Login Peça um Orçamento

Previsibilidade de colheita: mais eficiência na agricultura

A previsibilidade de colheita é essencial para a eficiência das atividades agrícolas. Ao estimar com precisão a quantidade e qualidade dos produtos colhidos, fica mais fácil planejar e gerenciar os recursos de forma estratégica. Assim, é possível minimizar riscos e perdas de produção, além de garantir uma melhor reputação e aumentar a satisfação dos consumidores. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Mas, afinal, como aplicar a probabilidade de colheita? Entenda melhor o que é a previsibilidade de colheita e conheça algumas técnicas e ferramentas que os produtores de alimentos podem usar, incluindo a tecnologia de monitoramento e análise de dados. Continue a leitura e saiba mais!

Previsibilidade de colheita: o que é?

A previsibilidade de colheita é a capacidade de estimar com precisão e confiabilidade a colheita a ser obtida em determinada área. Ela serve para ajudar produtores a planejar o uso de recursos, desde mão de obra e equipamentos até atividades gerenciais como logística e distribuição.

Um planejamento eficiente é a chave para uma gestão agrícola mais lucrativa, já que permite uma tomada de decisões assertivas e para isso, soluções tecnológicas são essenciais. Ou seja, aplicar tecnologia no agronegócio é uma forma de reunir dados valiosos sobre os fatores que influenciam a colheita, como clima, tipo de solo e presença de pragas e doenças, por exemplo. 

Com o uso de drones, sensores e sistemas inteligentes de análise de dados, você pode otimizar a produção e melhorar a previsibilidade da colheita. Agora imagine ter todos esses dados consistentes e obter uma visão clara da área cultivada ao longo do tempo? É o que chamamos de repetibilidade de colheita.

A repetibilidade de colheita nada mais é do que a produção de várias colheitas com condições e fatores semelhantes. Desse modo, é possível identificar padrões de produção e garantir informações úteis para inserir boas práticas agrícolas. Tudo isso ajuda a reduzir perdas e aumentar a eficiência do negócio. 

Confira o infográfico: Como reduzir perdas pós-colheita 

Como fazer a previsibilidade da colheita?

Existem diversas formas de analisar e monitorar a produção ao longo do tempo para prever seu ciclo de vida, mas o principal ponto é usar a tecnologia. Através dela, você pode monitorar o crescimento das plantas, fazer acompanhamento de maturação da produção ou de condições climáticas, por exemplo.

Reunir essas informações sobre fatores que afetam a colheita pode ser desafiante se você não usar um software inteligente que otimiza a coleta de dados. Uma plataforma eficiente ajuda a fornecer métricas e gráficos úteis para prever a produtividade da colheita. 

Nesse sentido, torna-se imprescindível contar com ferramentas de análise de dados com inteligência artificial que irão fornecer informações em tempo real e baseada no histórico da produção. Se você ainda não está certo sobre a necessidade de fazer isso, veja a seguir os motivos para apostar na melhoria tanto da previsibilidade quanto da repetibilidade de colheita.

Por que fazer a previsibilidade de colheita?

A previsibilidade de colheita é importante por diversos motivos, a começar pelo planejamento que inclui desde recursos até armazenamento, logística e transporte. Sem contar que os dados ajudam a estimar a receita e custos da produção, facilitando na hora de definir novos investimentos, aquisição de insumos ou expansão.  

Já comentamos anteriormente sobre o aumento da qualidade. Nesse caso, as colheitas podem ser feitas no momento adequado de maturação, além de proporcionar a seleção de melhores práticas agrícolas. 

Outro motivo válido para usar a tecnologia na previsibilidade de colheita é a possibilidade de reduzir perdas. Ao planejar as atividades com mais eficiência, você consegue reduzir as influências negativas, atuando com antecipação e evitando prejuízos futuros.

Ao investir na previsibilidade da colheita, você consegue as seguintes vantagens:

  • melhoria na gestão e no planejamento estratégico;
  • estimativa de custos e receita do negócio;
  • redução de perdas de produção;
  • aumento da qualidade dos produtos;
  • maior competitividade no mercado.

Como vimos, a probabilidade de colheita é fundamental para tornar os processos mais eficientes no agronegócio. Se você tem interesse em aumentar a eficiência do seu negócio, baixe o nosso kit com POPs para empresas de alimentos que irão te ajudar a padronizar seus procedimentos. Acesse e faça o download gratuito do material