Login Peça um Orçamento

Controle de expedição na agroindústria: entenda o que é e conheça as vantagens

O controle de expedição na agroindústria exige o equilíbrio entre os processos e as tomadas de decisões para viabilizar um aumento da produtividade com custo operacional reduzido. Trata-se de uma etapa que requer bastante cuidado para evitar problemas e prejuízos para a agroindústria.

Além dos desafios internos na gestão dos processos, também é preciso lidar com dificuldades externas, como o transporte das mercadorias em estradas com estruturas debilitadas e o risco de roubo de carga. 

Quando bem feito, o controle de expedição de mercadorias pode contribuir para reduzir custos, minimizar desperdícios e aumentar a satisfação dos clientes. Nesse caso, a automatização desse processo pode trazer vantagens significativas para o negócio. 

Neste conteúdo, entenda o que é o controle de expedição, quais os principais desafios enfrentados pela área e descubra como utilizar a tecnologia neste processo. Além disso, confira os erros que precisa evitar para garantir uma boa gestão. Tenha uma excelente leitura! 

 

O que é controle de expedição na agroindústria? 

O controle de expedição é um processo, mas também um setor, que diz respeito à gestão e à garantia da eficiência na entrega dos produtos ao cliente. Entre as atribuições da área, estão a decisão das rotas de transporte e a definição das embalagens adequadas.

Seja no processo de separação, conferência ou embarque dos produtos, é imprescindível que o controle de expedição seja bem feito para garantir que o cliente receba os produtos com a qualidade esperada, sem danos ou atrasos. 

 

Principais desafios do controle de expedição de produtos

Contornar os desafios do controle de expedição exige planejamento e execução bem alinhados. No entanto, o primeiro passo é reconhecê-los para ser mais fácil encontrar a solução adequada. 

A seguir, confira os principais desafios enfrentados na indústria alimentícia: 

 

Dificuldades no estoque 

Se não houver uma gestão do estoque, há risco de desperdícios e falta de produtos. Dessa maneira, é preciso uma boa organização das operações e também compromisso das pessoas envolvidas para atender às demandas dos clientes.

A gestão de estoque na agroindústria pode ser facilitada quando há o controle de informações como produtos com estoque mínimo e máximo, preço de matérias-primas, data de entrada e saída, ponto de ressuprimento e histórico de movimentação. 

Assim como o controle de expedição, a gestão de estoque não deve ser tratada de maneira isolada na empresa: é essencial haver uma comunicação efetiva entre todos os setores para que nada passe despercebido. 

 

Problemas com controle de qualidade

Nesse caso, a desorganização ou a falta de padronização pode dificultar que os produtos cheguem ao mercado com a excelência desejada. No caso da agroindústria, é preciso considerar parâmetros como a segurança dos alimentos, a procedência, a higiene e a estética.

A qualidade perpassa tanto o processo produtivo quanto a distribuição das mercadorias, portanto, é importante um acompanhamento minucioso na etapa de expedição para corrigir erros e implementar melhorias. 

 

Definir a melhor opção de transporte e rota

Na agroindústria, há produtos perecíveis que exigem um transporte ágil para evitar que estraguem. Além disso, é necessário que os veículos sejam devidamente equipados para não comprometer a qualidade. 

Fica a cargo do controle de expedição escolher as melhores rotas e meios de transporte, o que nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, ao otimizar as etapas deste processo, é possível obter mais transparência e visibilidade da operação.  

Baixe o POP:  Procedimento Operacional Padrão: ISO 9001 2015 para indústria de alimentos e bebidas

 

O que deve ser evitado no processo de expedição de mercadorias?

Em primeiro lugar, um erro clássico no controle de expedição é a falta de listas com os pedidos que precisam ser separados. Sem isso, corre-se o risco de envios com quantidades incorretas, troca de dados, descuidos quanto à data de vencimento e até perda dos itens. 

Outro equívoco que pode gerar prejuízos na agroindústria diz respeito às embalagens escolhidas. O transporte pode sofrer desgastes devido às condições do veículo, da estrada e outros fatores. Portanto, as opções escolhidas devem proteger bastante a mercadoria.  

Erros no controle de expedição podem gerar perda de tempo, prejuízos financeiros e insatisfação com os clientes. Logo, é preciso aprimorar os processos para garantir melhoria contínua. Na próxima sessão, confira dicas importantes para aplicar na agroindústria. 

 

Como ter um processo assertivo de controle de expedição de produtos? 

Existem várias ações que podem contribuir para garantir mais agilidade e assertividade no processo de separação, conferência e despacho dos produtos. Ao aplicá-las, é possível antecipar e resolver problemas, cumprir prazos de entrega e realizar planejamentos mais assertivos, confira algumas sugestões:

 

1. Crie listas de expedição

Conhecidas como picking list, esses documentos devem conter apenas as informações mais importantes sobre os produtos como nome do item, localização, descrição, quantidades, peso, entre outros aspectos relevantes. Assim, a expedição pode ser feita com agilidade e sem erros.

 

2. Realize um controle de estoque 

Como comentamos anteriormente, o controle do estoque é etapa vital na indústria de alimentos. É preciso calcular as quantidades certas para evitar custos maiores no armazenamento ou faltas, que resultam em perda de vendas.

As entradas e saídas das matérias-primas devem ser controladas por fichas. Com os registros adequados, é possível associar o controle físico com o controle financeiro para acompanhar as demandas, sem faltas ou excessos.

 

3. Escolha bem as embalagens dos produtos

É preciso garantir que as embalagens tenham a qualidade necessária para proteger os produtos, sejam do tamanho ideal e devidamente lacradas. Além disso, é importante que haja etiquetas e notas fiscais atreladas para o despacho correto. 

 

4. Avalie os veículos utilizados

Na hora de pensar a logística de entrega, os veículos precisam ser bem avaliados para evitar problemas para a empresa. Por exemplo, há necessidade de veículos especiais com refrigeração ou proteção de riscos? Qual a capacidade de carga? Existem diferentes possibilidades de rota? Essas são algumas perguntas que podem ajudar a nortear a análise.

 

Tenha um espaço otimizado com equipamentos adequados

O posicionamento dos produtos, equipamentos e da equipe responsável pela expedição tem grande impacto na agilidade do processo. Para evitar falhas e garantir uma boa organização, é preciso otimizar o fluxo de saída dos itens com estratégias inteligentes conforme o tipo de mercadoria. 

Baixe o checklist: Implementação de Boas Práticas de Fabricação em Indústrias

 

Tecnologia e controle de expedição

Como vimos, o controle de expedição envolve múltiplos fatores e a tecnologia é fundamental para quem deseja se manter competitivo no mercado. Isso porque a automatização ajuda na eficiência operacional, contribuindo para a entrega de produtos de qualidade.

Nesse sentido, a tecnologia ajuda não só na etapa de expedição, mas também na manipulação e controle da qualidade de alimentos. Por exemplo, é possível contar com checklist de qualidade, implementar sistema de rastreabilidade e garantir a padronização de processos. 

A automatização pode ser uma grande aliada para tornar as atividades mais práticas e rápidas. Por isso, não deixe de investir em sistemas integrados para garantir a conexão entre as áreas necessárias para uma gestão eficiente.

Continue organizando a sua empresa: baixe agora o manual com orientações importantes para organizar os registros de qualidade na indústria de alimentos!