5 tipos de indicadores mais utilizados para Gestão da Qualidade

Utilizar indicadores de qualidade para medir e verificar o desempenho de uma empresa são os melhores companheiros de quem acompanha e analisa a operação, pois eles apontam o caminho e são um ótimo referencial.

Os indicadores de qualidade podem ser diversificados e possuem a função de, por meio de padrões pré-estabelecidos pela empresa, mensurar o resultado final que esperam de maneira confiável.

Sem tempo para ler? Não se preocupe! Preparamos um player para você escutar e ficar por dentro do assunto.

 

Vale lembrar que é muito importante acompanhar regularmente os resultados da operação através de metas e números, pois eles serão a prova de que o processo está operando de forma eficiente.

Para ajudar você a estruturar esse acompanhamento na sua empresa, separamos os 5 indicadores mais utilizados pelos clientes da PariPassu para a Gestão de Qualidade.

Mas você sabe quais as principais vantagens dos indicadores para a gestão da qualidade?

  • Obter informações que auxiliem nas tomadas de decisão;
  • Contribuir com planejamentos estratégicos; 
  • Visão mais crítica do negócio;
  • Distribuir e fazer um melhor uso dos recursos;
  • Evitar e eliminar erros;
  • Melhorias contínuas no processo.

Agora que você já sabe quais as vantagens, vamos para os destaques dos indicadores

1. Indicador de eficiência

O indicador de eficiência permite que sejam detectados desperdícios de recursos que reduzirão sua produtividade.

A eficiência tem foco no processo e reflete indiretamente nos clientes. Podemos citar alguns pontos que interferem nesse indicador:

  • Horas de trabalho por produto produzido;
  • Quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinada atividade;
  • Quantidade de horas paradas de uma máquina ou equipe.

Mas como calcular? Isso pode ser medido através de um software de gestão de produção que possibilitem o controle de compra de matérias primas, controle de custos, descartes, entre outros pontos.

2. Indicador de Segurança/Qualidade

gestão da qualidade

Esse indicador é essencial para não causar danos à saúde ou integridade física dos clientes, por exemplo.

Um forma simples de mensurar, é realizando inspeções e controles da produção, dos produtos finais, de matérias-primas e também dos pontos críticos de controle da operação, através de checklists e análises.

É importante verificar se as medidas de segurança e exigências de certificações e normas nacionais e internacionais estão sendo atendidas no seu produto.

 

3.Indicador de Eficácia

A eficácia mede o grau de atingimento dos resultados, ou seja, o foco é na realização e não nos recursos gastos para chegar a tal resultado.

Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido e, estão diretamente relacionados à satisfação dos clientes. Justamente por isso é que se relacionam mais com questões como atendimento, satisfação, pontualidade, confiabilidade etc.

Aplicativo CLICQ checklist automatizado

Como exemplo de indicadores de eficácia temos:

  • Porcentagem de reclamação de clientes;
  • Durabilidade do produto;
  • Rapidez na conclusão de um chamado;
  • Confiabilidade do produto, serviço ou equipe;
  • Desempenho do produto ou serviço ou equipe.

E vale lembrar que esses indicadores de eficácia estão diretamente ligados com o aumento de lucro da empresa.

 

 

 

 

 

 

4. Indicador de Efetividade

A efetividade nada mais é do que a junção da eficácia com a eficiência. Esse indicador apresenta as consequência de um produto ou serviço. 

Indicadores de efetividade conseguem mensurar se os objetivos propostos foram alcançados.

Ou seja, uma empresa efetiva desempenha processos que resultem em bons resultados aos clientes, com redução de custo e aumento de lucratividade. Indicadores de efetividade respondem a perguntas como:

  • O serviço oferecido é relevante para o cliente?
  • O projeto contribuiu para aumentar o faturamento?
  • O projeto reduz erros dos colaboradores?

5. Indicador de atendimento

Dentre os indicadores de qualidade, o de atendimento é o que mostrará se sua empresa está realmente cumprindo com o que promete ao oferecer determinado produto ou serviço ao consumidor. 

Um fator muito importante aqui é a necessidade do processo de pós-venda, em fazer um acompanhamento bem próximo com o cliente. 

Sabe aquela história de que o melhor índice de satisfação do seu cliente  é a estratégia boca a boca? Pois é, monitorar o indicador de atendimento é muito importante para saber se sua marca possui cientes que irão promover a sua empresa por você. 

 

Como implantar indicadores de qualidade?

Vale lembrar que os indicadores de qualidade variam de empresa para empresa e de acordo com os objetivos organizacionais de cada uma. 

Os indicadores citados aqui tendem a ser gerais para qualquer tipo de negócio. A dica é sempre avaliar o que faz sentido monitorar neste momento para a sua empresa, para isso, os indicadores devem estar 100% relacionados com os objetivos da sua empresa, ou seja:

  • Ser utilizados para tomar decisões
  • Ser um ponto estratégico;
  • Ter aderência ao negócio da empresa;
  • Ter relevância em todos os níveis e setores;
  • Ser baseado em dados confiáveis e mensuráveis;
  • Servir como insumo para um plano de ações.

Indicadores podem facilitar muito a gestão de qualidade na sua empresa

Panorama gerenciador de indicadores da produção

Quer saber como gerar maior confiabilidade dos seus registros, com as informações de qualidade e garantia dos processos?

 

gestão da qualidade

+Conteúdo
 

Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e desenvolvemos a Academia PariPassu, repleta de conteúdos para você dominar o mercado.