A Rastreabilidade pelos olhos de José Luiz Tejon Megido
Entramos numa era onde o clássico papel do consumidor do século passado passa a ser envolto numa sociedade de consciência. Aquilo que seria a sensitividade, ou a intuição de poucos, é agora ampliada e revolucionada com os sensores.
Talvez este seja o grande marco histórico do novo século: a sensorialização.
Ao sentir, enxergar, ouvir, ver e degustar o que não conseguíamos perceber antes, nós acabamos mudando. Ficamos com maior sensibilidade. Mais sensibilidade resulta em domínio da informação e sustentabilidade. Não podemos mais ignorar o impacto que temos sobre o entorno e o impacto do entorno sobre cada um de nós.
O efeito “spillover”, do transbordamento, passa a ser percebido, contado e administrado. Então, esse ciclo termina por resultar em mais sensitividade. Competência intuitiva: uma hiper aceleração de todas as partículas de gestão.
Discutimos hoje, a importância da compreensão por parte dos executivos sobre as suas estratégias de gestão, de liderança e de governança.
Sou rastreável, logo existo
A rastreabilidade é muito mais do que identificar o caminho percorrido por um produto, é uma ótima peça para estudar e implementar um novo modelo de negócios, baseado em gestão inteligente e reunindo, por consequência, toda a cadeia e o seu “campo” de valor.
O novo marketing, por exemplo, exige transparência, desde os valores do produtor, os processos utilizados, a origem das matérias primas, insumos, equipes e o que cada produto final registra a seu favor ao longo de toda sua linha de criação e entrega.
Não teremos mais “commodities” ou “produtos” e as empresas precisam, com agilidade, se preparar para o modelo de consumo do futuro – que já está acontecendo.
É a era do processo, minucioso, rastreado, valorizado e administrado. Isso é muito bom para quem é bom. Um modelo meritocrático que permite a todos evoluírem, a partir do acesso a dados e informações desconhecidas até então.
A indústria em geral, também de alimentos, está se tornando mais orientada para o consumidor e precisa de tempos de resposta mais rápidos para lidar com escândalos e incidentes.
Bons sistemas de rastreabilidade que abranjam a cadeia como um todo ajudam a minimizar a produção e distribuição de produtos perigosos ou de baixa qualidade, diminuindo assim o potencial de publicidade negativa e recalls de produtos.
Gestão inteligente com rastreabilidade
A rastreabilidade é um instrumento para cumprir a legislação e para atender aos requisitos de segurança e qualidade dos alimentos. Mas, além disso, a rastreabilidade é um pilar fundamental para a gestão integrada.
Na gestão, a rastreabilidade torna-se indispensável para que o produto tenha uma identidade e permita o monitoramento dos processos e atributos envolvidos com aquele produto. Este código, uma vez disponível e utilizado por todos os envolvidos na cadeia de abastecimento, gera a gestão compartilhada e complementar para se ter um produto de qualidade e seguro para o consumidor final.
A rastreabilidade deve ser uma prática de todas as empresas que utilizam matérias primas para chegar em seu produto final.
A rastreabilidade contribui não somente para a informação, mas também para o início de um processo irreversível, que trabalha para obter uma sociedade melhor, mais consciente e mais sustentável, no qual todos os envolvidos ]da cadeia produtiva tendem a ganhar e principalmente o consumidor, que terá acesso a produtos com garantia de procedência.
+ Conteúdos Gratuitos
A PariPassu vem trabalhando desde 2005 com os conceitos de Rastreabilidade e Qualidade e também da Gestão da Informação como propulsores da potencialidade das empresas.
Na busca da construção destes conceitos, vem desenvolvendo diversos conteúdos para ajudar empresas e profissionais nos desafios do dia-a-dia.
O eBook Rastreabilidade e Controle de Qualidade é mais uma significativa contribuição para o presente e o futuro dos negócios dentro das novas exigências da sociedade de consumo.
Artigos Relacionados
-
PariPassu
5 critérios ideais para escolher uma Impressora Térmica e Etiquetas
continue lendo -
PariPassu
3 vantagens do transporte aéreo de frutas, legumes e verduras
continue lendo
Deixe o seu comentário
[fbcomments]