Login Peça um Orçamento

O que é entressafra e como planejar sua cultura durante esse período

A entressafra corresponde ao período pós-colheita até o início de um novo plantio. Trata-se de um momento que exige planejamento estratégico. Os principais objetivos das culturas de entressafra estão relacionados à proteção da superfície do solo contra os agentes erosivos e à ciclagem de nutrientes pelos resíduos.

Por outro lado, a utilização de culturas na entressafra com o objetivo de cobertura do solo e ciclagem de nutrientes, visando à diversificação da produção agrícola com sustentabilidade, é uma estratégia para melhoria da qualidade ambiental e diminui os efeitos nocivos do monocultivo.

Neste conteúdo, entenda melhor o que é a entressafra e os benefícios de criar um planejamento estratégico para as culturas desse período. Além disso, descubra como planejar a sua cultura na entressafra e veja dicas para um planejamento mais eficiente e otimizado.

 

O que é entressafra?

Toda e qualquer cultura possui suas características, como o tempo certo de plantar, cuidar e realizar a colheita. Assim como, possui seu momento de parada, quando a terra passa por um processo de renovação. E é esse processo que chamamos de entressafra.

A entressafra, portanto, é o período determinado pelo fim da colheita até o início do novo ciclo produtivo de interesse. É na entressafra onde o produtor rural deve definir suas metas e objetivos, e essas diretrizes irão conduzir as ações a serem tomadas no decorrer do período de cultivo.

>> Leia também: Boas Práticas Agrícolas (BPA): o que são e porque aplicá-las

 

Diferença entre safra e entressafra

Basicamente safra é o período de início do plantio, normalmente na época das chuvas, entre outubro e dezembro, que favorece a semeadura. Ou seja, o potencial produtivo e o retorno financeiro desse período é maior. 

Logo em seguida, vem a safrinha, chamada assim justamente por corresponder ao período em que a safra é reduzida devido às condições do clima, luminosidade e temperatura. Já o período entre o plantio de uma cultura e outra é conhecido como entressafra. 

Os termos estão associados ao momento de plantio da cultura e à produtividade esperada. Isso porque, algumas culturas possuem ciclos de crescimentos curtos, com desenvolvimento apenas em algumas épocas do ano. 

 

5 dicas para planejar a cultura na entressafra

Agora que já esclarecemos o que é entressafra e a diferença entre outros períodos de plantio, confira dicas que podem ajudar a planejar melhor e obter os resultados desejados. 

 

1. Utilize os recursos naturais 

Ao longo de milhares de anos, diferentes povos realizam uma agricultura baseada no manejo dos materiais disponíveis nas propriedades rurais. Dentre esses materiais, destacam-se aqueles de origem orgânica (esterco, restos de cultura, composto, etc.) que possibilitam uma melhoria da qualidade do solo e um aumento da produtividade vegetal.

A entressafra é o período ideal para se olhar para a propriedade de maneira estratégica e funcional. Otimizar os espaços, preparar as áreas, e direcionar os insumos, que por muita das vezes são descartados, pode ser um diferencial quanto a resiliência e produtividade da propriedade. 

O uso da adubação verde na entressafra destaca-se em economia de custos, aumento de produtividade e melhor qualidade do alimento, por reduzir o uso de adubos químicos. Uma prática muito utilizada em Sistemas Agroflorestais, cada vez mais presente na agricultura convencional.

 

2. Conheça as possibilidades de pragas e doenças

Saber quais as pragas e doenças agrícolas podem atingir a sua plantação, bem como um histórico de produção da área onde se está trabalhando, facilita o planejamento durante a entressafra para medidas de prevenção e controle a serem tomadas durante o período de safra.

Por isso, o produtor rural deve ter as informações compiladas em um registro de campo.

>> Cartilha: Boas práticas para fazer controle de pragas

 

3. Tenha atenção aos custos envolvidos

Atenção também a questões estratégicas de planejamento, que envolvem os custos mais representativos com o cultivo agrícola. O produtor deve ter bem definido e calculado a quantidade de defensivos e fertilizantes necessários para a produção da safra em questão.

Nesse caso, é importante que tudo seja planejado, evitando gastos excessivos e desnecessários que, por vezes, acabam reduzindo a margem de lucro do produtor na hora da comercialização. Essas anotações podem ser feitas por sistemas informatizados, que otimizam a gestão da propriedade rural

 

4. Planeje a manutenção dos seus maquinários

Se você tem maquinário e implementos agrícolas, sabe do alto valor com o investimento, e da necessidade de manutenções preventivas nessa classe de equipamentos que auxiliam na atividade de preparo do solo, plantio e colheita da safra. 

Durante a entressafra é interessante regular e realizar a inspeção das máquinas e implementos. Trata-se de uma forma de mitigar riscos, considerando a necessidade da disponibilidade do equipamento no dia certo e, pensando no fator imprevisibilidade dos fatores climáticos.  

É comum que o atraso do plantio, fora do período indicado pelo calendário agrícola da cultura, comprometa a produtividade da safra por completo.

 

5. Invista na especialização 

A agricultura praticada na atualidade é tecnológica e cada vez mais especializada, de forma que, se faz necessário investir em conhecimento e capacitação para poder se diferenciar no mercado e se manter competitivo ao longo do tempo. 

Aproveite a entressafra para esse tipo de ação e, também, para conhecer a fundo os processos, pontos fracos e potencialidades da sua propriedade. É o momento ideal para expandir sua relação com os produtores vizinhos, trocar experiências, tanto as positivas quanto negativas, fortalecer o elo de comunicação com a comunidade à sua volta.

Por fim, tenha os olhos bem atentos para as novas tecnologias desenvolvidas para o agronegócio brasileiro, como elas funcionam e de que maneira elas podem impactar a produtividade agrícola da sua propriedade. 

Hoje, já existem soluções no mercado, pensadas tanto para pequenos quanto para grandes produtores rurais, nas mais diversificadas culturas de interesse. Implementar a digitalização e a automação dos processos agrícolas garante diversos benefícios. 

Para saber mais sobre o tema e descobrir como a tecnologia pode ser útil no dia a dia do campo, confira a cartilha de Boas práticas para fazer controle de pragas e veja como soluções tecnológicas podem ser aliadas nesse processo!