Login Peça um Orçamento

Qualificação de fornecedores: como fazer boas escolhas

Assegurar a excelência dos alimentos depende de controles que devem ser difundidos em toda a cadeia agroalimentar. Da produção até a casa dos consumidores, existem estratégias para promover a qualificação de fornecedores e a conformidade regulamentar dos produtos.

A sua empresa possui um plano para isso? Como o fornecedor de alimento vem sendo avaliado nos processos internos do seu estabelecimento? Neste conteúdo, falaremos sobre como otimizar essa gestão, propondo ações para que toda a cadeia de fornecimento gere impactos positivos no controle de qualidade. Vamos lá!

O que é qualificação de fornecedores?

Na prática, a qualificação de fornecedores é o processo de nivelar e conhecer a fundo o quanto esses agentes externos cumprem os requisitos necessários para a comercialização de produtos perecíveis. Se fornecem produtos conformes, o objetivo é avaliar se os fornecedores atendem à qualidade exigida pela sua indústria de alimentos e bebidas.

Ou seja, deve-se observar, segundo a NBR ISO 9000:2015 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – um conjunto de critérios a fim de viabilizar uma visão sistemática da Gestão da Qualidade.

Para ilustrar, o esquema abaixo mostra como esse exercício favorece a cadeia de forma integral:

Melhoria continua do sistema de gestão da qualidade

A base legal para gerir um fornecedor de alimentos na indústria é constituída por instruções de órgãos regulatórios. Algumas delas são:

Porém, apenas seguir leis e normas não é o suficiente para selecionar fornecedores de forma adequada, e entenderemos o porquê a seguir.

Antes disso, que tal conhecer algumas práticas de gestão de fornecedores? Veja quais aspectos considerar para potencializar essa tarefa e descubra como ter um controle de qualidade mais efetivo.

 

Como selecionar os melhores fornecedores?

Em primeiro lugar, pense a longo prazo. Tenha em mente que a qualificação de fornecedores é uma decisão de negócio que pode gerar transtornos se não for bem feita. Por isso, reúna todos os fundamentos e informações necessárias para entender o que será avaliado.

Considere a ideia de montar uma equipe com esse foco. Os profissionais responsáveis pela seleção devem ouvir pessoas de outros departamentos, como pesquisa e desenvolvimento, compras, comercial, garantia de qualidade, gestão de suprimentos, marketing e qualquer outra área relacionada a essa articulação.

Depois, ao agrupar algumas possibilidades para avaliar o fornecedor de alimento, faça comparativos para compreender quais são as opções mais vantajosas e defina seus padrões de sucesso.

A seguir, explicamos os aspectos que devem ser priorizados nesse processo.

 

Avalie o valor dos produtos

Quando nos referimos a “valor do produto”, não estamos falando apenas sobre preço. Aqui, é importante analisar um grupo de fatores, como:

  • qualidade do serviço prestado;
  • comprometimento com as entregas;
  • recursos empregados na manipulação dos alimentos;
  • confiabilidade e capacidade de resposta.

Economizar e pagar menos por uma matéria-prima que não esteja atrelada aos itens acima pode trazer prejuízos maiores para a sua empresa. Portanto, pense em termos de custo-benefício quando for escolher o fornecedor de alimento para a sua indústria. 

 

Considere os pontos fortes e fracos de cada fornecedor

Organize uma auditoria com a realização de visitas técnicas para aferir a conformidade dos processos do produtor. Verifique condições estruturais e documentais voltadas à Segurança de Alimentos. Revise registros referentes a:

  • alvarás e licenças de funcionamento;
  • certidões de regularidade fiscal;
  • comprovantes de quitação de tributos;
  • conformidade com a legislação trabalhista (certificado de regularidade do FGTS, por exemplo);
  • regularidade com normas de prevenção de riscos ambientais, saúde ocupacional e outros;
  • compliance financeiro (Balanço Patrimonial, demonstrativos e informações de faturamento, entre outros);
  • reputação em listas e cadastros de sanções administrativas no Portal da Transparência.

Um fornecedor de alimento comprometido com uma entrega segura e de qualidade mantém o controle dos seus certificados e administra a validade dos certificados da sua propriedade.

 

Invista em mecanismos para rastrear os alimentos

Este é um quesito exigido pela INC 02/2018, pois, se o fornecedor não colabora com a rastreabilidade, fica difícil assegurar a procedência de um alimento.

Qualquer problema na distribuição ou no consumo poderá instaurar dúvidas e riscos a toda cadeia, já que não se terá conhecimento suficiente para identificar falhas, origem e processo do produto.

Uma vez cumpridas todas as verificações necessárias, a homologação de um fornecedor é apenas o início de uma relação de parceria.

Preste muita atenção a esse detalhe: se a sua rede de fornecimento ainda não atende os critérios de rastreabilidade, acione uma equipe de especialistas para investir em sistemas digitais de rastreabilidade de alimentos e, assim, manter total controle da cadeia agroalimentar.

 

Fornecedores na indústria de alimentos: por que são estratégicos?

Compartilhar a responsabilidade da segurança e a qualidade dos processos e produtos fornecidos é sinônimo de parceria durante toda a trajetória do alimento. Tudo começa na tarefa de qualificação dos fornecedores, produtores e distribuidores, que são elos representativos nessa corrente.

Afinal, é impossível alinhar padrões e gerir o controle de qualidade de um alimento que chegou até a indústria comprometido desde a sua produção.

Existem interferências na integridade de um produto (aparência, segurança sanitária e conservação, por exemplo) que não são passíveis de correção.  Por isso, uma boa carteira de fornecedor de alimento diminui as preocupações e proporciona confiança às negociações.

Ter todos os envolvidos trabalhando em sintonia para atender padrões de qualidade, as exigências do mercado e as expectativas dos consumidores é o cenário ideal para fornecer um produto conforme e, consequentemente, aumentar as margens de lucros da empresa.

Como resultado, otimizam-se custos, evitam-se perdas, avarias, desperdícios e, principalmente, falhas que podem colocar em cheque vendas, certificações, e até mesmo o próprio negócio.  

 

Como investir na qualificação de fornecedores na cadeia produtiva dos alimentos

Para que a qualidade dos produtos seja mantida ao longo de toda a cadeia produtiva dos alimentos, a avaliação constante dos fornecedores é imprescindível.

Esse processo de qualificação de fornecedores vem ganhando agilidade e precisão conforme as tecnologias vão avançando. Hoje em dia, nas indústrias alimentícias com processos automatizados de inspeção de qualidade, essa etapa é incluída nas rotinas por meio do uso de sistemas especializados e personalizados às necessidades do negócio.

A cada inspeção realizada em checklists digitais, os envolvidos no processo, como o analista e o gestor de qualidade,  recebem informações em relatórios com dados em tempo real  e podem criar planos de ação com medidas corretivas caso encontrem algo fora do previsto.

Isso é essencial para aprimorar a relação com os fornecedores e definir os melhores padrões de qualidade nas entregas. Pontuamos alguns fatores que você precisa considerar quando falamos em sistemas digitais e tecnologia para otimizar a qualificação de fornecedores:

  • Invista em ferramentas de rastreabilidade para identificar eventuais falhas e ter amplo controle da cadeia agroalimentar;
  • Trabalhe com checklists digitais para dar eficiência e agilidade às tarefas de inspeção, otimizando o tempo das equipes;
  • Faça uma gestão inteligente dos indicadores da indústria de alimentos, de modo a identificar gargalos e estabelecer padrões de sucesso;
  • Tenha parâmetros e critérios claros no processo de avaliação dos fornecedor de alimento para o seu negócio;
  • Conte com a ajuda de especialistas para escolher sistemas digitais compatíveis com as particularidades da sua empresa.

Observando esses aspectos, você certamente conseguirá fazer uma Gestão de Qualidade e Segurança mais alinhada às expectativas de crescimento do seu negócio.

Contar com a disponibilidade de dados e fazer disso um acordo de aperfeiçoamento em conjunto com os fornecedores propicia entregas sempre alinhadas e cada vez mais qualificadas para o consumidor. Ou seja, todos saem ganhando!

Quer saber mais sobre gestão de fornecedores na indústria de alimentos? Veja o que você deve levar em conta para construir as melhores relações de parceria