O que é entressafra e como planejar sua cultura durante esse período

Toda e qualquer cultura possui suas características, como o tempo certo de plantar, cuidar e realizar a colheita. Assim como, possui seu momento de parada, quando a terra passa por um processo de renovação. E é esse processo que chamamos de entressafra.

A entressafra, portanto, é o período determinado pelo fim da colheita até o início do novo ciclo produtivo de interesse.

É na entressafra onde o produtor rural deve definir suas metas e objetivos, e essas diretrizes irão conduzir as ações a serem tomadas no decorrer do período de cultivo.

Continue lendo este texto e descubra como planejar a sua cultura durante o período de entressafra.

Neste texto você vai ver:
- O que é entressafra
- Planejamento da entressafra no registro de campo
- Como utilizar o período de entressafra ao seu favor
- Utilizando os recursos naturais
- Culturas de entressafra
- Planejamento da manutenção dos seus maquinários
- Aproveite para se especializar 

PMO - Plano de Manejo Orgânico

Planejamento da entressafra no registro de campo

Saber quais as pragas e doenças agrícolas podem atingir a sua plantação, bem como um histórico de produção da área onde se está trabalhando, facilita o planejamento durante a entressafra para medidas de prevenção e controle a serem tomadas durante o período de safra.

Por isso, o produtor rural deve ter as informações compiladas em um registro de campo.

Atenção também a questões estratégicas de planejamento, que envolvem os custos mais representativos com o cultivo agrícola. O produtor deve ter bem definido e calculado a quantidade de defensivos e fertilizantes que são necessários para a produção da safra em questão, e isso deve ser planejado com antecedência, evitando gastos excessivos e desnecessários que, por vezes, acabam reduzindo a margem de lucro do produtor na hora da comercialização.

Essas anotações podem ser feitas por sistemas informatizados, afinal de contas, a tecnologia já chegou ao campo. 

Leia mais: Sou produtor e já faço rastreabilidade: E agora?

 

Culturas utilizadas na entressafra

Os principais objetivos das culturas de entressafra estão relacionados à proteção da superfície do solo contra os agentes erosivos e à ciclagem de nutrientes pelos resíduos. Os nutrientes acumulados na matéria seca das culturas, ao serem liberados no processo de decomposição, retornam ao solo e podem ficar disponíveis às culturas em sucessão. Portanto, o cultivo de diferentes espécies compondo um sistema de produção agrícola proporciona reciclagem de nutrientes mais efetiva, possibilitando redução da quantidade de nutrientes aplicados via fertilizantes ao longo do tempo.

Diversas espécies vegetais podem ser utilizadas como culturas de entressafra (cultivadas no outono/ inverno) com o objetivo específico de proporcionar cobertura do solo e reciclagem de nutrientes.

A utilização de culturas na entressafra com o objetivo de cobertura do solo e ciclagem de nutrientes, visando à diversificação da produção agrícola com sustentabilidade é uma estratégia para melhoria da qualidade ambiental, e diminui os efeitos nocivos do monocultivo.

Diversas espécies de plantas de cobertura do solo podem ser utilizadas a fim de evitar sua exaustão. Porém, para que uma espécie seja eficaz na ciclagem de nutrientes, deve haver sincronia entre o nutriente liberado pelo resíduo da planta de cobertura e a demanda da cultura de interesse comercial, cultivada em sucessão.

blogpost esg-3


Como utilizar o período de entressafra a seu favor

Utilize os recursos naturais 

Ao longo de milhares de anos, diferentes povos têm realizado uma agricultura baseada no manejo dos materiais disponíveis nas propriedades rurais. Dentre esses materiais, destacam-se aqueles de origem orgânica (esterco, restos de cultura, composto, etc.) que possibilitam uma melhoria da qualidade do solo e um aumento da produtividade vegetal.

É na entressafra o período ideal para se olhar para a propriedade de maneira estratégica e funcional. Otimizar os espaços, preparar as áreas, e direcionar todos esses insumos mencionados acima, que por muita das vezes são descartados, pode ser um diferencial quanto a resiliência e produtividade da propriedade. 

O uso da adubação verde na entressafra destaca-se em economia de custos, aumento de produtividade e melhor qualidade do alimento, pois reduz o uso de adubos químicos. Uma prática muito utilizada em Sistemas Agroflorestais e que vem sendo utilizada pela agricultura convencional.

Planejamento da manutenção dos seus maquinários

Se você tem maquinário e implementos agrícolas, sabe do alto valor com o investimento, e da necessidade de manutenções preventivas nessa classe de equipamentos que auxiliam na atividade de preparo do solo, plantio e colheita da safra. 

Durante a entressafra é interessante regular e realizar a inspeção das máquinas e implementos. É uma forma de mitigar riscos, levando em conta a necessidade da disponibilidade do equipamento no dia certo e, pensando no fator imprevisibilidade dos fatores climáticos, onde o atraso do plantio, fora do período indicado pelo calendário agrícola da cultura, pode comprometer a produtividade da safra por completo.

Aproveite para se especializar 

A agricultura praticada na atualidade é tecnológica e cada vez mais especializada, de forma que, se faz necessário investir em conhecimento e capacitação para poder se diferenciar no mercado e se manter competitivo ao longo do tempo. Aproveite a entressafra para esse tipo de ação e, também, para conhecer a fundo os processos, pontos fracos e potencialidades da sua propriedade.  

Aproveite também para expandir sua relação com os produtores vizinhos, trocar experiências, tanto as positivas quanto negativas, fortalecer o elo de comunicação com a comunidade à sua volta.

Por fim, tenha os olhos bem atentos para as novas tecnologias desenvolvidas para o agronegócio brasileiro, como elas funcionam e de que maneira elas podem impactar a produtividade agrícola da sua propriedade. Hoje, já existem soluções no mercado, pensadas tanto para pequenos quanto para grandes produtores rurais, nas mais diversificadas culturas de interesse. 

Curso Inspecione Qualidade-2