Login Peça um Orçamento

4  formas de evitar produtos vencidos no estoque

Geralmente, produtos vencidos no estoque de supermercados ocorrem devido ao controle incorreto do local e a ausência de processos bem estruturados.

Combater desperdícios de alimentos, evitar produtos vencidos nos estoques e gôndolas, evitando perdas, são medidas que os supermercados devem tomar para garantir o melhor desempenho financeiro e dos processos operacionais de seus negócios. 

Se preferir, ouça as 4 formas de evitar produtos vencidos no estoque no player abaixo:

 

Continue lendo este texto para saber 4 formas de evitar produtos vencidos no estoque do seu supermercado.

Guia Prevenção de Perdas no Varejo 2


Organização dos produtos dentro dos estoques

A primeira dica para não ter produtos vencidos no estoque é uma questão de organizar os produtos dentro do supermercado. 

Muitas perdas de produtos vencidos estão relacionadas a problemas de armazenamento, como, temperatura, umidade, exposição, movimentação inadequada de produtos, falhas no recebimento de mercadorias e operação de check-out.

Mas como realizar uma gestão de prevenção de perdas

Práticas como não armazenar itens fora de seu local padrão para evitar que sejam esquecidos ou simplesmente, no recebimento da mercadoria colher a data de validade e registrar em planilhas, podem ser adotadas pelo seu estoque. E para aprofundar melhor nesse assunto, nós criamos um Guia de Prevenção de Perdas no Varejo disponível para download.

Além disso, assista esse vídeo sobre os 3 erros que você pode estar cometendo na prevenção de perdas:

 

Inspeção de qualidade no recebimento

Nesta dica, a sua empresa precisa manter um processo de Gestão do Controle de Qualidade de Alimentos bem estruturado para garantir o padrão de qualidade dos produtos nas gôndolas dos supermercados, contribuindo principalmente para a segurança do alimento.

Dentro dos estoques, a gestão do controle de qualidade de alimentos beneficia o desempenho e a vida útil dos produtos perecíveis, pois permite o controle dos SKUs e agilidade significativas no dia a dia da operação. E para isso, as inspeções de qualidade nos estoques permitem que todos os produtos perecíveis cheguem com a validade dentro do prazo ou antecipadamente e que esses alimentos estejam alinhados aos padrões de qualidade da sua empresa. Se essa operação for aliada a uma ferramenta de automação, controlar e monitorar o desempenho das atividades no estoque trará mais qualidade aos processos de inspeção de qualidade.

Gestão da Qualidade na Prática 1-2


Um  sistema automatizado pode dispor de um painel de gestão que dá acesso a todas as informações coletadas, permitindo a análise do processo com gráficos e indicadores. Esses dados contribuem para decisões mais ágeis e corretas pelos responsáveis do setor de qualidade.

Essa é uma prática que você pode adotar na sua empresa. Mas, se você ainda não tem ou quer saber tudo sobre as melhores práticas exigidas para realizar uma inspeção de qualidade no recebimento e quais critérios analisar, acesse o curso Inspecione Qualidade da Academia PariPassu e saiba mais sobre o assunto! 💡

 

Visão estratégica do processo 

Vamos abordar agora dois métodos para você implementar nos seus estoques.

Método PEPs


O primeiro deles é o método PEPs, que significa Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair.

Estabelece uma visão estratégica de giro nos estoques, permitindo que quando um produto é retirado do estoque, prioriza-se mercadorias que chegaram primeiro e as que chegaram por último, saem por último. 

Isso reduz a perda de insumos e garante que os novos produtos não sejam vendidos antes daqueles que foram armazenados primeiro.

Ciclo PDCA


Ciclo PDCA

O segundo método é o Ciclo PDCA  (Plan, Do, Check e Act), mais conhecido como ciclo de Deming, é uma ferramenta estratégica empregada no controle de quaisquer processos do sistema de gestão da qualidade. O processo de controle de estoque possui 4 etapas:

Plan (Planejar) refere-se a planejar e definir os objetivos do controle de estoque, que seriam a identificação dos problemas encontrados no seu estoque hoje e plano de ação que será adotado para correção.

Do (Fazer) refere-se a realizar todas as atividades listadas no plano de ação da etapa de planejamento.

Check (Verificar) vem para conferir tudo o que foi planejado e comparar, garantindo que as atividades planejadas foram realmente realizadas.

E por fim, Act (Ação), pautada no resultado conferido (na etapa check – verificar), é nesta etapa onde será observado se ocorreu alguma falha no processo de controle de estoque, se os problemas identificados na primeira etapa foram resolvidos e, principalmente, se o objetivos de controlar seu estoque foram alcançados.


Agora que você já conhece 04 formas de evitar produtos vencidos no estoque, espero que coloque em prática para evitar desperdícios.

Espero te ver em outros post, até breve!

Curso Inspecione Qualidade