Confira os benefícios da rastreabilidade de alimentos para a sua empresa

Se preferir, ouça este post ao invés de ler. Clicando no player abaixo você irá compreender a importância da rastreabilidade de alimentos e como sua empresa pode se beneficiar com essa solução estratégica.

A rastreabilidade de alimentos surgiu devido à necessidade de saber a localização de determinado produto na cadeia logística. Este conceito representa a capacidade de recuperação do histórico ou da localização de um produto, através da impressão de números de identificação.

Isto é importante porque as empresas e autoridades em vários mercados ao redor do mundo têm interesse em estabelecer sistemas para monitorar e rastrear os produtos nos diferentes pontos da cadeia de abastecimento.

“A rastreabilidade pode ser compreendida como a “habilidade de seguir a movimentação de um alimento por estágios específicos de produção, processamento e distribuição.” (FAO, 2008)

Por que rastrear?

Existem dois aspectos básicos que impulsionam a rastreabilidade: atendimento à legislação e inovação.

As regulamentações legais para a segurança do alimento, a exemplo da RDC 24 de 2015 para recall de alimentos, gradativamente, evoluem para melhores controles sobre potenciais riscos à saúde da população. A rastreabilidade permite identificar os processos e o caminho do alimento, permitindo agilidade e assertividade para ações de correção.

Rastreabilidade de alimentos

A inovação é o outro aspecto associado à rastreabilidade, pois possibilita à cadeia de abastecimento compartilhar a história do alimento, entregando, caso deseje, informações como por exemplo:

  •  Origem e trajeto percorrido pelo alimento.
  • Características nutricionais;
  • Informações acerca da produção (plantio, colheita, defensivos)
  • Informações de armazenamento;
  • Certificações e selos de qualidade;

A rastreabilidade permite conectar a cadeia produtiva de alimentos, do campo à mesa, possibilitando a comunicação entre os elos, como avaliações e comentários feitos pelo consumidor final, através de aplicativos para a leitura do código de rastreamento do produto.

A rastreabilidade de alimentos passa por todas as etapas da cadeia produtiva e é muito mais que a impressão de uma etiqueta para identificação de um produto.

fluxo_rastreabilidade

Os registros ordenados e estruturados oriundos dos processos controlados pela rastreabilidade de alimentos, apoiam a gestão dos negócios, trazendo clareza para indicadores de sucesso.

Principais vantagens competitivas

1. Relacionamento com fornecedores:

A rastreabilidade é um aspecto considerado relevante para a qualificação do produto e serviço.

2. Gestão de estoque e oferta

Agilidade nos processo de envio e recebimento dos produtos e controle dos preços de compra e venda.

3. Padrões de identificação

Adequação aos padrões mundiais de identificação (GS1) e especificações dos supermercados.

4. Valor agregado ao produto

Diferenciação na gôndola com informação da origem do produto.

5. Segurança e qualidade do alimento

Informações referentes à origem e produção do alimento, contribuindo para os ajustes dos processos de produção e controle de qualidade.

6. Conexão com o consumidor final

A avaliação e comentários sobre o produto feitos pelo consumidor final.

Como funciona

A rastreabilidade permite o registro das informações relativas às origens e destinos dos produtos através de um código de rastreabilidade único para cada lote comercializado. Este código acompanha o alimento em toda a cadeia de abastecimento, podendo ser consultado, a qualquer momento, por todos os elos envolvidos no processo.

A rastreabilidade tem uma importante contribuição na identificação de problemas na cadeia produtiva de alimentos e na agilidade dos processos de recall de alimentos.

Utilizar um sistema de rastreabilidade é uma ferramenta interessante para a sua empresa, pois garante o controle total sobre a complexidade de informações e dados na operação do seu negócio, independente do tamanho e do volume comercializado.

Um processo de rastreabilidade, realizado da forma correta, obedecendo todos os requisitos, é a aposta certa para o seu negócio atingir melhores resultados.

Quer compreender um pouco mais sobre a rastreabilidade de alimentos? Baixe agora o Guia Rápido da Rastreabilidade de Alimentos que elaboramos  para te ajudar a entender melhor como funciona a adoção de um sistema de rastreabilidade e quais os benefícios competitivos para o seu negócio apostar nessa estratégia.

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Programa RAMA: Como Funciona e Quais os Seus Benefícios?

    continue lendo
  • PariPassu

    Alimento com Propósito e a Rastreabilidade como agente de Desenvolvimento da Agricultura

    continue lendo