Login Peça um Orçamento

Como lidar com a estiagem no campo?

A água é um dos elementos fundamentais no agronegócio, pois a produção de qualquer tipo de cultura depende de uma boa irrigação. Por isso, o período de estiagem é sempre uma preocupação para os produtores. Quer saber como lidar com esse problema e se prevenir dos riscos? Continue a leitura e entenda como a tecnologia pode ajudar!

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

 

O que é estiagem no campo?

A estiagem no campo é um problema que se caracteriza pela baixa precipitação pluvial, ou seja, ausência de chuva. Essa condição meteorológica é bastante desfavorável para o agronegócio, sobretudo se o período de estiagem se estender por muito tempo, como é o caso das regiões mais secas do país.

Existem ainda outros aspectos que podem agravar o problema, como o desmatamento, o uso irrestrito de água e a exploração desenfreada das reservas subterrâneas. Estar atento a esses quesitos é fundamental para mitigar riscos e aperfeiçoar as práticas agrícolas, de modo a minimizar perdas e garantir uma safra de qualidade.

Falando em perdas, veja 4 dicas para reduzir as perdas pós-colheita e evitar prejuízo!

 

Problemas que a estiagem no campo pode causar

Vamos aos principais problemas causados pela estiagem prolongada:

 

Rendimento abaixo da média

Quando as precipitações são de pouco volume – ou quando há a ausência total de chuvas – o abastecimento no talhão fica comprometido. Isso faz com que as plantações rendam abaixo da média esperada, já que o desenvolvimento efetivo das espécies depende de um bom nível de água.

 

Menor capacidade de reserva

Como o rendimento estará abaixo das expectativas, a produção sofrerá impactos em termos de quantidade, o que prejudica a composição das reservas de alimentos. Junto disso, a qualidade da safra também diminui, pois, como vimos, as espécies na estiagem não têm amplo potencial de crescimento.  

Isso porque o déficit hídrico atrapalha principalmente a  fotossíntese e a absorção e circulação de nutrientes, o que acaba reduzindo o tamanho da planta e a enfraquecendo. 

 

Nível baixo de água no reservatório para irrigação

A irrigação funciona como uma etapa complementar ao trabalho que as precipitações pluviais fazem no solo. No entanto, em longos períodos de estiagem o risco de baixar o nível dos reservatórios é grande, tendo em vista que pode não haver recursos hídricos o suficiente para grandes lavouras.

As consequências desse problema são as mesmas ditas acima: comprometimento da produção tanto em termos de quantidade quanto em qualidade. Para evitar esse problema, é importante contar com um sistema de armazenamento e irrigação para os períodos de estiagem, evitando, assim, as perdas e prejuízos. 

 

Como lidar com a estiagem no campo?

A seguir, resumimos algumas dicas práticas para lidar com os impactos da estiagem no campo e também se prevenir dos riscos desse problema.

 

Priorize cultivares mais resistentes

Em meio às dificuldades na coleta de água e na irrigação da safra, o ideal é optar por cultivares mais resistentes aos períodos de seca e estiagem. Um conhecimento amplo das sazonalidades da região também ajuda bastante a definir um bom planejamento agrícola nesse sentido.

 

Pratique a rotação de culturas

A rotação de culturas é uma grande aliada da sustentabilidade no agronegócio, pois ajuda a minimizar a erosão do solo e contribui para aumentar a capacidade de produção. Isso auxilia o produtor a lidar melhor com os impactos de um eventual período de estiagem prolongada.

Entretanto, a rotação não é indicada para todos os tipos de culturas: em culturas perenes como a laranja, por exemplo, essa prática não é recomendada. Mas, no caso do milho, que é de cultivo anual, a rotação funciona bem. É importante avaliar se esse método de cultura é válido para sua produção. 

 

Utilize a técnica do plantio direto

O plantio direto é outra técnica utilizada de forma estratégica para preservar a matéria orgânica do solo, mantendo a umidade e o protegendo, evitando a erosão. Nesse método em que não há aração nem gradagem, o solo se mantém protegido por mais tempo devido aos resíduos de palhada. Além disso, o composto orgânico que fica sobre o solo tem um potencial maior para reter água, prolongando os efeitos da irrigação.

 

Invista em tecnologia de ponta

O investimento em tecnologias de informação vem se tornando essencial no agronegócio, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento de condições adversas, como a estiagem no campo ou mesmo os períodos de chuva intensa.

Hoje em dia, existem muitos softwares especializados que permitem ao produtor se antecipar aos riscos para, assim, fazer um planejamento agrícola mais assertivo. A base de operação dessas ferramentas é a agricultura de precisão, que envolve o uso de dados estratégicos para analisar o solo, o clima e as demais condições essenciais ao cultivo saudável.

Com o auxílio dos recursos tecnológicos é possível, por exemplo, automatizar diversas etapas da produção, definindo a regularidade da aplicação de pulverizadores e adubos, entre outras tarefas primordiais para a qualidade da safra. Assim, o solo se mantém sempre nas melhores condições para o plantio, resistindo por muito mais tempo aos períodos de estiagem ou outras condições adversas.

 

Quer saber mais a respeito? Entenda a relação entre tecnologia no campo e qualidade de alimentos e surpreenda-se com o potencial das ferramentas inteligentes no agronegócio!