Login Peça um Orçamento

ISO 22000 E FSSC 22000: quais as diferenças na segurança do alimento

Garantir a segurança do alimento para os consumidores é uma das bases da indústria alimentícia. Todo alimento produzido pela cadeia agroalimentar deve ser seguro para a saúde do consumidor. 

Está sem tempo para ler? Escute este post no áudio abaixo e entenda a diferença entre as certificações na segurança do alimento ISO 22000 e FSSC 22000:

Para que isso ocorra, temos algumas normativas que regem o tópico, como a RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 que trata sobre procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das boas práticas de fabricação para esses estabelecimentos.

Mas, além de normativas, foram criados métodos de certificação para empresas que cumprissem certos requisitos para a segurança dos alimentos. Atestando que essa empresa produz alimentos seguros para consumo humano.

Duas dessas certificações são a ISO 22000 e a FSSC 22000.

É importante lembrar que ambas as normas têm o nome “norma” mas não são obrigatórias, são certificações que atestam, para o comércio, que a sua empresa segue certos padrões.

Se você quer entender qual a diferença entre as duas certificações e escolher a que mais faz sentido para a sua empresa, você está no lugar certo. Continue lendo!

Neste texto você vai ver:

Leia também:

 

O que é a ISO 22000

Acredito que você já deve ter escutado falar sobre as normas da International Organization for Standardization (ISO), ou, Organização Internacional de Padronização. A entidade já é super estabelecida no mercado, prezando por promover a padronização de produtos e serviços para facilitar o comércio, visando certos aspectos como Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001).

Já a ISO 22000, explana sobre o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos e seus requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos.

Aqui no Brasil, o representante por essas normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mas, neste post não iremos ver todos os aspectos da ISO 22000, pois já temos um material completo sobre a norma. Confira ele no botão abaixo, tenho certeza que vai gostar:

Guia certificação ISO 22000 para segurança de alimentos
Mas, antes de falarmos o que é a FSSC 22000, é importante sabermos o que é o Global Food Safety Initiative (GFSI).

O que é o Global Food Safety Initiative 

O GFSI é uma iniciativa que reconhece as normas de certificação aceitas por grandes nomes do setor alimentício e redes de varejo globais.

Por se tratar de uma entidade que é composta por grandes empresas, a sua validação gera um grande peso na decisão de que norma utilizar. Principalmente quando falamos de exportações.

Mas por que estamos falando da GFSI neste texto? Porque uma das principais diferenças entre as normas ISO e FSSC 22000 é que a primeira não é validada pelo GFSI e a segunda é. 

Isso se dá pois a ISO 22000 é uma norma com requisitos muitos genéricos, e não traz quais os programa de pré-requisitos que as empresas devem implementar, diferente do que acontece na FSSC, que veremos a seguir.

O que é a FSSC 22000

A Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000) é um esquema usado globalmente por muitas empresas do setor alimentício.

A norma mostra como deve funcionar um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos oferecendo um esquema de certificação completo para a auditoria e certificação de Food Safety Management Systems (FSMS).

Ela não é elaborada pela ISO, e sim administrada pela Fundação FSSC, por um Conselho de partes interessadas independente, composto por representantes de vários setores da indústria de alimentos.

A FSSC 22000 é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), como já vimos anteriormente. Ser reconhecida pelo GFSI trás para a norma um grande peso, já que muitas empresas do ramo se mostram atentas ao que a iniciativa reconhece.

Um dos motivos desse reconhecimento é que a FSSC 22000 traz os programas de pré-requisito por meio da ISO/TS 22002 que apoia cada um dos setores da cadeia agroalimentar:

ISO/TS 22002-1: Produção de alimentos

ISO/TS 22002-2: Serviços de alimentação

ISO/TS 22002-3: Agricultura

ISO/TS 22002-4: Produção de embalagens para alimentos

ISO/TS 22002-5: Transporte e armazenamento

ISO/TS 22002-6: Ração animal

Você deve ter percebido que tanto a ISO 22000 quanto a FSSC 22000 tratam sobre  Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, mas a seguir, veremos quais são essas diferenças.

Diferenças entre a ISO 22000 e a FSSC 22000

A principal diferença é que a norma FSSC 22000 é reconhecida pela GFSI por se tratar de uma norma completa, que engloba todos os parâmetros da ISO 22000 juntamente com programas de pré-requisitos (PRPs) e mais alguns requisitos específicos para garantir consistência, integridade e fornecer governança e gerenciamento do esquema.

 

diferenças-iso22000-fssc22000

 

Conclusão:

Caso você esteja se perguntando qual vale mais a pena você implementar dentro da sua empresa, isso vai depender dos seus objetivos e dos seus clientes. Como a FSSC 22000 é mais completa e validada pelo GFSI, ela acaba sendo mais aceita no mercado. Vale você conferir com seus clientes quais são seus requisitos e ver qual faz mais sentido para a sua empresa.

As duas normas são super estabelecidas no mercado e possuem poucas diferenças, já que a FSSC 22000 engloba toda a ISO 22000.

Ou seja, independente da norma que você escolher, você conseguirá atestar a segurança do seu alimento.

Esperamos ter ajudado! 💙

Caso você queria saber mais sobre certificações de qualidade para segurança de alimentos, confira este conteúdo:

as certificações de qualidade para segurança de alimentos