Login Peça um Orçamento

Tecnologia no campo e qualidade de alimentos: qual a relação?

O agronegócio vem se beneficiando de muitas formas com os avanços da tecnologia no campo. Novas soluções e propostas ajudam a trazer mais agilidade e praticidade na rotina de trabalho, além de otimizar os processos da cadeia alimentar.

Nesse sentido, é possível ter uma gestão mais eficiente e potencializar a produção, seja com o uso de equipamentos e máquinas ou mesmo inteligência artificial em softwares, por exemplo. Assim, garantir a qualidade dos alimentos fica muito mais fácil com o uso da tecnologia no campo.

Para entender melhor essa relação, este conteúdo apresenta as principais tendências do setor e mostra como a qualidade dos alimentos pode ser ainda melhor quando se recorre à tecnologia. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura!


Tecnologia no campo: quais as tendências do setor?

Quando falamos em tecnologia no campo é normal pensarmos inicialmente nas máquinas sofisticadas como tratores, colheitadeiras e semeadeiras. É claro que elas são parte das melhorias e contribuem enormemente para o uso de técnicas cada vez melhores.

No entanto, há diversas possibilidades para a tecnologia no campo que estão se expandindo cada vez mais. Entre elas estão aplicativos desenvolvidos para áreas específicas de atuação que tornam o trabalho cada vez mais moderno.

A seguir, conheça as principais tendências do setor.


Captação de imagens por drones

O uso de drones no agronegócio vem crescendo nos últimos anos. Com eles é possível captar imagens que ajudam a detectar doenças e problemas nas culturas, fazer monitoramento aéreo, além de apoiar a aplicação mais acurada de herbicidas e inseticidas.

Em fazendas de Minas Gerais, por exemplo, o equipamento tem sido usado em fazendas especialistas em gado de corte. Nesse caso, é feito o monitoramento do pasto através da análise das cores e degradê das imagens produzidas pelo drone. Outras possibilidades na pecuária são controle de pragas e qualidade do pasto, contagem de cabeças de gado, entre outras.


Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial pode tornar muitas tarefas agrícolas mais precisas.

Existem robôs capazes de fazer o acompanhamento das plantações e identificar o momento adequado para irrigação ou aplicação de fertilizantes. Também há opções que realizam contagem de hectares com mais eficácia, diminuindo as chances de erro. 


Automação de atividades

Outra tendência é a automação que permite o uso de máquinas independentes que ajudam a aumentar a produção agrícola. Com isso, há mais foco no esforço intelectual, sem necessidade de colocar um trabalhador para atuar durante todo o dia debaixo de sol, as máquinas podem fazer essa parte.

Leia também: Rastreabilidade e Controle de Qualidade


Aumento da qualidade de alimentos com a tecnologia

O que a tecnologia no campo tem a ver com a qualidade dos alimentos? Simples, ao usar as soluções como apoio na produção é possível minimizar os riscos, evitar desperdícios e garantir que o cliente receba um alimento de qualidade e seguro para consumo.

As soluções podem contribuir com situações como:

  • monitoramento à distância de máquinas agrícolas;
  • coleta de dados e informações sobre as produções;
  • mapa de geolocalização para acompanhar as informações;
  • relatórios e métricas para visualizar os resultados;
  • acompanhamento da rastreabilidade dos alimentos.

E não para por aí, existem muitas soluções interessantes que podem ser ideais para diferentes atividades no campo, facilitando a aplicação das boas práticas, otimizando os processo e aumentando a qualidade dos alimentos.


5 vantagens da tecnologia no campo

Conheça, a seguir, algumas vantagens de aplicar a tecnologia no campo.

1. Aumento da produtividade

Um dos benefícios da tecnologia no campo é aumentar a produtividade. Em muitos casos é possível expandir a produção sem precisar de mais área, apenas otimizando o espaço e recursos com o apoio da inteligência artificial.

2. Maior controle na gestão da propriedade

A cadeia produtiva é complexa e quanto mais controle sobre os processos, maiores as chances de sucesso. Com a tecnologia é possível uniformizar as tarefas, manter a integração dos processos e ter uma visão mais clara de toda a gestão.

3. Mais qualidade de alimentos 

Como já vimos, um dos benefícios da tecnologia no campo é o aumento da qualidade dos alimentos. Com mais tecnologia implementada na cadeia produtiva, fica mais fácil inspecionar a qualidade e garantir que todo o processo seja voltado à melhoria contínua.

4. Redução de custos e desperdícios

Outro benefício está na economia. Com processos mais otimizados é possível ter uma produção mais eficiente e econômica. Além disso, há diversas tecnologias que podem ser controladas remotamente, permitindo que o produtor acompanhe tudo sem estar presente fisicamente.

5. Implementação de processos mais sustentáveis

Por fim, a tecnologia também está ao lado da sustentabilidade, pauta importantíssima para o agronegócio, que apresenta grandes impactos ao meio ambiente. Nesse sentido, há soluções que buscam o melhor uso dos recursos naturais.

Agora que você já sabe mais sobre a tecnologia no campo, aproveite para conferir o infográfico Como reduzir perdas pós-colheita e conhecer passos para reduzir as perdas no packing house.