A importância da ficha técnica de produto para o controle de qualidade

Com certeza você já sabe da importância da padronização no processo de inspeção de qualidade em suas lojas. A utilização das fichas técnicas (FT) apoiam esse processo e tornam essas rotinas mais eficientes e automatizadas.

Processos diários de conferência, como inspeções de recebimento de mercadorias, muitas vezes podem gerar equívocos quando não são bem elaborados e executados. Uma ferramenta que auxilia nessa atividade é a ficha técnica de produto, por ser de simples produção e fácil aplicação, elas trazem informações que facilitam a tomada de decisão alinhada às estratégias do seu negócio.

Confira neste post o que é uma ficha técnica de produto e qual a sua importância para o controle de qualidade do seu supermercado.

O que é uma ficha técnica de produto

A ficha técnica de produto é um documento de referência que contém as especificações sobre os parâmetros ideais de qualidade para certo produto, como, Frutas, Legumes e Verduras (FLV), como podemos ver na imagem a seguir um exemplo de ficha técnica de produto:

 

A FT deve ser adequada às especificidades de cada produto além das necessidades da empresa. Por isso, é importante entender o que o seu negócio compreende por qualidade e quais são os parâmetros a se seguir para cada produto, a atualização da FT deve ocorrer periodicamente pelo time responsável.

A importância da ficha técnica de produto

A descrição criteriosa da ficha técnica de produto guia o trabalho de quem está desempenhando uma inspeção de qualidade. Ou seja, padronizar a operação, retirando a subjetividade desse processo, gerando ganhos de eficiência na equipe que lida com a inspeção de produtos diariamente.

É indispensável que a ficha técnica seja simples, completa e objetiva, para que os colaboradores possam entender claramente todas as informações, eliminando interpretações distintas, de preferência com ajuda de desenhos ou fotos que representem exatamente o tipo de qualidade que deve ser obedecido. Caso contrário, pode implicar no recebimento de um FLV fora dos padrões previamente estabelecidos.

Desta forma, as fichas técnicas permitem uma avaliação imparcial e padronizada dos produtos em verificação, resultando em uma estratégia que diminui o volume de devoluções e pode gerar o aumento de vendas.

Benefícios de utilizar fichas técnicas


Padronização da Qualidade

O uso das fichas técnicas no controle de qualidade garante a padronização das inspeções de qualidade e a entrega de um produto seguro e competitivo no mercado. 

Um dos principais pontos deste benefício é a retirada de subjetividade da inspeção na hora do recebimento.


Redução do volume de perdas durante o recebimento e expedição

O uso de ficha técnica na inspeção de qualidade no recebimento de um produto contribui para a redução do volume de perdas, uma vez que só entrará em suas lojas mercadorias com o padrão de qualidade previamente estabelecido, barrando os que não cumprem esses requisitos.


Redução de devoluções

Neste cenário, é possível alinhar um padrão de qualidade para cada produto e assim, realizar acordos com os seus fornecedores, deixando claro que só será aceito FLVs com um certo padrão, diminuindo o número de devoluções.


Avaliação de fornecedores

Utilizando a FT momento da inspeção de qualidade de recebimento será possível avaliar a qualidade de entrega dos seus fornecedores.

A decorrência desta inspeção é um indicador significativo para a classificação das empresas fornecedoras, pois está pautada em conformidades e não conformidades. Com os dados decorrentes das fichas técnicas, você conseguirá analisar qual é o seu fornecedor que mais faz entregas conforme ou não, e assim poder instruí-los corretamente para seus padrões, ou trocar de serviços.

Auxilia o treinamento de funcionários

Os novos funcionários não conhecem todos os padrões de qualidade dos produtos. Com isso, a ficha técnica será um ótimo auxílio na correta identificação dos parâmetros de qualidade no momento da inspeção.

Esperamos que você tenha entendido a importância e os benefícios das fichas técnicas. 

Que tal continuar seus estudos? Confira o curso de Fichas Técnicas - como padronizar a qualidade de Frutas, Legumes e Verduras, da Academia PariPassu.

Até breve!