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4 motivos para utilizar o QR Code na gôndola do seu supermercado

Não pode ler no momento? Sem problemas, escute este player ou faça o dowload e escute quando puder para ficar por dentro do assunto!

Você já deve ter visto em algum supermercado uma embalagem que contenha um QR Code, como na imagem abaixo, não é mesmo? 

Esse código hoje em dia é muito utilizado em embalagens de produtos para que os consumidores obtenham diversas informações sobre a mercadoria. 

Vamos conhecer mais sobre essa tecnologia?

Nesse blog post você vai aprender sobre:

  • O que é o QR Code;
  • 4 Motivos para a utilização do QR Code;
  • Benefícios da rastreabilidade. 

Vamos lá?

Você sabe o que é QR Code?

QR Code ou código de resposta rápida é uma evolução do código de barras. Ele é constituído por caracteres decodificados em uma imagem quadrada e esses caracteres representam um código bidimensional (2D), em que é possível colocar informações tanto na horizontal quanto na vertical ou até mesmo um conteúdo exclusivo, já que possui alta capacidade para armazenamento de dados.

Esse código é muito utilizado por câmeras de celulares. A câmera do celular funciona como um leitor digital que traz a informação de maneira rápida.

Originalmente o QR Code foi desenvolvido para utilização na indústria automobilística, a fim de rastrear veículos durante o processo de fabricação. Hoje em dia, ele é amplamente difundido e até mesmo utilizado para rastrear alimentos como frutas, legumes e verduras (FLV).

Agora que você já sabe o que é o QR Code confira a seguir os 4 motivos para utilizar ele em sua gôndola do hortifrúti. Não deixe de ler!

4 motivos para utilizar QR Code na gôndola do hortifrúti

1 – Conformidade com a legislação

De acordo com a instrução normativa 02/2018, os produtos vegetais frescos ou seus envoltórios, como: caixas, sacarias e demais embalagens devem estar devidamente identificados de forma a facilitar o acesso pelas autoridades fiscais aos registros e documentos obrigatórios. Para os produtos embalados é obrigatório seguir também a legislação de rotulagem.

Essa identificação pode ser realizada por meio de etiquetas impressas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code, ou qualquer outro sistema que permita identificar os produtos vegetais frescos de forma única e inequívoca.

Os registros obrigatórios e documentais para os supermercados são:

Informações sobre o Produto Vegetal

  • Nome do produto vegetal;
  • Variedade ou cultivar;
  • Quantidade recebida do produto;
  • Data do recebimento;  
  • Lote.

Informações sobre o Fornecedor

  • Nome ou Razão social;
  • CPF, IE ou CNPJ ou CGC/MAPA;
  • Endereço completo (quando localizado em zona rural, coordenada geográfica ou CCIR). 

Além disso, também é exigida a nota fiscal de compra ou documento correspondente.

Atenção: existem legislações estaduais que solicitam a identificação do produto a granel nas gôndolas do hortifrúti, mesmo que essa informação não esteja exposta ao consumidor final. Contudo, indicamos que seja passada ao consumidor também, por motivos que serão citados logo abaixo no texto.

Com a implementação de um sistema de rastreabilidade você terá acesso facilitado a todas essas informações no momento em que precisar. 

Leia mais em: Os benefícios da rastreabilidade de alimentos em supermercados.

2 – Valorização do produto com QR code no supermercado

Aos olhos do consumidor, um produto com sua origem identificada e de fácil acesso se torna muito mais atrativo, principalmente nesse momento de enfrentamento ao COVID-19, em que ocorrem mudanças de hábitos. Afinal, o consumidor está muito mais atento à qualidade e confiabilidade que o produto alimentício traz em sua forma de cultivo e produção.

Com a chegada da pandemia as vendas de frutas, legumes e verduras (FLV) aumentaram cerca de 24% durante o período e já estão entre os produtos mais procurados nos supermercados.

Segundo especialistas, estamos vivenciando um momento de transição, onde nos encaminhamos para um período em que será priorizada a segurança do alimento (food safety), que significa o cuidado e a importância que uma empresa tem com  a qualidade e sanidade do alimento produzido. 

Saiba mais em: Segurança alimentar e segurança de alimentos: entenda a diferença.

Por isso, se a sua loja oferecer produtos de confiança, que tenham sua origem identificada por meio da rastreabilidade e ofereçam qualidade, você já estará na frente! 

Utilize o QR Code na gôndola como forma de agregar valor ao produto que o seu supermercado oferece. Essa é uma maneira de fidelizar o novo cliente. Eu, por exemplo, adoro comprar o meu mamão para o café da manhã em um supermercado que eu sei que terá a marca de minha confiança. E é através do QR Code exposto na gôndola que eu consigo saber a procedência da minha fruta e entender mais sobre sua origem e produção.

Utilize a tecnologia a favor do seu negócio e traga ainda mais vantagens para o seu cliente!

3 – Transparência para o consumidor

Ao utilizar o QR Code na gôndola do seu supermercado você passa transparência para o consumidor, que ficará muito mais confiante em comprar no seu estabelecimento.

Além disso, com o QR Code o seu cliente pode acessar dados como: origem, caminho percorrido pelo alimento e também, informações que o produtor adicionar, como descrição e imagens.

A transparência gera credibilidade para o seu supermercado!

4 – Layout da gôndola

O layout da gôndola do seu supermercado influencia muito na hora da compra do consumidor, portanto pensar em um layout que evidencie sua qualidade e transparência é fundamental.

Abaixo confira algumas dicas  para destacar o setor hortifrúti com a etiqueta QR Code e reforçar a entrega de valor e transparência que o seu supermercado tem com o consumidor.

Leia mais em: A Importância da Exposição do Hortifrúti no Layout do Varejo

Mais benefícios da rastreabilidade para o seu supermercado

Outro benefício muito importante de se ter a rastreabilidade implementada em seu supermercado é pelo processo de recall. O recall é um processo de recolhimento de produtos que apresentaram alguma não conformidade e podem causar algum dano ao consumidor final.

Para conseguir fazer esse procedimento com maior exatidão e rapidez é necessário ter implementada a rastreabilidade. 

Com a rastreabilidade automatizada você consegue obter os dados do seu fornecedor e das quantidades adquiridas da mercadoria de forma rápida e prática. A automatização auxilia muito nesse processo, você pode conferir mais sobre Recall de alimentos em nosso e-book.

Outros textos relacionados para você em nosso blog

Espero que tenha gostado! Compartilhe o texto e releia quando precisar.

Agora que já sabe a importância de utilizar QR Code nas gôndolas do seu supermercado, se quiser implementar um sistema de rastreabilidade, conte conosco. fale com um de nossos especialistas em varejo!

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