5 tipos de indicadores mais utilizados para Gestão da Qualidade
Sem tempo para ler? Não se preocupe! Preparamos um player para você escutar e ficar por dentro do assunto.
Utilizar indicadores de qualidade para medir e verificar o desempenho de uma empresa são os melhores companheiros de quem acompanha e analisa a operação, pois eles apontam o caminho e são um ótimo referencial.
Os indicadores de qualidade podem ser diversificados e possuem a função de, por meio de padrões pré estabelecidos pela empresa, mensurar o resultado final que esperam de maneira confiável.
Vale lembrar que é muito importante acompanhar regularmente os resultados da operação através de metas e números, pois eles serão a prova de que o processo está operando de forma eficiente.
Para ajudar você a estruturar esse acompanhamento na sua empresa, separamos os 5 indicadores mais utilizados pelos clientes da PariPassu para a Gestão de Qualidade.
Mas você sabe quais as principais vantagens dos indicadores para a gestão da qualidade?
- Obter informações que auxiliem nas tomadas de decisão;
- Contribuir com planejamentos estratégicos;
- Visão mais crítica do negócio;
- Distribuir e fazer um melhor uso dos recursos;
- Evitar e eliminar erros;
- Melhorias contínuas no processo.
Agora que você já sabe quais as vantagens, vamos para os destaques dos indicadores
1. Indicador de eficiência
O indicador de eficiência permite que sejam detectados desperdícios de recursos que reduzirão sua produtividade.
A eficiência tem foco no processo e reflete indiretamente nos clientes. Podemos citar alguns pontos que interferem nesse indicador:
- Horas de trabalho por produto produzido;
- Quantidade de dinheiro gasto para a execução de determinada atividade;
- Quantidade de horas paradas de uma máquina ou equipe.
Mas como calcular? Isso pode ser medido através de um software de gestão de produção que possibilitem o controle de compra de matérias primas, controle de custos, descartes, entre outros pontos.
2. Indicador de Segurança/Qualidade
Esse indicador é essencial para não causar danos à saúde ou integridade física dos clientes, por exemplo.
Um forma simples de mensurar, é realizando inspeções e controles da produção, dos produtos finais, de matérias-primas e também dos pontos críticos de controle da operação, através de checklists e análises.
É importante verificar se as medidas de segurança e exigências de certificações e normas nacionais e internacionais estão sendo atendidas no seu produto.

3.Indicador de Eficácia
A eficácia mede o grau de atingimento dos resultados, ou seja, o foco é na realização e não nos recursos gastos para chegar a tal resultado.
Sendo assim, indicadores de eficácia têm foco no produto e no resultado obtido e, estão diretamente relacionados à satisfação dos clientes. Justamente por isso é que se relacionam mais com questões como atendimento, satisfação, pontualidade, confiabilidade etc.
Como exemplo de indicadores de eficácia temos:
- Porcentagem de reclamação de clientes;
- Durabilidade do produto;
- Rapidez na conclusão de um chamado;
- Confiabilidade do produto, serviço ou equipe;
- Desempenho do produto ou serviço ou equipe.
E vale lembrar que esses indicadores de eficácia estão diretamente ligados com o aumento de lucro da empresa.
4. Indicador de Efetividade
A efetividade nada mais é do que a junção da eficácia com a eficiência. Esse indicador apresenta as consequência de um produto ou serviço.
Com indicadores de efetividade consegue-se mensurar se os objetivos propostos foram alcançados.
Ou seja, uma empresa efetiva desempenha processos que resultem em bons resultados aos clientes, com redução de custo e aumento de lucratividade. Indicadores de efetividade respondem a perguntas como:
- O serviço oferecido é relevante para o cliente?
- O projeto contribuiu para aumentar o faturamento?
- O projeto reduz erros dos colaboradores?
5. Indicador de atendimento
Dentre os indicadores de qualidade, o de atendimento é o que mostrará se sua empresa está realmente cumprindo com o que promete ao oferecer determinado produto ou serviço ao consumidor.
Um fator muito importante aqui é a necessidade do processo de pós-venda, em fazer um acompanhamento bem próximo com o cliente.
Sabe aquela história de que o melhor índice de satisfação do seu cliente é a estratégia boca a boca? Pois é, monitorar o indicador de atendimento é muito importante para saber se sua marca possui cientes que irão promover a sua empresa por você.
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Como implantar indicadores de qualidade?
Vale lembrar que os indicadores de qualidade variam de empresa para empresa e de acordo com os objetivos organizacionais de cada uma.
Os indicadores citados aqui tendem a ser gerais para qualquer tipo de negócio. A dica é sempre avaliar o que faz sentido monitorar neste momento para a sua empresa, para isso, os indicadores devem estar 100% relacionados com os objetivos da sua empresa, ou seja:
- Ser utilizados para tomar decisões
- Ser um ponto estratégico;
- Ter aderência ao negócio da empresa;
- Ter relevância em todos os níveis e setores;
- Ser baseado em dados confiáveis e mensuráveis;
- Servir como insumo para um plano de ações.
Indicadores podem facilitar muito a gestão de qualidade na sua empresa

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