Login Peça um Orçamento

5 tipos de indicadores mais utilizados para Gestão da Qualidade

​​Os melhores amigos de quem acompanha e analisa operações com certeza são os indicadores de gestão da qualidade. E isso vale para qualquer segmento de atuação no mercado. Um acompanhamento de indicadores auxilia na medição e verificação do desempenho de uma empresa, além de permitir uma visão mais estratégica do negócio.

É disso que falaremos neste conteúdo, listando 5 indicadores que você precisa acompanhar e explicando como otimizar essa tarefa com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Continue a leitura e conheça as vantagens desse processo!

O que são indicadores de gestão da qualidade?

Antes de começarmos a falar sobre os indicadores de gestão da qualidade, vale lembrar que, como o próprio nome diz, os indicadores indicam algo, isto é, sinalizam gargalos e apontam perspectivas.

Por isso é muito importante que, para a utilização deles, a sua empresa já tenha metas estabelecidas para as métricas que você deseja acompanhar. Assim, a análise dos indicadores servirá de base para saber se a sua empresa está trilhando o caminho certo.

>> Inicie seu processo de Inspeção da Qualidade: conheça o Curso Inspecione Qualidade

Também é válido ressaltar que cada instituição tem suas demandas e particularidades. Isso significa dizer que os indicadores-chave não serão os mesmos para todas as empresas. A definição das métricas a serem avaliadas é, portanto, um processo individual.

No entanto, alguns indicadores são considerados unânimes para que se possa compreender o andamento dos processos operacionais e administrativos em qualquer tipo de negócio. Falaremos melhor deles no próximo tópico.

Antes disso, que tal visualizá-los também em infográfico? Confira: 5 tipos de indicadores mais utilizados para Gestão da Qualidade

5 indicadores de gestão da qualidade para acompanhar

Para monitorar métricas de forma assertiva e racional, é preciso primeiramente saber quais delas interessa avaliar. A seguir, listamos 5 indicadores indispensáveis para uma gestão estratégica, independentemente do seu segmento de atuação no mercado.


1. Indicador de eficiência

O indicador de eficiência permite que sejam detectados desperdícios de recursos que reduzirão sua produtividade.

A eficiência tem foco no processo e reflete indiretamente nos clientes. Podemos citar alguns pontos que interferem nesse indicador:

  • horas de trabalho por produto produzido;
  • quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinada atividade;
  • quantidade de horas paradas de uma máquina ou equipe.

Mas como calcular essa variável? Isso pode ser medido por meio de um software de gestão de produção que possibilita o controle de compra de matérias-primas, controle de custos, descartes, entre outros pontos.

2. Indicador de Segurança/Qualidade

Esse indicador é essencial para não causar danos à saúde ou integridade física dos clientes, por exemplo.

Uma forma simples de mensurar é realizando inspeções e controles da produção, dos produtos finais, de matérias-primas e também dos pontos críticos de controle da operação, através de checklists e análises.

É importante verificar se as medidas de segurança e exigências de certificações e normas nacionais e internacionais estão sendo atendidas no seu produto.

3. Indicador de Eficácia

A eficácia mede o grau de cumprimento das metas. Ou seja, o objetivo é a realização e não os recursos gastos para chegar a tal resultado. 

Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido, estando diretamente relacionados à satisfação dos clientes. Justamente por isso é que se relacionam mais com questões como atendimento, satisfação, pontualidade, confiabilidade etc.

Como exemplo de indicadores de eficácia temos:

  • porcentagem de reclamação de clientes;
  • durabilidade do produto;
  • rapidez na conclusão de um chamado;
  • confiabilidade do produto, serviço ou equipe;
  • desempenho do produto, serviço ou equipe.

Vale lembrar que esses indicadores de eficácia estão diretamente ligados com o aumento de lucro da empresa.

4. Indicador de Efetividade

A efetividade nada mais é do que a junção da eficácia com a eficiência. Esse indicador apresenta as consequências e impactos de um produto ou serviço.

Indicadores de efetividade conseguem mensurar se os objetivos propostos foram alcançados.

Ou seja, uma empresa efetiva desempenha processos que resultam em bons resultados aos clientes, com redução de custo e aumento de lucratividade. Indicadores de efetividade respondem a perguntas como:

  • O serviço oferecido é relevante para o cliente?
  • O projeto contribuiu para aumentar o faturamento?
  • O projeto reduz erros dos colaboradores?


5. Indicador de Atendimento

Dentre os indicadores de qualidade, o de atendimento é o que mostrará se sua empresa está realmente cumprindo com o que promete ao oferecer determinado produto ou serviço ao consumidor.

Um fator muito importante aqui é a necessidade do processo de pós-venda, o que envolve fazer um acompanhamento bem próximo ao cliente.

Sabe aquela história de que o melhor índice de satisfação do seu cliente é a indicação boca a boca? Pois é, monitorar o indicador de atendimento é muito importante para saber se sua marca possui clientes que irão promover a sua empresa por você

 

Você sabe quais as principais vantagens dos indicadores para a gestão da qualidade?

Como vimos, a análise dos indicadores de gestão da qualidade consiste em avaliar os processos internos que vão atestar a eficiência e a credibilidade de uma marca. Essa tarefa precisa ser constante na empresa, de modo a identificar eventuais sinais de falhas antes de se tornarem grandes agravantes.

Nesse sentido, uma das maiores vantagens dos indicadores é a sinalização de gargalos, permitindo que o gestor corrija os problemas a tempo de gerarem prejuízo ou detratores para a marca.

Da mesma maneira, a análise criteriosa dos indicadores também indica padrões de sucesso que podem ser replicados, ou seja, aquelas estratégias que vêm dando certo na empresa.

Em resumo, são estas as principais vantagens de monitorar regularmente os indicadores de qualidade de um negócio:

  • obter informações que auxiliam em tomadas de decisão;
  • contribuir com planejamentos estratégicos;
  • proporcionar uma visão mais crítica do negócio;
  • distribuir e fazer um melhor uso dos recursos;
  • evitar e eliminar erros administrativos e operacionais;
  • propor melhorias contínuas no processo.


Como implementar indicadores de qualidade?

Vale lembrar que os indicadores de qualidade variam de empresa para empresa e de acordo com os objetivos organizacionais de cada uma, como dissemos no início do conteúdo.

Nesse sentido, o primeiro passo para implementar um trabalho com indicadores de qualidade é compreender as especificidades do seu negócio, considerando-se aspectos como oscilações de mercado, posicionamento da empresa, relacionamento com fornecedores, entre outros aspectos relevantes para a consolidação da marca.

Os indicadores citados aqui tendem a ser genéricos para qualquer tipo de negócio. A dica é sempre avaliar o que faz sentido monitorar neste momento para a sua empresa. Isso significa que os indicadores de gestão da qualidade precisam estar 100% relacionados com os objetivos do seu empreendimento.

Para tanto, essas variáveis devem cumprir alguns requisitos, entre eles:

  • ser utilizadas para tomar decisões;
  • ser um ponto estratégico no empreendimento;
  • ter aderência ao negócio da empresa;
  • ter relevância em todos os níveis e setores;
  • ser baseadas em dados confiáveis e mensuráveis;
  • servir como insumo para um plano de ações.


Como os indicadores melhoram a gestão da qualidade?

Uma análise minuciosa dos indicadores é essencial para desenvolver um plano de ação mais estratégico, de modo a evitar prejuízo financeiro, otimizar o tempo das equipes, estreitar a relação com fornecedores, entre outros ganhos de uma avaliação criteriosa.

Os avanços trazidos pela transformação digital favorecem o trabalho com indicadores porque automatizam as análises e as tornam mais exatas. Atualmente, o mercado conta com sistemas especializados que fazem esse trabalho com a inteligência de dados para melhorar a gestão da qualidade.

>> Ferramenta para gestão de indicadores

Com esse tipo de ferramenta, os gestores têm em mãos todas as informações que precisam para elaborar planos de ação bem direcionados, identificando gargalos e definindo novos passos a partir de uma visão assertiva sobre os pontos de melhoria.

Outra vantagem de investir em sistemas inteligentes é que, além de contar com uma base de indicadores sólidos alimentada em tempo real, o processo de análise fica mais racional e menos intuitivo. Afinal, o suporte tecnológico evita que falhas humanas comprometam a interpretação das informações.

Saber o que os indicadores representam é crucial para que os processos decisórios se deem de maneira ágil e efetiva. Dessa forma, com insights valiosos na palma das mãos, as equipes poderão aproveitar melhor o tempo operacional e direcionar esforços para outras demandas que são prioridade, aliando suporte tecnológico e fator humano em doses certas para uma margem de lucro cada vez maior.

Quer saber mais sobre gestão de qualidade e otimização de processos internos? Veja como organizar os registros de qualidade na indústria de alimentos e entenda por que o trabalho com dados é primordial nesse setor!