Login Peça um Orçamento

Checklist digital: os ganhos para indústrias de alimentos

A precisão é um fator determinante em operações que envolvem alimentos. Qualquer falha pode ocasionar sérios problemas, inclusive para a saúde do consumidor. Por esse motivo, soluções de checklist digital são cada vez mais procuradas por indústrias alimentícias.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Neste artigo, falaremos especificamente do instrumento para verificação das etapas pelas quais um alimento passa ao longo da cadeia de produção e distribuição. Essa verificação é fundamental para manter o padrão de qualidade dos produtos.

Continue a leitura e saiba por que o checklist digital tem um grande potencial de inovação e de geração de valor para os empreendimentos, colaboradores e consumidores!

O que é um checklist digital?

Também conhecido como folha de verificação, um modelo digital de checklist é uma solução que automatiza listas de checagem em procedimentos de qualidade. Existem sistemas especializados que organizam essa coleta de dados e permitem a definição dos responsáveis.

Alguns recursos mais avançados — como os oferecidos pelo CLICQ da PariPassu — utilizam tecnologia para automatizar os processos de qualidade em um checklist online, e geram planos de ação imediatamente. Entenda melhor como funciona no vídeo abaixo.

 

 

Saiba mais sobre as ferramentas digitais e entenda como elas ajudam a organizar os registros de qualidade na  indústria de alimentos.

 

Como fazer um checklist digital?

Primeiramente, é preciso contar com um sistema especializado para montar a sua folha de verificação online. Com esse checklist digital, o sistema viabiliza o controle de todos os processos a partir de recursos como:

  • integração dos fornecedores;
  • padronização das informações verificadas;
  • cadastro de imagens;
  • armazenamento e disponibilidade dos dados em tempo real;
  • atribuição de responsáveis por cada etapa dos procedimentos.

A seguir, daremos mais detalhes sobre essas funcionalidades.

 

Integração dos fornecedores

O checklist digital ajuda a melhorar a relação com os fornecedores porque centraliza o registro de todas as entregas para a sua operação. Assim, sua equipe poderá identificar em tempo real o padrão de qualidade no recebimento de produtos por determinado fornecedor.

Dessa forma, o gestor consegue se prevenir das não conformidades futuras, evita problemas clássicos como devolução de cargas, que geram prejuízo e retrabalho e ainda consegue desenvolver os fornecedores que estão tendo muita devolução.

 

Padronização das informações verificadas

O sistema padroniza as informações verificadas nos procedimentos de inspeção, centralizando o histórico de todas as consultorias e facilitando o acesso a esses dados, que ficam disponíveis em painéis com gráficos e tabelas, para serem analisadas a qualquer momento,

Com esse recurso, é possível monitorar de perto a resolução de não conformidades, bem como sua reincidência e os planos de ação para corrigir os gargalos operacionais. O usuário também pode definir critérios de avaliação para classificar os resultados das inspeções, otimizando ainda mais a gestão de qualidade dos produtos.

 

Cadastro de imagens

Um bom checklist digital é aquele que permite anexar fotos, imagens e outros documentos aos relatórios online. Isso é fundamental para sinalizar eventuais problemas em cada inspeção, ou mesmo para documentar algo que precisa ser comprovado com evidências

A plataforma também permite configurar alertas para sinalizar as equipes sobre algo que não pode passar despercebido nas operações.

 

Armazenamento e disponibilidade dos dados em tempo real

Os checklists digitais armazenam as informações da gestão de qualidade em uma base de dados unificada e de fácil acesso pelos colaboradores autorizados. Tudo isso agiliza o dia a dia de trabalho e evita problemas que são frequentes em relatórios manuais, como a perda de dados ou mesmo o esquecimento de repassar a informação da planilha para o computador.

 

Atribuição de responsáveis por cada etapa dos procedimentos

Além de centralizar as informações necessárias para otimizar as inspeções, os checklists digitais geram planos de ação automáticos e fazem a atribuição das tarefas para os responsáveis. Como sabemos, delegar corretamente as funções é imprescindível para a fluidez na rotina corporativa, evitando sobrecarga de atividades ou mesmo retrabalho.

Sem falar que a facilidade de ter tudo isso na palma da mão agiliza as inspeções e aprimora a eficiência operacional, tornando o controle de qualidade mais preciso.

 

Como as indústrias de alimentos estão utilizando a tecnologia 

Uma indústria como a de alimentos precisa de critérios rigorosos para assegurar a saúde dos colaboradores e dos consumidores. Os recursos tecnológicos colaboram para que tudo seja seguido à risca. 

Podemos afirmar que a tecnologia aumenta a performance das equipes técnicas. No caso do checklist digital, por exemplo, a automação reduz consideravelmente os riscos operacionais e ocasionais relacionados às falhas de preenchimento em folha de verificação de qualidade.

E mais: o monitoramento dos dados se torna mais fácil, já que tudo fica organizado e armazenado em um sistema. Ou seja, você já tem tudo preparado para auditoria! Muito diferente das pranchetas e vários papéis acumulados em métodos tradicionais de verificação, não é mesmo?

Esse tipo de mudança inova as práticas, melhora o controle da operação em tempo real e aumenta a eficácia das atividades. Sem contar com a possibilidade de anexar fotos, programar alertas, inserir documentos, ativar geolocalização e enviar relatórios automáticos.

Na hora da inspeção de recebimento, tenha à disposição recursos como leitura de código e alertas de produtos vencidos. É possível, ainda, adicionar comentários nas fotos e adquirir a opção de rastreabilidade dos produtos facilitada por QR Code.

 

Por que o checklist online contribui para o controle de qualidade 

A digitalização dos processos de controle de qualidade torna as atividades do setor minuciosas e favorece a melhoria contínua. Vale citarmos não só ações corretivas, como também preventivas com a detecção de sinais de inconformidade e constantes revisões.

Alguns números mostram a importância disso: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 77 milhões de pessoas nas Américas sofrem a cada ano com alguma doença transmitida pelos alimentos. 

Outro ponto a se destacar é o ganho em produtividade. Tecnologias digitais da indústria 4.0 proporcionaram aumento médio de 22% na capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas de vários segmentos, incluindo alimentos e bebidas. 

O resultado – divulgado pelo Portal da Indústria – é de um programa-piloto  do SENAI, que testou o impacto de ferramentas acessíveis em alguns empreendimentos. O reflexo na produtividade é uma das vantagens do checklist digital.

 

Vantagens do checklist digital

Você sabia que o checklist online reduz o tempo da inspeção de alimentos em até 70%? Há, ainda, diversos pontos positivos proporcionados à operação, como: 

  • customização  do checklist de acordo com as necessidades operacionais e exigências sanitárias;
  • redução na ocorrência de falhas nos registros;
  • dados qualificados e protegidos de perda;
  • eficiência nos processos;
  • rapidez no preenchimento dos coletas;
  • relatórios instantâneos;
  • leitura facilitada dos indicadores em gráficos e dashboards;
  • controle de todas as atividades da cadeia;
  • acessibilidade das informações;
  • agilidade para correção de problemas com alertas automatizados de não conformidades e reincidências;
  • controle das tarefas em tempo real.

O principal avanço, além de todos os itens acima, é a visão estratégica dos procedimentos (individuais e em conjunto). Afinal, há uma diferença expressiva de acesso à informação quando comparamos um mecanismo manual a um sistema.

Tudo isso resulta em maior confiabilidade e segurança, menos perdas de produtos, economia de tempo e dinheiro. Por fim, estamos falando de maior lucro para o seu negócio!

E, é claro: a interface de um checklist digital bem estruturado e personalizado será muito mais prático para a equipe. A probabilidade de todos os integrantes aderirem é maior do que em métodos tradicionais, com folhas em pranchetas ou planilhas confusas. 

Conheça outros benefícios das checklists digitais e veja 12 vantagens de contar com esse recurso para prevenir perdas na indústria de alimentos!