Login Peça um Orçamento

Checklist indústria de alimentos: as vantagens de usar a tecnologia

Usar um checklist na indústria de alimentos confere mais segurança, e atesta o cumprimento dos processos e a integridade dos produtos. Existem normas e leis que precisam ser seguidas rigorosamente para evitar problemas — de saúde e legais —, e o checklist apoia essas adequações. Como isso é feito na sua indústria de alimentos e bebidas?

Se a sua equipe precisa preencher formulários ou planilhas à mão, ou se utiliza uma solução que não é especializada e completa como o CLICQ, faça uma pausa rápida no seu dia. Você precisa ler este artigo para conhecer a fundo uma tecnologia capaz de transformar sua operação!

 

O que é um checklist para indústria de alimentos?

Um checklist para indústrias de alimentos é uma lista com as principais tarefas e os processos padronizados que devem ser verificados. Trata-se de um documento que pode ser digitalizado e consultado pelo profissional responsável para averiguar as conformidades. 

Assim, caso haja algo fora do padrão, deverá ser sinalizado no checklist para que a gestão possa analisar e fazer as devidas melhorias quando necessário. Os checklists podem ser no papel, em planilhas de Excel ou em softwares de checklist como o CLICQ.

Através do CLICQ você pode gerar checklists personalizados para  o seu negócio aproveitando diversas funcionalidades como a inclusão de fotos, acesso ao histórico e visualização de relatórios que tornam o processo mais eficiente e ágil.

>> Leia também: Automação do Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos



Benefícios de utilizar checklists digitais nos processos de qualidade

É de se imaginar que automatizar checagens, auditorias e inspeções pode mudar para melhor os procedimentos de qualidade na indústria de alimentos, não é mesmo? A tecnologia tem sido cada vez mais notada pelo segmento e a agilidade é uma das vantagens trazidas por ela.

Temos números que comprovam isso: é possível reduzir o tempo das inspeções e tabulação de dados em até 75% com um sistema de controle. O ganho foi constatado pela Coop, a maior cooperativa de consumo da América Latina, durante a automação das rotinas de inspeção.

Quem trabalha com alimentos — principalmente (frutas, legumes e verduras (FLV) — sabe o quanto essa economia de tempo é algo precioso. Quanto mais ágeis os trabalhos, menores as chances de ocorrer perdas de produtos perecíveis durante o processo ou sejam comprometidos de alguma forma. 

Esse é apenas um dos benefícios proporcionados pelo CLICQ na gestão da qualidade. Confira outras vantagens nos tópicos abaixo!

 

Alimento com mais qualidade

Já que falamos um pouco sobre isso no parágrafo anterior, vamos explorar mais alguns fatos que mostram o quanto os recursos tecnológicos favorecem a entrega de um bom produto ao consumidor final. 

Seguir um padrão de fichas técnicas, com referências e parâmetros definidos para avaliação, elimina a subjetividade durante as inspeções. Uma ferramenta como o CLICQ traz mais alinhamento e permite o acompanhamento de indicadores de qualidade em tempo real. 

 

Gestão e prevenção de perdas

Trabalhar medidas efetivas para conter o desperdício de alimentos na cadeia de distribuição é um desafio. Segundo o levantamento Food Waste, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil descarta 60 quilos de alimentos por pessoa a cada ano. Estima-se que, no mundo, 14% da produção se perde entre a colheita e o varejo

São números impactantes, especialmente frente a situações de dificuldades na produção agrícola com as mudanças climáticas e incertezas econômicas.

Os recursos do CLICQ contribuem para melhorar esse quadro, permitindo a gestão e prevenção de perdas a partir de:

  • modelos de fichas técnicas personalizadas;
  • emissão de relatórios com um panorama geral dos produtos em interfaces amigáveis;
  • avaliação frequente de fornecedores com notas para classificar a evolução dos níveis de serviço.

Automatizar o checklist na indústria de alimentos viabiliza o controle em tempo real da operação, com identificação da origem e recorrência das perdas e oportunidade para desenvolver planos de ação.

 

Facilidade para processos de auditoria e certificações

São várias as possibilidades de certificação para legitimar o controle de segurança de alimentos. Passar por essa validação, porém, pode ser demorado e confuso quando não há consolidação das informações exigidas para as comprovações. Sem contar que os riscos de perder dados importantes no caso de registros manuais é muito grande!

Um sistema como o CLICQ torna tudo mais prático. A disponibilidade de informações das inspeções (na web ou no aplicativo) descomplica as auditorias. 

Dessa forma, fica muito mais fácil mostrar que a indústria de alimentos atende todas as exigências de padrões de qualidade — que, a propósito, são muitas, sobretudo em certificações internacionais — na hora de obter um certificado.

 

Agilidade para reverter não conformidades

Com modelos personalizáveis de Procedimento Operacional Padrão (POPs), armazenamento de todos os dados e históricos das operações, a detecção de não conformidades é mais rápida. Sem contar com a precisão para identificar ocasionais problemas.

Na ausência de um sistema como o CLICQ, seria necessário reunir milhares de informações e papéis para entender em que momento algum procedimento saiu do padrão. Com a tecnologia, isso pode ser feito em questão de minutos.  

A economia de tempo resulta em menos perdas de alimentos e em mais eficiência operacional!

 

Automação para processos de qualidade

Os checklists automatizados contribuem para uma gestão de qualidade mais otimizada, afinal, possibilita a constância e a padronização com muito mais praticidade e agilidade. Além disso, é possível observar a redução de erros já que há menos intervenção humana nesse processo.

Por outro lado, a automação também melhora o monitoramento contínuo. Isso significa que qualquer desvio das normas de qualidade pode ser detectado e corrigido com mais agilidade, evitando prejuízos e riscos à sua indústria de alimentos.

 

Checklist indústria de alimentos: funcionalidades do CLICQ

Os ganhos que abordamos nos tópicos acima estão relacionados a funcionalidades que colocam o CLICQ em destaque quando o assunto é checklist na indústria de alimentos. Vamos entender por que essa tecnologia facilita tanto os registros da operação?

Confira a lista do que o CLICQ oferece: 

  • padronização de fichas técnicas;
  • sugestão de planos de ação ao identificar uma não conformidade (o plano de ação deve ser configurado anteriormente pelo próprio cliente);
  • monitoramento em tempo real dos dados da operação;
  • configuração das inspeções de acordo especificidades de cada fornecedor;
  • checagens a partir de Procedimentos Operacionais Padrão customizados de acordo com cada indústria e as Boas Práticas de Fabricação (BPF);
  • acompanhamento das rotinas de qualidade em todo o caminho percorrido por cada lote de alimento. 

Todos esses recursos estão transformando a realidade de equipes e gestores de qualidade nas indústrias de alimentos. 

 

CLICQ: sistema para automação da Gestão da Qualidade

O Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), é o país que lidera a produção e exportação de suco de laranja no mundo. A Natural One faz parte das indústrias que compõem esse índice, e envia seus sucos para Ásia, Europa e Estados Unidos.

Para tornar isso possível, foi preciso assegurar a qualidade do produto com uma gestão da qualidade rigorosa. Junto à capacitação da equipe e consultorias externas, a Natural One implantou o Checklist Inspeção e Controle de Qualidade (CLICQ).

A solução permitiu a mensuração efetiva da qualificação dos fornecedores e a garantia do atendimento de manejo de campo nos padrões pretendidos pela fabricante. Em oito meses, a nota de auditoria dos fornecedores aumentou 126%.

>> Confira a História de parceria da PariPassu com a Natural One.

Resultados assim, além de muitas outras vantagens detalhadas no case da Natural One, podem ser alcançados pela sua indústria, também!

Fale com um dos nossos especialistas e comece agora a Gestão da Qualidade na sua indústria!