Login Peça um Orçamento

4 aspectos para definir a qualidade dos alimentos

Você sabe quais são e como controlar os principais aspectos que definem a qualidade dos alimentos? Ao atuar nesta área é importante estar bem informado e contar com as soluções e ferramentas adequadas para garantir o melhor produto.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Ou seja, quando se trata de alimentos, a qualidade é uma preocupação fundamental. Afinal, o consumidor deve receber alimentos seguros e saudáveis, que não comprometam seu bem-estar e atendam as expectativas, como sabor e textura, por exemplo.

Nesse sentido, torna-se imprescindível que haja um rigoroso controle de qualidade e, no que diz respeito aos alimentos, ela pode ser avaliada considerando diferentes aspectos, que abordaremos a seguir. Continue a leitura e saiba como garantir a qualidade dos alimentos!

 

4 aspectos que definem a qualidade dos alimentos 

 

1. Aspectos físico-químicos

Quando falamos sobre aspectos físico-químicos dos alimentos, tratamos sobre análises bromatológicas que avaliam a composição nutricional dos alimentos.

A qualidade nutricional dos alimentos está relacionada à presença de nutrientes essenciais e à sua composição em termos de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras. Estas são informações obrigatórias na rotulagem de alimentos.

Para o cliente, verificar os rótulos dos alimentos  dá a visibilidade de identificar a presença de todos os ingredientes do produto, como aditivos químicos, gorduras trans e açúcares adicionados até mesmo componentes alérgenos como ovo, soja ou castanhas.

 

2. Aspectos sensoriais

Já a qualidade sensorial dos alimentos envolve o sabor, aroma, cor, textura e aparência dos produtos. Afinal, a experiência de comer vai além da simples ingestão de nutrientes. Ao comprar alimentos, o cliente irá observar se estão frescos, sem sinais de deterioração, como manchas, mofo ou odores desagradáveis. 

A textura dos alimentos também é um aspecto relevante, pois deve estar de acordo com o padrão esperado para aquele produto específico. Cabe aos produtores, fornecedores e supermercados garantir que o que chega nas mãos do cliente é de qualidade. 

Os alimentos devem ser agradáveis ao paladar, ter uma aparência apetitosa e desencadear uma resposta sensorial positiva. Para isso, é preciso garantir que o alimento esteja de acordo com a demanda do consumidor.

 

3. Aspectos microbiológicos

Este aspecto avalia a presença e a quantidade de microrganismos nos alimentos, incluindo:

  • Bactérias: algumas são benéficas, enquanto outras, como Salmonella e E. coli, são patogênicas e podem causar doenças.
  • Vírus: por exemplo, o Norovírus, que pode contaminar alimentos e causar gastroenterite.
  • Fungos: certos fungos produzem micotoxinas, que são tóxicas para humanos e animais.

O controle microbiológico é vital para garantir a segurança dos alimentos, prolongar a vida útil dos produtos e evitar contaminações que levam a surtos alimentares.

 

4. Aspectos microscópicos

É preciso que haja uma análise detalhada da estrutura do alimento em nível microscópico, identificando a presença de matérias estranhas como fragmentos de insetos, pelos ou outras impurezas, macro e micro contaminantes.

Essa análise ajuda a garantir que os alimentos estejam livres de matérias estranhas e cumpram com padrões estabelecidos de qualidade. 

Para realizar o processo de verificação de todos os aspectos, é possível contar com o auxílio dos checklists digitais, que além de facilitarem o processo de inspeção, também ajudam a fazer o acompanhamento dos resultados, garantindo tomadas de ação mais assertivas.

>> Quer melhorar a qualidade dos seus produtos? Acesse nosso Guia prático da qualidade 2.0 e saiba como!

 

Como garantir a qualidade dos alimentos?

Entre as medidas que as empresas podem adotar é essencial estabelecer um sistema de controle de qualidade eficiente. Isso envolve a realização de testes e conferências para verificar a segurança dos alimentos, como detecção de resíduos de pesticidas e presença de substâncias indesejáveis. 

Outras ações que ajudam a garantir a qualidade dos alimentos:

  • Implementar sistemas de rastreabilidade;
  • Realizar capacitação dos funcionários;
  • Ter parceria com fornecedores confiáveis.

Para isso, é fundamental que haja monitoramento e avaliação contínuos, além do uso de soluções e ferramentas que contribuam para a gestão de qualidade, como é o caso das fichas técnicas.

O uso de fichas técnicas é uma prática comum e eficaz para garantir a qualidade dos alimentos. São documentos detalhados que fornecem informações precisas sobre os ingredientes, as quantidades utilizadas, os métodos de preparo e as etapas de produção.

Essas ferramentas desempenham um papel fundamental na padronização dos processos e na garantia da consistência e qualidade dos produtos. Portanto, se você ainda não utiliza ou quer saber mais sobre as fichas técnicas, a PariPassu tem um curso completo para você.

Aprenda como definir os padrões técnicos e os procedimentos necessários para padronizar a qualidade! Confira nosso curso: Fichas Técnicas: como padronizar a qualidade de Frutas, Legumes, Verduras.