Login Peça um Orçamento

Packing House: o que é e como manter a qualidade das produções

Sabemos que muitas vezes um produto vendido in natura não tem um valor tão expressivo quanto o de um produto que passou por um processamento. Por isso, uma boa maneira de conseguir agregar valor às produções de frutas, legumes e verduras é o processamento ou beneficiamento desses alimentos.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Esses procedimentos não precisam ser complexos, como realizados em uma indústria de alimentos. Podem ser uma higienização ou a adição de uma embalagem, por exemplo. 

Tendo isso em vista, se você é produtor de alimentos e quer agregar valor à sua produção, uma boa saída é a realização de uma Packing House

Neste texto irei falar tudo sobre Packing House, como agregar valor à sua produção e como manter a segurança e qualidade dos seus produtos.

O que é uma Packing House

Packing House vem do inglês e quer dizer “casa de empacotamento” ou “casa da embalagem”, também conhecido como galpão, armazém ou até mesmo barracão. É nesse local onde serão realizados diversos processamentos aos vegetais recém colhidos.

Em uma Packing House pode-se realizar processos, como:

  • recebimento
  • pré-classificação e classificação
  • pré- lavagem e lavagem
  • corte
  • sanitização e enxágue
  • pesagem
  • selagem e etiquetagem (como Informação nutricional, de rasteabilidade)
  • paletização
  • armazenagem

Essas etapas podem variar de acordo com cada cultivar e suas necessidades. Após esses procedimentos, teremos um produto que é chamado de minimamente processado.

Segurança do alimento nas Packing Houses

Para que os processos mencionados sejam realizados de maneira adequada, prezando pela segurança do alimento, além de todo o cuidado no campo com as Boas Práticas Agrícolas (BPAs), é obrigatório que as Boas Práticas de Fabricação sejam cumpridas dentro dos armazéns.

Sobre esse assunto já temos um post aqui no blog que vai tirar todas as suas dúvidas:

>> [post] Boas Práticas de Fabricação: tudo o que você precisa saber

Assim como, temos um checklist com todas BPFs que você precisará cumprir para estar de acordo com a RDC 275/02:

>> [checklist] Implementação de Boas Práticas de Fabricação


Qualidade do alimento nas Packing Houses


Ao se tratar da qualidade do alimento, é necessário que tenha acompanhamento para cada uma das etapas anteriores. Prezar pela qualidade de sua mercadoria é fundamental para que seu negócio seja bem reconhecido e consiga realizar boas parcerias.

A etapa de classificação é necessária para averiguar se os vegetais colhidos estão de acordo com o padrão de qualidade solicitado pelo comprador. 

>> Confira este ebook completo sobre Gestão da Qualidade na prática e implemente um Sistema de Gestão da Qualidade na sua Packing House.

Sabe aquela fruta que tem um defeito leve?

Talvez ela possa ir para um cliente de indústria que irá processá-la e não  precisa seguir todo o processamento da Packing House, economizando tempo, matéria-prima e consequentemente capital. Para isso, é importante ter acordos bem estabelecidos com cada cliente.

Por esse motivo, a organização também será chave nesse processo. Para que isso aconteça, você pode utilizar ferramentas como checklists e fichas técnicas para te auxiliar.

Fichas técnicas

Saiba tudo sobre fichas técnicas nestes blogs posts:

- [post] A importância da ficha técnica de produto para o controle de qualidade

- [post] Ficha técnica de alimentos (FLV): especificações técnicas

Checklist

O checklist é uma ferramenta que apoia o controle da qualidade do seu estabelecimento. Com ele você faz listas de todas as etapas que não podem ser esquecidas e só após a realização da tarefa você marca que ela foi concluída. Porém, caso algo não esteja conforme, você deve marcar “não conforme” e assim realizar um plano de ação para essa não conformidade.

>> [post] Não Conformidade e Plano de Ação: entenda o que fazer

Você pode conferir um exemplo de checklist aqui:

>> [checklist] Implementação de Boas Práticas de Fabricação

Por fim, é importante ressaltar que ao investir em uma Packing House, você vai agregar valor ao seu produto, se destacará no mercado, reduzirá as perdas no pós-colheita  e terá um lucro maior ao considerar que estará entregando um produto com mais qualidade para seu cliente.