Login Peça um Orçamento

Tecnologia no Agronegócio: a importância de automatizar processos

O uso das tecnologias no agronegócio é cada vez mais indispensável já que permite automatizar diversos processos, reduz custos e gera ganhos na produtividade. 

Inclusive, quando uma empresa investe na modernização, tem a possibilidade de se destacar no mercado, ao passo que se beneficia dos ganhos da automação no agronegócio.

A seguir, entenda porque pequenos, médios ou grandes produtores devem apostar na tecnologia, conheça as principais possibilidades para implementá-la e quais são os impactos financeiros dessas mudanças.  Boa leitura! 

 

Tecnologias no agronegócio: por que automatizar é importante?

Automatizar processos não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para enfrentar os desafios da agricultura contemporânea. Em primeiro lugar, a automatização permite realizar tarefas com maior precisão e velocidade.

É o caso das máquinas que funcionam com apoio de softwares para realizar ações como análises do solo, controle de pragas ou monitoramento da plantação. Outro exemplo está na automação de irrigação com sensores inteligentes que monitoram condições do solo, reduzindo desperdícios.

Por outro lado, a tecnologia também oferece a capacidade de monitorar operações agrícolas em tempo real. Desde a temperatura do solo até a saúde das plantas, os agricultores podem tomar decisões instantâneas, respondendo rapidamente às mudanças nas condições.

Com isso, os benefícios de apostar em tecnologias no agronegócio ficam evidentes, destacando-se:

  • Redução de custos;
  • Menos erros em processos manuais;
  • Mais qualidade e segurança na produção de alimentos;
  • Maior controle da produção e cumprimento de prazos.

 

Impactos financeiros do uso de tecnologias no agronegócio

Além de aumentar a produtividade e a eficiência, a aplicação de tecnologias no agronegócio contribui para reduzir custos operacionais a longo prazo, garantir processos mais sustentáveis e vantagem competitiva no mercado.

Para você ter uma ideia, drones equipados com sensores e câmeras são capazes de fornecer dados valiosos para intervenções precisas. Além disso, contribuem para reduzir os custos de pulverização em grandes áreas. 

Entre as tecnologias no agronegócio com maior foco de investimento estão a agricultura de precisão (35,2%), a miscelânea (16,7%), a automação e a robotização (14,2%). Isso é o que mostra o relatório da AgTech Pocket 2022.

O crescimento de startups focadas em soluções para o agronegócio é mais uma prova da importância e do impacto que a tecnologia oferece ao campo. O relatório também aponta o Brasil como o 6º país que mais investe neste setor, com grande potencial de crescimento para os próximos anos.

Baixe o infográfico: ESG no setor agroalimentar

 

Principais tecnologias do agronegócio

As tecnologias no agronegócio oferecem benefícios significativos e é importante saber quais as tendências para investir nas melhores opções. A seguir, conheça algumas possibilidades que já estão presentes no campo e seguem relevantes para o futuro:

  • Agricultura de precisão: utilizando tecnologias avançadas, como GPS, sensores e análise de dados, a agricultura de precisão permite a personalização de práticas agrícolas. Trata-se de uma abordagem para gerenciar e controlar informações dos processos produtivos;
  • Uso de drones: esses equipamentos desempenham um papel significativo na coleta de dados e monitoramento em larga escala. Isso auxilia na detecção precoce de doenças, avaliação da saúde das plantas, mapeamento tridimensional do terreno e monitoramento eficiente de grandes extensões de terra;
  • Rastreamento da cadeia de suprimentos: esse processo é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos. É possível rastrear a jornada de seus produtos desde a produção até o consumidor final. O que não apenas melhora a transparência, mas também permite respostas rápidas em caso de problemas, como recalls de produtos;
  • Softwares de gestão agrícola: desde o planejamento de safras até a gestão de recursos, essas ferramentas permitem o acompanhamento eficiente de tarefas, alocação de recursos, monitoramento do desempenho das culturas e análise de dados. A automação de processos administrativos e a integração de dados contribuem para uma gestão mais eficaz e informada.

 

Por onde começar a automação de processos no campo? 

Começar a automação de processos no campo pode parecer desafiador, mas seguindo alguns passos estratégicos, é possível iniciar de forma eficiente:

  • Avalie as necessidades específicas da sua operação agrícola;
  • Pesquise as tecnologias disponíveis no mercado que atendam suas necessidades. Aqui, contar com profissionais da área de TI pode ser interessante; 
  • Proporcione treinamento adequado para os funcionários envolvidos no uso; 
  • Inicie a automação de forma gradual e controlada; 
  • Garanta que os sistemas escolhidos possam ser integrados;  
  • Estabeleça práticas para o acompanhamento e análise contínua dos dados gerados;
  •  Crie novos processos e planos de ação se necessário. 

À medida que automatizar os processos, será possível obter eficiência, redução de custos e melhoria das operações agrícolas. Para continuar se informando sobre as tecnologias no agronegócio baixe nosso e-book sobre a rastreabilidade conheça 10 razões para implementar!