Como aumentar os lucros com prevenção de perdas no varejo
Perder mercadorias é sinônimo de perder dinheiro, e sabemos que qualquer ponto percentual na margem de lucro faz diferença para um negócio varejista. Portanto, priorizar a prevenção de perdas no varejo pode ser o caminho para incrementar sua receita.
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Neste artigo, você vai conferir dados que comprovam a relevância desse tipo de prática. Além de informações estratégicas para a sua loja, você também vai ler sobre:
- A importância da prevenção de perdas;
- Principais tipos de perdas no varejo alimentar;
- Por que e como começar um plano de ação agora mesmo!
Então, fique com a PariPassu até o final e aproveite o conteúdo!
O que é e qual a importância da prevenção de perdas no varejo?
Prevenir perdas significa analisar detalhadamente a operação de um varejo de alimentos a fim de identificar oportunidades de ganho reduzindo o descarte de produtos. Ou seja, significa evitar principalmente problemas de quebra operacional, como:
- danos e deteriorações;
- falta de controle dos prazos de validade;
- embalagens violadas;
- armazenamento inadequado;
- falhas de equipamentos de refrigeração.
Há, ainda, as perdas ocasionadas por furtos, erros administrativos ou imprevistos com fornecedores. Por fim, prevenir ou reduzir as perdas corresponde a implementar ações para combater os problemas que as geram.
Prevenir perdas é uma oportunidade
Com apenas alguns números, podemos entender o quanto iniciativas desse tipo são importantes para a lucratividade de supermercados e atacados:
- A edição de 2022 da pesquisa anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de Eficiência Operacional revela que 57% das oportunidades de ganho no setor estão em quebras operacionais.
- Juntos, supermercados e atacarejos ocupam o topo da lista com os 12 setores do levantamento realizado anualmente pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), detentores de cerca de 3% de mais de R$24 bilhões de reais perdidos pelo varejo brasileiro em 2021. Isso quer dizer que o varejo alimentar desperdiçou aproximadamente 730 milhões de reais no ano em questão;
- 27% do varejo alimentar no Brasil não possui uma área de governança de eficiência operacional. Desses, 38% afirma que não há justificativa para o investimento, 32% diz que o custo é alto e 30% alega falta de recursos financeiros.
A relação entre prevenção de perdas, eficiência operacional e ESG
Já que tocamos no assunto no tópico anterior, vale dizer que a eficiência operacional está intimamente ligada à redução das perdas em loja. Um varejo com operações bem estruturadas e planejadas consegue alcançar um nível de precisão suficiente para perder menos.
Com as ferramentas certas e o mapeamento efetivo dos processos, a gestão pode descobrir os potenciais riscos e motivos das perdas.
Deixar de descartar alimentos contribui não só para o aumento da margem de lucro. É visível a necessidade de elaborar e aprimorar atividades de prevenção de perdas dentro dos setores dos supermercados por motivos financeiros, e também, sustentáveis.
Deixar de descartar alimentos é uma questão também de princípios ESG (Environmental, Social and Governance), reforçando uma postura da sua empresa alinhada aos valores das práticas.
>> Leia sobre ESG no setor agroalimentar para entender mais sobre esse tema!
Quais são os principais tipos de perdas?
Como vimos resumidamente até aqui, as perdas ocorrem por causas diversas: comerciais, administrativas, de produtividade, financeiras e operacionais, sendo essa última a mais representativa no volume total de perdas.
Entre os principais tipos de perdas, as operacionais estão relacionadas a problemas de armazenamento, como temperatura e umidade, exposição no ponto de venda, ou manipulação inadequada de produtos, falhas no recebimento de mercadorias e operação de check-out.
Por isso, reforçamos: o objetivo do trabalho da prevenção de perdas não é somente no controle de qualidade, mas principalmente na melhoria do desempenho operacional, o que justifica que a prevenção de perdas seja tratada como prioridade.
Benefícios da prevenção de perdas no varejo
Os ganhos que você vai ter com processos de prevenção de perdas bem estruturados são:
- ter controle sobre o ranking de setores que mais apresentam perdas (e assim, saber onde agir);
- aumento das vendas;
- evitar desperdícios de alimentos;
- agir de forma sustentável;
- e , principalmente, evitar prejuízos no faturamento.
>> Saiba o que você precisa fazer para prevenir quebras e rupturas no estoque do seu supermercado!
Afinal, como implementar a prevenção de perdas no varejo na prática?
Para te ajudar, preparamos um passo a passo sobre como fazer isso na sua loja!
Crie uma cultura de prevenção de perdas
É fundamental que toda equipe esteja envolvida com ações para redução das perdas. Referir-se a esse tema como um dos valores do seu varejo vai potencializar os efeitos das iniciativas que serão tomadas, além de integrar mais facilmente todos os colaboradores rumo a esse objetivo.
Pense na possibilidade de propor desafios e metas aos times, com uma dinâmica que motive o comprometimento e que mantenha o engajamento da equipe mesmo com o passar do tempo.
Identifique pontos de risco na loja
Se o seu estabelecimento tem todos os processos mapeados, essa tarefa será mais simples. Você vai precisar rever todas as atividades com um olhar crítico, a fim de encontrar riscos e ameaças capazes de elevar perdas de mercadorias.
Pergunte-se, por exemplo, se:
- as inspeções de recebimento estão considerando todas as checagens necessárias para assegurar a qualidade dos produtos entregues;
- os produtos em exposição são frequentemente revisados para que os alimentos com boa qualidade não estraguem mais rápido (isso acontece muito com Frutas, Legumes e Verduras, ou FLVs);
- o funcionamento e eventuais manutenções dos equipamentos de refrigeração são verificados periodicamente.
É importante também investigar a fundo os casos ocorridos na sua loja. Como as suas perdas acontecem? Quais são as causas mais comuns que levam ao descarte de produtos?
Se a sua gestão tiver um sistema que reúna um histórico de dados, essas respostas serão encontradas rapidamente e você poderá chegar a um planejamento mais acertado sobre como agir em pontos de melhoria.
Faça um plano de ação
Diante das correções e prevenções mapeadas no passo anterior, esse é o momento de planejar a virada de chave. O que você pode melhorar para reduzir os motivos e os tipos de perdas encontrados no seu supermercado?
Determine uma solução para cada ameaça encontrada no seu mapeamento e estude a possibilidade de incluir esse plano nas operações. Você pode, ainda, criar um departamento responsável pela mitigação das perdas (o que é o mais indicado!).
Outra alternativa — que pode ser mais viável inicialmente — é incluir a função de um fiscal de prevenção de perdas na equipe.
Crie checklists para verificar as atividades diariamente
Nesta fase, você precisa incorporar o que foi mapeado ao dia a dia dos colaboradores do seu varejo, e isso deve ser feito independentemente de contar ou não com uma equipe específica de prevenção de perdas.
Os checklists vão apoiar o seu plano de ação, comprovando o cumprimento das inspeções do estoque até o checkout. Aqui vão alguns exemplos resumidos sobre o que esses documentos podem avaliar:
Recebimento |
Exposição |
|
|
Treine a sua equipe
Os treinamentos são essenciais para reforçar a relevância das práticas de prevenção junto aos colaboradores. Isso faz parte do nosso primeiro tópico e ajuda a legitimar uma cultura voltada a esse propósito.
Programas constantes vão contribuir para manter o assunto sempre em alta, e priorizar a prevenção de perdas nas rotinas da operação resultará em um esforço coletivo que fará toda diferença!
Invista em tecnologias de apoio
Por último, avalie se você tem os meios para resolver ou amenizar a situação. Um controle automatizado com checklists digitais, relatórios personalizados, padrões, gestão de fornecedores, dentre outros, pode mudar a realidade desse tipo de trabalho.
O acesso rápido a essas informações, com a transformação de dados em indicadores de perdas reais, vão direcionar caminhos com mais precisão e agilidade para prevenir suas perdas.
>> Conheça os indicadores de prevenção de perdas e entenda como monitorá-los no seu varejo!
Calcule a diferença no seu faturamento e melhore continuamente
Agora, é hora de medir o quanto você deixou de perder e como isso se reverteu em lucratividade.
Ao seguir todos esses passos e apostar em tecnologias para ajudar na prevenção de perdas no varejo, certamente, os resultados vão aparecer mais rápido e tendem a ser mais expressivos!
Faça esse acompanhamento constantemente, tomando as devidas ações para melhoria contínua.
Por que você deve começar a prevenção de perdas o quanto antes?
Faça uma reflexão: você saberia responder neste exato momento quanto dinheiro foi desperdiçado devido às perdas em um determinado período no seu varejo?
Caso tenha respondido “não”, é essencial que você comece logo a estruturar um processo de verificação para controlar e mensurar esses números. Avalie sua operação, estabeleça novos parâmetros, defina padrões para ter controle sobre o prejuízo!
Todavia, se a sua resposta foi “sim”, é importante avaliar: tenho o total controle sobre a origem dessas perdas? Sei exatamente quem ou qual setor é responsável por esse problema?
Então, para te ajudar a reduzir as perdas no varejo, elaboramos um guia ainda mais aprofundado para implantar essa rotina na sua empresa começando pelos hortifrútis, um dos setores com perdas mais representativas.
>> Baixe gratuitamente o Guia de Prevenção de Perdas no Varejo da Paripassu e comece a faturar mais com o seu supermercado!