Login Peça um Orçamento

Principais inovações tecnológicas no campo e suas vantagens

Monitoramento do clima, controle efetivo de ervas daninhas e mais precisão na tomada de decisões. Essas são algumas vantagens de adotar inovações tecnológicas no campo. Hoje em dia, existem diversas tecnologias que ajudam o produtor a ampliar sua capacidade de produção, elevar a qualidade dos produtos e atuar de forma mais sustentável.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Vale lembrar também que essas inovações tecnológicas no campo não são exclusividade de grandes produtores. Muitas delas estão ao alcance de pequenos empreendedores rurais e distribuidores, otimizando a cadeia de alimentos em larga escala para que o consumidor final tenha acesso a produtos de qualidade.

É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando a importância da tecnologia no campo e qual sua relação com a produtividade. Falaremos também de 4 inovações tecnológicas que você precisa conhecer para aprimorar o agronegócio, otimizando recursos e evitando desperdícios. Confira!

Inovações tecnológicas no campo e produtividade: qual a relação?

Não faz muito tempo que computadores sequer eram utilizados nas propriedades agrícolas do país. Atualmente, ainda que o cenário de modernização não tenha chegado a todos, muitos produtores rurais têm acesso às tecnologias básicas para condução da safra, gestão e controle da produção.

Ter acesso às inovações tecnológicas no campo é muito importante não só para gerir a safra em si, mas para dar suporte ao planejamento do produtor e estimular a produtividade. Se ele conta apenas com a própria memória ou anotações em papéis, por exemplo, pode acabar perdendo informações essenciais para planejar a condução da safra.

Nesse sentido, a modernização do setor agrícola é essencial para que os produtores possam organizar melhor os dados para tomar decisões mais estratégicas. Além disso, existem uma série de dispositivos inteligentes que possibilitam trabalhar com sensoriamento remoto, geolocalização e automação agrícola para aprimorar o controle de produção e garantir uma safra de mais qualidade.

A prevenção de perdas é mais uma vantagem do controle assertivo da produção. Veja 4 passos para reduzir as perdas pós-colheita e evitar prejuízos na safra!

4 inovações tecnológicas no campo para conhecer

O trabalho com Big Data e o uso de dispositivos inteligentes para conduzir a safra com mais rigor são destaques no cenário da tecnologia no campo. A seguir, listamos 4 soluções inovadoras que ajudam a democratizar as oportunidades nesse setor.

1. Drones e agricultura de precisão

Trabalhar com agricultura de precisão significa mapear e monitorar com sucesso áreas de cultivo rentáveis. Drones ou sensores fazem um trabalho preciso de captação de dados em tempo real que ajudam a compreender aspectos como propriedades do solo, germinação, quantidade de nutrientes e qualidade das sementes, entre outras informações relevantes para uma safra segura.

Esses dispositivos permitem que o produtor tome decisões mais ágeis em relação ao controle de ervas daninhas, por exemplo. Assim, ele poderá intervir para solucionar os problemas antes de se tornarem agravantes que tragam prejuízo.

O sensoriamento remoto na agricultura é muito eficaz também do ponto de vista das variações climáticas, ajudando o produtor até mesmo no manejo de insumos conforme os diagnósticos climáticos e de variabilidade do solo. Os espaços monitorados pelos drones podem ser acessados remotamente, com entrada rápida pelo smartphone, tablet ou computador.

2. Big Data e inteligência de dados

O Big Data está relacionado a praticamente todas as inovações tecnológicas no campo, tendo em vista que o grande pilar dessa prática é a utilização estratégica dos dados para tomar decisões mais inteligentes.

A gestão de indicadores é hoje uma das bases para a modernização do campo, pois possibilita que os produtores trabalhem de forma mais racional e menos intuitiva. Por meio da análise de dados, eles obtêm uma série de insights que ajudam a administrar melhor as etapas do plantio e colheita, por exemplo.

Vale lembrar que essas informações sempre estiveram presentes no cotidiano dos produtores rurais, mas agora eles têm dispositivos para utilizar os dados a favor da produção, identificando pontos de melhoria e replicando padrões de sucesso.

3. Equipamentos autônomos

Os avanços da tecnologia no campo têm muito a ver com o contexto da Quarta Revolução Industrial. Os chamados equipamentos autônomos, por exemplo, utilizam da inteligência artificial para operar em alta performance sem a necessidade de intervenções humanas.

Um exemplo são os tratores autônomos desenvolvidos nos Estados Unidos. Esses maquinários conseguem operar por 24 horas sem a necessidade de um motorista, contando ainda com outros recursos inteligentes que proporcionam máxima desenvoltura do equipamento.

Para você ter uma ideia da dimensão desse avanço, considere que o trator autônomo pode ser programado para deixar o pátio, ir até o talhão, realizar o trabalho e retornar à sede sem ocasionar acidentes. Tudo isso devido aos mecanismos avançados da inteligência artificial.

4. Softwares especializados e automação de processos

Embora os drones e maquinários inteligentes sejam algumas das inovações mais conhecidas quando se trata de tecnologia no campo, não podemos deixar de falar em ferramentas mais acessíveis que estão ao alcance dos produtores para otimizar a gestão da safra.

Hoje em dia, há muitos softwares simples e práticos de usar que facilitam desde o planejamento até a gestão financeira da produção.

Alguns softwares especializados, por exemplo, fazem a rastreabilidade de produtos para auxiliar no dia a dia de pequenos e grandes produtores. Assim, fica mais fácil manter o controle das operações, evitar perdas e aprimorar questões logísticas para que os produtos cheguem com segurança ao consumidor final.

Com o auxílio dessas ferramentas, também é possível monitorar com mais rigidez os gastos com insumos e materiais nas safras, de modo a fazer um controle financeiro mais assertivo. Todas essas informações são mantidas em total segurança nas plataformas em nuvem, o que evita a perda de dados importantes ou até mesmo o vazamento de dados sigilosos.

Os dispositivos inteligentes são, portanto, alternativas muito seguras às tradicionais planilhas, checklists ou blocos de papel. Além de centralizarem a base de informações do produtor para facilitar a gestão dos indicadores, esses dispositivos automatizam uma série de tarefas operacionais que antes eram feitas de forma manual. Assim, a rotina ganha mais fluidez e as equipes ganham tempo para se dedicarem a outras prioridades.

Resumimos as principais vantagens de contar com softwares especializados para uma gestão de qualidade efetiva na cadeia de alimentos:

  • Dispensam planilhas de papel, evitando assim perda de dados ou mesmo erro nos registros devido a falhas humanas;
  • Permitem acesso remoto e rápido à base de dados do negócio, com checklists diários, histórico de inspeções, entre outros registros importantes;
  • Dão agilidade aos processos operacionais, como as tarefas de inspeção de qualidade ou rastreamento;
  • Geram relatórios personalizados para facilitar a gestão de indicadores do negócio e fundamentar os processos decisórios do gestor;
  • Reúnem planos de ação e workflow conforme as necessidades de cada instituição, organizando assim todo o fluxo de trabalho das equipes.

Por que investir em inovações tecnológicas no campo 

Vimos que o investimento em tecnologia no campo vem consolidando seu espaço na agenda do agronegócio. Afinal, produtores já perceberam o quanto as ferramentas digitais aprimoram a condução da safra e a gestão da produção.

Isso é vantajoso para toda a cadeia de alimentos, pois o uso da tecnologia no campo otimiza o tempo do produtor, evita desperdício por perdas, favorece a logística de distribuição e ajuda a manter um controle de qualidade mais rigoroso na outra ponta.

Esses dispositivos aperfeiçoam a gestão de qualidade por meio do trabalho com a inteligência de dados que, como mostramos nos tópicos anteriores, é o grande pilar das inovações tecnológicas no campo.

Ao contar com o suporte desses dispositivos, o gestor terá sempre em mãos os registros da operação em tempo real, como nota de fornecedores, avaliação de parcerias, histórico de operações, classificação da inspeção, entre outros dados essenciais para elevar o padrão de qualidade na cadeia alimentícia.

Inovações tecnológicas: aliadas da gestão e produção

Utilizando soluções inteligentes, os produtores e distribuidores conseguem superar com eficácia um dos grandes desafios da cadeia de alimentos: a gestão adequada dos indicadores de qualidade. Outro ganho efetivo é em relação à otimização do tempo operacional das equipes, tendo em vista que as inovações tecnológicas no campo automatizam processos internos e aceleram protocolos padrões.

Nesse âmbito, há um certo receio dos gestores quanto à utilização de maquinários inteligentes e softwares especializados, no que diz respeito à substituição do trabalho humano. Porém, essa preocupação não se sustenta, tendo em vista que o principal objetivo do uso da tecnologia no campo é agregar, e não substituir.

Trata-se, portanto, de um esforço coletivo para aliar fator humano e inteligência artificial para promover uma simbiose entre máquinas, processos e pessoas. Os ganhos, como vimos ao longo desse conteúdo, vão muito além da prevenção de perdas e do uso racional de recursos.

Contar com suporte tecnológico no agronegócio significa também otimizar o trabalho do pequeno empreendedor, promover a sustentabilidade e entregar resultados cada vez mais satisfatórios em termos de controle de qualidade e segurança de alimentos.

Se você deseja transformar processos com o auxílio da tecnologia no campo, fale com um de nossos especialistas e entenda como nossas soluções inteligentes podem te ajudar