Login Peça um Orçamento

4 dicas para melhorar a gestão no agronegócio

Sabemos que o agronegócio é um segmento essencial para a economia do país. Especialmente no contexto dos avanços tecnológicos, esse segmento se mantém em constante evolução, pois as novas ferramentas permitem produzir com mais qualidade e melhorar a gestão no agronegócio de forma geral. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

 

Todo trabalho administrativo demanda boas práticas de gestão, sobretudo quando se trata de manter a qualidade e a segurança dos processos. A seguir, listamos 4 dicas para acertar em cheio nessa tarefa no agronegócio. Confira!

1. Capriche no planejamento agrícola

Um planejamento criterioso é essencial para que o gestor tenha total controle dos processos internos, de modo a definir bem as prioridades, direcionar corretamente as equipes e monitorar os resultados com um bom nível de acurácia.

O ideal é elaborar um planejamento agrícola de curto, médio e longo prazo, estabelecendo os objetivos de cada fase e definindo com clareza o percurso necessário para alcançá-los. Tenha em mãos indicadores como: fluxo de caixa, investimentos prioritários, custos por etapa, entre outras informações cruciais para uma gestão estratégica.

2. Mantenha sua equipe bem treinada

Pouco adianta traçar um plano de gestão completo se ele for inacessível às equipes. Portanto, procure manter os colaboradores sempre alinhados e atualizados frente às demandas e prioridades da empresa.

Invista em treinamentos específicos sempre que adotar novas ferramentas de trabalho e certifique-se de ouvir sua equipe. Afinal, os colaboradores conseguem enxergar gargalos operacionais que muitas vezes podem passar despercebidos aos olhos do gestor.

3. Trabalhe com indicadores confiáveis

Vivemos em plena era do Big Data, na qual o trabalho com dados estratégicos se tornou decisivo para atingir resultados expressivos. Isso vale para qualquer área de atuação. No segmento agrícola, o uso dos indicadores está bastante relacionado à qualidade da safra, tendo em vista que é possível coletar e monitorar em tempo real informações que interferem diretamente na gestão no agronegócio.

Um exemplo são os dados relacionados à safra em si, que auxiliam na gestão da propriedade agrícola por meio do controle de insumos, planejamento de tarefas, definição de padrões de operação, entre outras demandas.

4. Conte com ferramentas digitais

É muito difícil fazer uma gestão estratégica contando somente com o olhar técnico de um supervisor. O auxílio das ferramentas digitais é importantíssimo do ponto de vista da organização dos processos e, principalmente, da assertividade das operações

Afinal, ao trabalhar com a tecnologia, o gestor ganha a confiabilidade dos dados e evita que falhas humanas comprometam os resultados.

É possível, por exemplo, substituir o velho caderninho de campo por uma versão digital. Isso poupa um tempo considerável que seria gasto no repasse das informações para o computador e mantém as informações em uma base centralizada, segura e de fácil acesso por todos os membros da equipe.

Saiba mais sobre planejamento agrícola e veja como reduzir perdas pós-colheita com o auxílio de ferramentas tecnológicas!

As vantagens da digitalização

Já demos algumas pistas sobre os benefícios de digitalizar processos de gestão no agronegócio. Além de trabalhar de forma mais racional e livre de improvisos, o gestor otimiza também o tempo operacional das equipes, de modo que os colaboradores possam focar em outras demandas prioritárias.

Como os processos internos estarão digitalizados, sobrará tempo para aquelas demandas em que o fator humano é realmente imprescindível. Isso resulta em uma operação muito mais criteriosa de ponta a ponta na cadeia de alimentos, elevando ao máximo a qualidade dos produtos que chegam às mãos do consumidor final.

Para as operações no campo, por exemplo, os cadernos de campos digitais são um investimento certeiro. Esse tipo de ferramenta permite que o gestor tenha total controle do fluxo de trabalho, incluindo apontamento de manejos, insumos e defensivos.

>> Conheça o Rastreador do Campo da PariPassu

A digitalização desses processos favorece uma gestão transparente e estratégica, baseada nos indicadores da rastreabilidade de culturas e produtos. Assim, os produtores poderão se adequar com facilidade às normas legislativas e fazer um controle de qualidade mais assertivo.

Entre as principais vantagens que a digitalização traz para a gestão no agronegócio, podemos destacar:

  • gestão efetiva de custos com insumos;
  • avaliação do tempo de produtividade das equipes;
  • acompanhamento de tarefas, datas e prazos;
  • planejamento de safra e manejos de campo e insumos;
  • controle do período de carência dos defensivos;
  • controle de parcerias e fornecedores.

Todos esses benefícios culminam em uma operação mais eficaz, confiável e focada na replicação de padrões de sucesso, de modo que o gestor possa traçar metas cada vez mais promissoras no agronegócio.

Gostou da ideia? Fale com um especialista e conheça as ferramentas digitais da PariPassu como o Rastreador do Campo!