Login Peça um Orçamento

Como fazer a gestão de produtos perecíveis?

Gerenciar produtos perecíveis no dia a dia não é uma tarefa simples. Afinal, esses produtos necessitam de cuidado redobrado para garantir a segurança dos alimentos. Neste conteúdo, mostraremos como a tecnologia pode ajudar na gestão e armazenamento dos perecíveis para evitar perdas e garantir o padrão de qualidade. Vamos lá!
Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

O que são produtos perecíveis?

Produtos perecíveis são aqueles cuja data de validade é bastante limitada, ou seja, depois de certo tempo, eles perdem qualidade e podem até apresentar riscos aos consumidores devido ao surgimento de bactérias e outros microrganismos patogênicos.

Por isso, caprichar no armazenamento de perecíveis é fundamental não só para manter o padrão de qualidade dos itens e a credibilidade do produto, mas, sobretudo, para evitar problemas com a Anvisa, no que diz respeito ao não cumprimento das normas sanitárias.

Produtos perecíveis e não perecíveis: qual a diferença?

A diferença básica entre esses dois tipos de produto é que os perecíveis são mais suscetíveis à deterioração (geralmente atrelado ao seu alto teor de atividade de água). Exigindo atenção redobrada.

Já os não perecíveis têm uma vida útil considerável, devido a uma baixa atividade de água, por isso, estão menos suscetíveis à deterioração causada por condições inadequadas de armazenagem ou manuseio.

Falando em armazenagem e manuseio, aproveite a checklist de conferência de recebimento de mercadorias e veja tudo o que você precisa considerar para manter seu estoque em dia!

Como fazer a gestão do armazenamento de produtos perecíveis?

A gestão de produtos perecíveis precisa ser bastante criteriosa para não comprometer a saúde do consumidor e as normativas da Anvisa e demais órgãos reguladores. A seguir, explicamos os principais aspectos que devem ser avaliados para garantir um armazenamento adequado e não colocar em risco a segurança do alimento.

Confira a validade dos produtos

Existem alguns métodos bastante funcionais para otimizar o controle de validade nos produtos perecíveis. Um deles é o FIFO (first in, first out), que consiste em manter no final da fileira aqueles produtos recém-chegados. Assim, os produtos que já estão mais próximos da data limite sairão primeiro.

Avalie as necessidades de cada produto

Esse é um ponto importantíssimo na gestão de perecíveis, sobretudo FLV, tendo em vista que esses alimentos possuem necessidades específicas. Eles são classificados em climatéricos e não climatéricos.

Esse conceito está relacionado ao nível de produção de gás etileno pelo alimento. Os climatéricos são aqueles que amadurecem mesmo se estiverem fora do pé, pois, após a colheita, ainda continuam com um alto teor de produção do gás.

O etileno é um hormônio gasoso que está relacionado a maturação desses alimentos. Justamente por ser uma substância gasosa, o etileno pode entrar em contato com outras frutas, verduras e legumes e acabar acelerando a maturação desses itens, fazendo com que eles apodreçam rapidamente.

Por isso, é essencial ter cuidado na armazenagem das FVL para evitar que produtos de diferentes categorias fiquem próximos uns dos outros.

Cuide do acondicionamento e da manipulação

Preste muita ateção no material dos locais onde os alimentos serão armazenados. Caixas de madeira, por exemplo, estão mais sujeitas a contaminação, uma vez que esse material é de difícil higienização, podendo propagar microrganismos deteriorantes e até patogênicos. As caixas de plástico tendem a ser uma opção mais viável nesses casos.

Outra questão de cuidado ao acondicionamento é respeitar a temperatura para cada alimento, seja refrigerado ou congelado.

Lembre-se de dar mais atenção aos alimentos crus de origem animal como leites e carnes.

Armazenamento de produtos perecíveis e tecnologia: qual a relação?

Como são muitos os cuidados que devem ser tomados na gestão de produtos perecíveis, as equipes precisam contar com recursos que facilitem o acompanhamento e o registro das operações de controle.

Isso é imprescindível para evitar retrabalho, e, principalmente, para se certificar de que os padrões de armazenamento estão sendo seguidos de forma correta. Um sistema de gestão que disponibiliza checklists digitais é uma alternativa bastante inteligente para essa demanda.

Assim, as equipes conseguem fazer um controle rigoroso de forma automatizada e 100% registrada, já que os dados ficarão no histórico da plataforma e a base seguirá alimentada em tempo real.

A ferramenta CLICQ, da PariPassu, proporciona esses recursos para aprimorar seu processo de controle de qualidade, contribuindo para uma gestão efetiva de produtos perecíveis sem que sua equipe fique refém do papel.

Quer saber mais a respeito? Fale com um de nossos consultores e veja como otimizar sua gestão de qualidade com o auxílio da tecnologia!