Login Peça um Orçamento

Guia - Auditoria interna no setor alimentício: regras, relatórios e certificados de qualidade

A auditoria interna no setor alimentício tem o intuito de garantir a eficácia dos processos e a conformidade com as normas, padrão de qualidade e regulamentações vigentes. Nesse sentido, é uma forma de validar as ações, identificar correções e buscar melhorias.

Num cenário em que um controle de qualidade rigoroso é imprescindível, a auditoria surge como uma solução para identificar erros e falhas que podem prejudicar a qualidade e segurança dos alimentos. 

Muito além de garantir o cumprimento de regras para certificações de qualidade, a auditoria interna no setor alimentício proporciona mais praticidade, produtividade e eficiência nas rotinas operacionais. 

A seguir, conheça boas práticas para aplicar nas suas auditorias e descubra o que o ISO 9001 diz a respeito do processo. Entenda também como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa para facilitar a gestão de qualidade. Acompanhe!

 

Boas práticas para uma auditoria interna no setor alimentício

As auditorias internas, também conhecidas como auditorias de 1ª parte, podem ser realizadas por auditores da própria empresa e é essencial que o profissional seja qualificado para a atividade.

De modo geral, as auditorias internas são uma ótima ferramenta para garantir controle das tarefas e têm uma atuação preventiva. Confira as principais boas práticas para tornar este processo assertivo  e integrado à gestão de qualidade

 

Desenvolva um plano estratégico para as auditorias

Iniciar o processo de auditoria interna no setor alimentício exige um planejamento estratégico robusto. Para isso, identifique claramente os objetivos, escopo e critérios de avaliação. 

É importante adequar o plano aos requisitos regulatórios específicos do setor alimentício, ou seja, estabelecer diretrizes internas com base nas normativas de cada setor.  Isso evita vários problemas e retrabalho, como possíveis divergências na interpretação de algumas regras. 

Para garantir a conformidade, é indispensável investir em treinamento e qualificação para todos os colaboradores, desde o recebimento de matérias-primas até a distribuição final do produto.

 

Foque nas áreas mais críticas

Todos os aspectos analisados são importantes, mas tenha atenção redobrada aos riscos mais significativos para a empresa. No caso do setor alimentício, alguns exemplos são a verificação de procedimentos de higiene e sanitização, condições de armazenamento e o controle de matéria-prima.

Outros pontos relevantes envolvem a gestão de resíduos, controle de estoque e a qualificação de fornecedores. Todos esses aspectos impactam a qualidade dos produtos e devem ser monitorados de perto. 

 

Estabeleça uma comunicação transparente com a equipe

Os colaboradores precisam estar em sintonia com as normas e padrões estabelecidos. Por isso, fomente um ambiente de comunicação aberto e transparente durante todo o processo de auditoria. 

Mantenha a equipe informada sobre os objetivos, metodologias e resultados esperados. Isso estimula a participação ativa, promove uma cultura colaborativa e facilita a identificação de oportunidades de melhoria.

 

Crie um cronograma de ações

Nada pior do que uma auditoria em que as equipes estão despreparadas e desorganizadas. Para evitar que isso aconteça, desenvolva um cronograma claro e detalhado para as atividades. 

Nele devem constar os prazos realistas para cada fase, considerando a complexidade e extensão dos processos a serem avaliados, os responsáveis e pelo menos um resumo do que será feito em cada etapa. 

O cronograma estruturado proporciona uma visão global do processo, permitindo uma gestão eficiente do tempo e dos recursos.

 

Personalize checklists e documentações

Por último, outra boa prática para instituir na auditoria interna no setor alimentício diz respeito aos checklists e documentos personalizados. É importante que sejam claros e alinhados aos processos específicos de cada empresa. 

Lembre-se de garantir que os auditores tenham acesso fácil a toda a documentação necessária, tais como procedimentos operacionais padrão (POPs), registros de produção, documentos de rastreabilidade e outros dados relevantes.

Uma forma de descomplicar a documentação é investir em soluções automatizadas, que permitam um monitoramento contínuo, como os checklists digitais Assim, é possível mostrar com mais facilidade que a sua empresa segue os diversos padrões de qualidade para obtenção de certificações. 

Baixe o e-book: Guia prático da qualidade 2.0

 

O que diz a ISO 9001 sobre auditoria interna no setor alimentício

A ISO 9001 estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO), tem ampla credibilidade no mercado, sendo importante para parcerias estratégicas e novos negócios.

É por isso que a maioria das empresas cobiçam a certificação, porém, é preciso se adequar aos requisitos e otimizar os processos para recebê-la. Após a implementação das normas, é fundamental elaborar uma auditoria interna para validar se todos os critérios estabelecidos estão sendo devidamente cumpridos. 

A ISO 9001 aponta algumas orientações importantes sobre a realização de auditorias internas, como:

  • Planejar o processo de auditoria interna de ponta a ponta, indicando desde a frequência até o formato da análise dos resultados; 
  • Garantir que a empresa cumpra os requisitos internos e também a própria ISO 9001;
  • Documentar todas as informações obtidas;
  • Executar as ações corretivas e promover um monitoramento assertivo. 

A ISO 9001 enfatiza a importância das auditorias internas no contexto da melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. Afinal, os resultados são valiosos para identificar oportunidades de aprimoramento.

Baixe gratuitamente: Checklist de Inspeção de Produto no Centro de Distribuição

 

Principais documentos que devem ser verificados na auditoria interna

Visto que as auditorias geram informações para tomada de decisões, é imprescindível que haja documentos e registros para consulta. Eles ajudam a validar as conformidades e verificar a eficácia do sistema de qualidade implementado.

Veja alguns exemplos de documentos:

É válido pontuar que os documentos a serem verificados podem variar com base na complexidade da empresa e requisitos específicos do setor. 

 

Apostar na tecnologia é essencial para garantir a qualidade

Como vimos, as auditorias internas oferecem diversos benefícios ao setor alimentício. Muito além de evitar não conformidades em auditorias externas ou inspeções por órgão reguladores, o processo oferece a busca por excelência no padrão de qualidade.

Nesse contexto, investir em tecnologia é uma alternativa valiosa. Isso porque os softwares especializados auxiliam na padronização e acompanhamento dos processos, favorecendo as tomadas de decisões diárias dos gestores do setor alimentício. Outras vantagens são simplificar as operações e o processo de auditoria interna. 

Recursos como checklists digitais, planos de ação e indicadores de desempenho são alguns dos recursos que esse tipo de ferramenta oferece. Desse modo, é possível garantir mais confiabilidade na análise de dados e um controle mais efetivo de toda a empresa. 

Conheça o CLICQ - Checklist Automatizado para Gestão de Processos de Qualidade:

>> Clique aqui e veja como otimizar suas auditorias.