reputação que possuem no mercado.


6. Pós-venda

Bons fornecedores são parceiros do seu negócio. Nesse sentido, busque por aqueles com um processo qualificado de pós-venda. Mesmo após as entregas dos produtos, é importante que eles ofereçam suporte e estejam dispostos a fazer ajustes, se necessário, como repor ou trocar produtos.

Benefícios de uma boa seleção e avaliação de terceirizadas

Redução de custos

Uma seleção criteriosa, uma negociação estratégica e uma parceria mais duradoura trará melhores preços e, portanto, uma redução de custos significativa para a sua empresa.

Fidelização

Produtos de melhor qualidade aumentam o valor agregado na entrega final, deixando assim os clientes mais satisfeitos e gerando uma melhor reputação do seu negócio no mercado. Uma vez que o produto do seu supermercado é bom, os consumidores se tornarão fiéis.

Controle de estoque

Uma parceria mais forte entre o seu negócio e as empresas terceirizadas garante processos mais alinhados e integrados. Isso significa um melhor planejamento das compras, maior controle de estoque e rápida resolução de problemas para que não haja ruptura no seu hortifrúti.


De que forma é possível garantir uma gestão mais eficiente?

Como você viu, a avaliação eficiente e o desenvolvimento de fornecedores são aspectos essenciais para uma empresa. Além disso, a gestão de qualidade deve ser uma premissa básica para qualquer negócio.

Lembre-se de que uma boa gestão deve manter uma base de dados sempre atualizada para que você possa fazer um melhor acompanhamento dos seus parceiros comerciais.

Para isso, é importante contar com ferramentas que auxiliem no controle, facilitando as atividades operacionais e garantindo mais qualidade aos processos. Nesse sentido, o CLICQ e o AEN são duas soluções complementares que prometem trazer eficiência para o monitoramento dos seus fornecedores.

O CLICQ é uma plataforma voltada para a gestão da qualidade. Com ela, você pode fazer inspeções de recebimento, definir processos para garantir um alto padrão de qualidade e manter recursos prontos para auditorias.

Já com o AEN, você cuida de toda a sua parte financeira, controlando as informações comerciais e da cadeia de valor, melhorando o fluxo de caixa e gerando novos negócios com a antecipação de recebíveis. Além disso, fortalece o relacionamento entre empresas que enfrentam dificuldade para visualizar, acompanhar e rastrear seus fornecedores.

 

+Conteúdo

Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e desenvolvemos a Academia PariPassu, repleta de conteúdos para você dominar o mercado.

 

Blog post em parceria com:
grupo nexxera