Login Peça um Orçamento

Agricultura preditiva: o que é e como impacta o agronegócio

A agricultura preditiva é uma abordagem que utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial e análise de dados, para prever e gerenciar as condições agrícolas. Nesse sentido, é possível prever situações futuras e tomar decisões com base em dados mais precisos.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Existem diversas formas de aplicação como otimização do uso de água e fertilizantes, previsão de colheita e produtividade, entre diversos outros cenários. Seu uso contribui para que os produtores reduzam custos e minimizem os riscos do negócio. 

Neste conteúdo, entenda melhor como funciona a agricultura preditiva e quais as principais tecnologias utilizadas nesse método. Além disso, conheça as vantagens de apostar nessas soluções para melhorar o gerenciamento no campo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é agricultura preditiva?

A agricultura preditiva é uma técnica focada em aumentar a previsibilidade e a eficiência do agronegócio através de tecnologias. Através da coleta e análise de dados com o uso de algoritmos e inteligência artificial é possível fazer previsões de comportamento.

Os dados podem ser obtidos de diferentes tecnologias como sensores, drones e dados de GPS. Com isso, tais projeções possibilitam uma análise clara de condições como clima, umidade, fertilidade e outros fatores que contribuem para intervenções antecipadas e eficazes.

Assim, fica mais fácil fazer manutenções prévias caso tenha ocorrência de pragas e doenças ou programar máquinas para interromper a atividade em caso de condições climáticas adversas, por exemplo. A agricultura preditiva serve para automatizar processos de forma inteligente e econômica.

Confira: Infográfico - ESG no setor agroalimentar

 

Agricultura preditiva: tecnologia aliada ao agronegócio

A principal característica da agricultura preditiva é a tecnologia. É por causa dela que o agronegócio consegue ter dados e informações valiosas para uma atuação mais produtiva e lucrativa. Nesse cenário, a tecnologia é importante para ajudar a entender e prever o cultivo. 

Entre as tecnologias utilizadas há, por exemplo, os sistemas de informações geográficas (SIG) que podem mapear e monitorar áreas agrícolas, além de coletar dados sobre a produção de culturas e fornecer informações importantes para a tomada de decisões.

Para que isso aconteça, é preciso contar com o apoio de alguns recursos tecnológicos, como:

  • inteligência artificial: capacidade de processar informações como o cérebro humano;
  • internet das coisas: conexão entre tecnologias para funcionamento em nuvem;
  • machine learning: possibilidade de padronizar o comportamento das máquinas;
  • algoritmos: série de raciocínios que resolvem um determinado problema; 
  • Big Data: processamento de grande volume de dados.

São esses conceitos que permitem a agricultura preditiva ser colocada em prática, o que pode acontecer através de diferentes soluções. Veja a seguir algumas das opções de tecnologias utilizadas na agricultura preditiva.

Sensores

Os sensores podem ser utilizados para detectar temperatura, umidade do solo, luminosidade e outras variáveis sobre as condições de crescimento e ambiente agrícola. Desse modo, é possível fazer um monitoramento em tempo real e determinar medidas de correção e tratamento quando necessário.

Drones 

Outra tecnologia bastante utilizada na agricultura preditiva é o drone. Nesse caso, os drones são usados para coletar imagens e vídeos de plantações aéreas e adquirir informações sobre as condições das plantas e do solo. Uma forma prática e ágil de acompanhar o plantio.


Robótica e automação

A tecnologia de robótica é usada para automatizar tarefas agrícolas, como plantio, colheita e pulverização de culturas, para aumentar a eficiência e reduzir o tempo e o custo. Máquinas podem ser programadas para realizar atividades em determinado intervalo de tempo, por exemplo.

É válido notar que não há apenas uma única solução para a agricultura preditiva, mas a combinação de diferentes sistemas inteligentes pode potencializar os resultados e garantir uma produção mais estratégica e eficaz. 


Vantagens da agricultura preditiva

Você já deve ter percebido que a possibilidade de prever as condições e comportamentos agrícolas oferecem muitos benefícios aos produtores no curto e longo prazo. Podemos citar as seguintes vantagens da agricultura preditiva:

  • aumento da produtividade e da eficiência;
  • redução de custos;
  • melhor gestão de riscos;
  • facilidade para tomada de decisões;
  • redução do impacto ambiental;
  • melhor padrão de  qualidade.

Como vimos, a agricultura preditiva conta com várias aplicações e vantagens de uso. Agora que você já está familiarizado com o assunto, aproveite para conferir o conteúdo sobre Rastreabilidade e Controle de Qualidade