Login Peça um Orçamento

Como garantir a qualidade na colheita?

Os cuidados pré-colheita são fundamentais para preservar frutas, legumes e verduras, de modo que esses alimentos sofram o mínimo possível de danos até chegarem ao consumidor final. A qualidade na colheita é importante também do ponto de vista das boas práticas agrícolas. Afinal, esses fatores são decisivos para que toda a cadeia de alimentos opere adequadamente.

É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando quais aspectos devem ser priorizados para garantir a qualidade na colheita e quais as melhores práticas nesse sentido. Vamos lá!

Pré-colheita: como melhorar a qualidade?

Para que não haja gargalos na cadeia de alimentos, tanto as etapas pré-colheita quanto as de pós-colheita precisam ser seguidas de forma criteriosa. Um conjunto de aspectos deve ser observado para que as frutas, verduras e legumes cheguem ao setor de armazenamento e distribuição com  qualidade.

Fatores como luminosidade, temperatura, podas, uso de equipamentos adequados, manipulação, condições climáticas, entre outros, influenciam no cultivo e na conservação das frutas e hortaliças. Esses fatores podem gerar alterações químicas e físicas, mudando aspectos visuais e organolépticos  interferindo diretamente na qualidade do produto como um todo. 

Por isso, tomar os devidos cuidados pré e pós-colheita é fundamental para um controle de qualidade efetivo e para reduzir as perdas. Esses procedimentos influenciam não só na fluidez da cadeia de alimentos, fazendo com que todos os setores ganhem agilidade e eficiência,mas também na satisfação do consumidor ao adquirir um produto final de qualidade.

Saiba mais sobre procedimentos operacionais na cadeia alimentícia e aproveite nosso KIT de POPs preparados especialmente para supermercados, indústrias, produtores e distribuidores de alimentos!

Fatores que influenciam a qualidade na colheita

Os aspectos decisivos para garantir a qualidade na colheita são classificados como ambientais e culturais. No primeiro caso, avaliam-se critérios como temperatura, umidade do ar, luminosidade, incidência de ventos, tipo de solo etc. Já os aspectos culturais estão mais relacionados ao manejo da terra, à nutrição mineral, espaçamento de plantio, podas, entre outros aspectos relevantes.

No entanto, esses fatores citados acima dão um panorama macro do sistema de produção, sobretudo quanto ao plantio e manejo de condução. A fase da colheita, propriamente dita, depende de alguns aspectos mais específicos para a manutenção da qualidade. Entre eles, podemos destacar:

  • Grau de produtividade da safra;
  • Área total de plantio;
  • Data do plantio de cada gleba;
  • Quantidade de dias disponíveis para a colheita;
  • Velocidade da operação;
  • Número de colaboradores envolvidos;
  • Capacidade do silo de armazenagem.

A seguir, detalharemos alguns aspectos mais amplos que interferem na qualidade da colheita. Confira!

Luminosidade

Esse é um dos quesitos mais importantes que o produtor deve avaliar na pré-colheita. Afinal, a luminosidade está relacionada aos eventos fotossintéticos, sendo primordial para o desenvolvimento adequado da maior parte das frutas e hortaliças. Além disso, a incidência luminosa interfere nas propriedades físicas e químicas dos produtos.

No caso das verduras, por exemplo, a baixa luminosidade faz com que as folhas fiquem maiores e mais finas. Nas bananas,a baixa incidência luminosa leva à diminuição dos cachos, o que afeta a qualidade do produto e a conservação nas etapas pós-colheita.

Temperatura

A temperatura se correlaciona com a luminosidade quando se trata de garantir a qualidade na colheita. Esses aspectos não podem ser avaliados isoladamente, tendo em vista que temperaturas elevadas estão associadas à exposição direta à luminosidade solar intensa. 

Na maior parte dos casos envolvendo frutas e hortaliças, quanto mais alta for a temperatura de exposição, mais a colheita precisará ser antecipada para não comprometer a qualidade dos alimentos.

Podas

As podas são outro aspecto que influenciam na qualidade da colheita, pois elas têm como objetivo regular a produção e permitir que a planta receba a luminosidade adequada. A poda impacta diretamente na incidência ou não de doenças e, consequentemente, na qualidade de armazenamento.


Qualidade pós-colheita: boas práticas

Vimos alguns fatores que interferem nas etapas pré-colheita dos alimentos. Já nas etapas seguintes, o cuidado é voltado para a preservação dos produtos, de modo que eles cheguem em seu melhor estado possível ao consumidor final. Nesse contexto, podemos citar algumas práticas essenciais para manter a qualidade da produção, especialmente considerando-se a logística de transporte e distribuição. Entre elas, destacamos:

  • Remoção de calor de campo;
  • Avaliação da temperatura no momento da colheita;
  • Higienização periódica do maquinário;
  • Acomodação adequada dos produtos nas caixas;
  • Uso de câmara fria no caminhão de transporte;
  • Controle de temperatura do packing house;
  • Controle de manuseio para evitar excessos;
  • Classificação e padronização adequadas;
  • Gôndolas sem sobrecarga de produtos.

Os cuidados dos produtores nas etapas pré-colheita, associados ao uso das ferramentas e dos equipamentos certos nas etapas pós-colheita, é o que resulta em um menor número de perdas e consequentemente maior margem de lucro, elevando o grau de excelência das operações e resultando no aumento da qualidade do alimento.

Quer saber mais sobre redução de perdas pós-colheita? Veja 4 passos para evitar desperdícios e otimizar a logística operacional!