A importância da ficha técnica de produto para o controle de qualidade

Eu sei que a sua empresa utiliza ficha técnica de produto para guiar os procedimentos de controle de qualidade, mas como este processo está sendo feito? Ele tem gerado bons resultados? Tenho certeza que você pode otimizá-lo. 

Se a sua resposta foi negativa, então você precisa repensar a estratégia do seu negócio e aderir processos novos para sua melhoria. Com o nosso conteúdo você vai entender como realizar um processo otimizado e terá acesso a diversões conteúdos para te auxiliar a desenvolver o controle de qualidade usando fichas técnicas e ainda poderá conhecer nossos cursos.

 

Eu sei que você pode estar muito ocupado realizando outras atividades, por isso disponibilizamos esse blogpost em áudio para que você otimize seu tempo.

 

 

A ficha técnica é essencial para realizar o controle de qualidade eficaz e pode ser utilizada por indústrias, varejos, food service e entre outros.

Os procedimentos Operacionais Padrão (POPs) são descrições de todas as operações necessárias para executar uma tarefa e são essenciais para garantir a conformidade, visto que compreendem as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Processo POP

  • Instruções das sequências das operações e sua frequência de execução.
  • Padronização e minimização na execução da atividade.
  • Destinado a quem executa a tarefa.
  • Deve ser simples, completo e objetivo, para que possa ser interpretado por todos os colabores

Produto Ficha Técnica

  • Especificações da matéria prima ou produto.
  • Padronização da qualidade.
  • Destinado a quem executa a tarefa.
  • Auditoria.
  • Deve ser simples, completo e objetivo, para que possa ser interpretado por todos os colabores

Ficha técnica de produto e processo

A Ficha Técnica, por sua vez, é designada para o produto e tem como propósito checar se os padrões de qualidade pré-estabelecidos estão adequados.

Documentos de referência necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficaz.

 

Quer saber como garantir a qualidade com a padronização de produtos e processos? 

 

O que é ficha técnica de produto?

A ficha técnica de produto é um documento de referência com todas as especificações de uma mercadoria ou matéria-prima.

Esta descrição criteriosa norteia o trabalho de quem está desempenhando uma inspeção de qualidade, por exemplo. 

Desta forma, gerando ganhos de eficiência para performance operacional e também do melhores resultados do processo de controle de qualidade, como padronização da qualidade, notas de auditoria, conformidade de produtos, entre outros.

É indispensável que a ficha técnica de produto seja simples, completa e objetiva, para que os colaboradores possam entender claramente todas as informações técnicas do produto, eliminando interpretações diversas e incorretas.

Parâmetros técnicos precisam ser apresentados ou demonstrados de forma clara e de preferência com ajuda de desenhos ou fotos que representem exatamente o padrão de qualidade que deve ser obedecido, caso contrário,  pode implicar no recebimento de um produto ou matéria-prima fora dos padrões ideias previamente estabelecidos.

A clareza das informações evita o retrabalho, custos operacionais, chances de recall, além das , devoluções por conta do não atendimento do padrão de qualidade.

Aplicativo CLICQ

 

Inspeção de qualidade no recebimento e saída de insumos e produtos

Nesta etapa, o uso de fichas técnicas para cada item, com o auxílio de um check list (questionário) – que possibilita avaliar produto sobre diversos aspectos – além de aprimorar o processo de recebimento e saída de produtos e insumos, proporciona agilidade no procedimento de inspeção de qualidade.

Além disso, o uso de ficha técnica na inspeção de qualidade no recebimento e saída de um produto ou matéria-prima contribui para a redução do volume de perdas e também colabora para o processo de auditoria interna, mostrando ao auditor que a loja está seguindo os procedimentos de controle de qualidade especificados.

 

Como você viu no início do post a ficha técnica é uma ferramenta que pode (e deve) ser utilizada por empresas de todos os segmentos.

Mais conteúdo para você!

Tenha acesso ao nosso webinar 10 dúvidas sobre a inspeção de qualidade e relembre as boas práticas de gestão da qualidade.

 

Ficha técnica de produto como apoio na avaliação de fornecedores

Só será possível avaliar a qualidade de entrega dos seus fornecedores, se a ficha técnica de produto for utilizada no momento da inspeção de qualidade de recebimento.

Segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) o índice de perdas no faturamento líquido das lojas representa 2,26%, o equivalente a 7,14 bilhões de reais, sendo que o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) é o mais afetado pelas perdas (6,80%), seguido por Padaria/Confeitaria (5,82%).

 

A decorrência desta inspeção é um indicador significativo para a classificação das empresas fornecedoras, pois está pautada em fatores como:

  • Conformidade do produto
  • Aparência da embalagem
  • Cumprimento do prazo de entrega
  • Rastreabilidade dos produtos
  • Condições para compra, armazenamento, e transporte.

A partir desta avaliação é possível estabelecer um ranking de fornecedores, identificando os melhores fornecedores e aqueles com potencial para oportunidade em melhoria.

Para os fornecedores que não estão entregado com a qualidade esperada, ao invés de substituí-los da sua lista, você pode desenvolvê-los para reduzir ou até mesmo eliminar as não-conformidades.

Em suma, a ficha técnica de produto possui um grande valor para a gestão, mas principalmente para manter a padronização da qualidade dos produtos, que é o grande desafio de indústrias e varejos.

 

Para você que tem fome de conteúdo...

Sabia que a PariPassu possui uma extensão para você que precisa sempre aprender novos processos? A academia Paripassu possui diversos cursos para que você possa executar cada vez melhor seus processos e já que você se interessou por esses assunto...

Curso Inspecione Qualidade

 

Sei que com todo esse conhecimento você vai conseguir utilizar as fichas técnicas da melhor forma possível, otimizando os processos e garantindo uma melhor produtividade e qualidade do processo.

 

Nos vemos em breve.