Conceitos da qualidade: tudo o que você precisa saber

Os conceitos da qualidade foram iniciados e introduzidos no Japão, pelo estatístico W. E. Deming, logo após a segunda guerra mundial a convite da empresa japonesa Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE). Desde então, esses conceitos de qualidade vem agregando valor para inúmeras empresas em todo o mundo.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa, de maneira que atenda às exigências definidas pela ISO e, é claro, pelos seus clientes.

Não pode ler neste momento,  que tal ouvir este post e aprender tudo sobre os conceitos da qualidade? Basta clicar no player abaixo!

 

Para compreender um pouco mais sobre qualidade, neste post, abordaremos conceitos do Sistema de Gestão da Qualidade que são fundamentais:

1 -Inspeção da Qualidade:

A Inspeção da Qualidade é o último ponto a ser definido no Sistema de Gestão da Qualidade, mas na prática, no dia a dia, é o primeiro a ser analisado.

O que é:

É o ato de inspecionar todos os parâmetros exigidos pela gestão interna da qualidade e legislações vigentes. Ela ocorre por meio da observação e julgamento do produto ou processo, baseadas em parâmetros preestabelecidos.

Essa Inspeção, geralmente se dá por meio da utilização de checklist, para que nenhuma informação passe despercebida.

Ao final da Inspeção, é necessário que seja feito um plano de ação para as não conformidades encontradas, e assim, manter o padrão de qualidade estabelecido, seguindo para o Controle da Qualidade.

2 – Controle de qualidade

O Controle da Qualidade está diretamente  relacionado com as Inspeções realizadas nos produtos e processos. 

É aqui, no Controle da Qualidade, que será pré-estabelecido quais serão os critérios analisados durante as Inspeções, assim como, os Planos de Ação para cada possível não conformidades encontradas durante a Inspeção. Assim, ao se deparar com uma não conformidade, já estará definido quais serão os próximos passos a serem seguidos.

Ou seja, os checklist que são aplicados lá na Inspeção, são construídos aqui.

As medições realizadas durante o controle de qualidade tornam-se entradas para o processo de Garantia da Qualidade.

3 – Garantia da qualidade

Quando pensamos em garantir algo, podemos já pensar em certificação.

E como podemos certificar que o seu padrão de qualidade está sendo atingido?

Por meio de auditorias internas. Isso mesmo, auditar cada processo já estabelecido dentro do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

A garantia da qualidade tem como foco corrigir as não conformidades apontadas no controle de qualidade, e por sua vez, determinar se os produtos entregues estão de acordo com as políticas determinadas pela empresa.

4 -Gestão da Qualidade:

É a parte final de todo o processo de qualidade, é o elo entre o Controle e a Garantia da Qualidade, e consiste na análise de todos os dados gerados pelas etapas anteriores, inspeções, não conformidade, planos de ação e relatórios de auditoria. 

Essa análise decorre da coleta, organização e ordenação dos dados que dá a eles significado e contexto, possibilitando à alta direção quantificar, medir e garantir a eficiência de cada um desses processos.

Essa análise é baseada no acompanhamento de indicadores.

Em resumo, a Gestão da Qualidade é a coordenação das atividades dos processos de produção e serviços para que sejam desempenhadas com qualidade.

Esse gerenciamento visa obter excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos, tendo em mente que as dimensões da qualidade podem ser compreendidas como desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.

conceitos-da-qualidade

Percebeu como cada etapa do processo está ligada a outra, uma sendo pré-requisito da próxima?

Em outro post, citamos a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) como uma das etapas da Gestão da Qualidade. Mas, para que um SGQ garanta excelentes resultados para o seu negócio é essencial que a equipe pratique e dê seguimento aos 7 princípios da qualidade:

  • Foco no cliente

    O cliente é parte interessada do seu negócio e desenvolver produtos e serviços pensados para eles é uma estratégia vital para o crescimento de qualquer empresa. Uma boa prática para esse princípio da qualidade é bastante simples: acorde na negociação as necessidades dos clientes, trate como requisitos fundamentais a serem cumpridos e realize inspeções de qualidade com ajuda de Fichas Técnicas (padrões estabelecidos na negociação).

  • Liderança

    A liderança é a capacidade de conduzir uma equipe de forma tática e direcionada para que o time realize suas tarefas com qualidade. Uma boa liderança possibilita o engajamento e o comprometimento dos colaboradores, assegura que todo o time esteja alinhado com os propósitos da empresa.

  • Comprometimento das pessoas

    A participação e comprometimento de todos, inclusive dos membros da alta gestão, contribui para um Sistema de Gestão da Qualidade eficaz. Colaboradores capacitados compreendem a importância da qualidade em suas atividades, dessa forma, estão habilitados e preparados para alcançar as metas estabelecidas. Por isso, a cultura da qualidade precisa fazer parte da rotina das empresas.

  • Abordagem por processos

    Esse princípio está diretamente relacionado com o conhecimento, a forma como uma empresa gerencia seus processos e como alcança seus resultados previamente planejados. Esse método é fundamental para o bom andamento e excelência de um SGQ, pois o nível de perfeição de um produto ou serviço dependerá da qualidade do gerenciamento dos processos.

  • Melhoria Contínua

    O aperfeiçoamento contínuo de serviços e produtos pode e deve ser empregado à cultura organizacional. O propósito da melhoria contínua é aprimorar a satisfação dos stakeholders, pois quanto mais a empresa se empenhar em melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços, mais valor entregará para seu cliente.

  • Gestão de relacionamento

    Estabelecer um bom relacionamento com as partes interessadas como, por exemplo, os fornecedores, é muito importante para identificar necessidades e evitar riscos que impactem as estratégias de negócio. Construir relacionamento com as partes interessadas favorece o senso de responsabilidade no que tange ao crescimento organizacional.

  • Tomada de decisão baseada em fatos

    A tomada de decisão baseada em informações, permite a segurança e eficiência das ações tomadas, pois com o auxílio de indicadores de desempenho é possível analisar quais fatores estão contribuindo com bons resultados e o que precisa de maior atenção e pontos de melhoria.

gestao-da-qualidadeOs conceitos da qualidade são fundamentais e devem ser vistos como estratégia de negócio. De nada adianta ter certificações e não aplicar esses conceitos no dia-a-dia da empresa.

Atrelados aos objetivos de negócio, os conceitos de qualidade trazem vantagens como o aumento da competitividade, organização e excelência nos processos de produção, resultando na potencialização dos resultados.

Que tal se aprofundar mais no assunto de gestão da qualidade e saber como aplicar no seu dia-a-dia. Hélio Nishimura, especialista em qualidade, apresenta boas práticas e insights para otimizar os processos de Gestão da Qualidade:

 

 

 

+Conteúdos

Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e desenvolvemos a Academia PariPassu, repleta de conteúdos para você dominar o mercado.