5 pontos de atenção para o Controle de Qualidade de FLV

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Gôndolas com produtos podres, com maturação avançada ou outros defeitos, além de afetar diretamente no indicador de perdas, impactam diretamente a imagem da marca. Segundo a 18º Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercado, da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) lidera as perdas no varejo, com 5,97% do total.

Embora na mesma pesquisa registra-se uma queda de 0,28% nas perdas entre 2017 e 2018, essas ainda correspondem à 1,99% do faturamento líquido dos supermercados – um total de R$ 6,4 bi de perdas sobre faturamento bruto no setor.

Pensando nisso, compartilharemos com você um pouco do que nossa relação com mais de 80 redes de varejo no Brasil ensinou sobre os principais pontos de atenção no controle de qualidade de FLV


1. Promova a comunicação interna!

Em muitos supermercados existe, entre os setores de compras, recebimento e operação nas lojas, uma grande diferença no padrão de qualidade de entrega esperado. Para evitar que isto aconteça, manter um padrão documentado, preferencialmente uma Ficha Técnica, pode ser um grande aliado.

Tenha uma Ficha Técnica onde constem parâmetros e limites aceitáveis de defeitos para cada produto, e divulgue-a amplamente entre os setores de compra, recebimento e operação dentro das lojas. Incluir no documento a informação sobre a sazonalidade dos produtos pode favorecer o reconhecimento de padrões para a equipe que realiza as inspeções de recebimento e o controle de qualidade de FLV.

Outro facilitador é o compartilhamento dos resultados de inspeção. Caso haja um produto no estoque fora dos padrões determinados, com uma ficha técnica será possível identificar se cada produto entregue na loja foi recebido com parâmetros fora de conformidade ou se, após o recebimento, falhas no armazenamento causaram a desconformidade do produto.


2. Acompanhe seus fornecedores

Comunicar os parâmetros de qualidade com a equipe do supermercado é importante, porém não se pode deixar de lado os fornecedores. A reprovação de uma carga que chega no seu estoque, ou central de distribuição, traz transtornos e prejuízos ao varejo e ao fornecedor.

Uma divulgação clara dos parâmetros de qualidade esperados pelo supermercado reduz o número de devoluções. O envio de um relatório com fotos, os resultados detalhados da inspeção e os motivos da reprovação de uma carga, como o modelo abaixo, facilita o entendimento destes parâmetros pelos fornecedores, colaborando para que eles cumpram o seu padrão de qualidade.

relatório-clicq

Informações como estas vão fazer com que o fornecedor tenha atenção e cuidado ao montar uma carga que será enviada para a loja.


3. Invista em Rastreabilidade

Promover a rastreabilidade dentro do supermercado, vai além do atendimento à Instrução Normativa 02. Ter o código de rastreabilidade único identificando cada produto, promoverá a organização dos produtos dentro do estoque e facilitará a classificação dos seus fornecedores – como em casos de devoluções, onde através do código consultado é possível identificar rapidamente a origem produtiva, responsabilizando o fornecedor.

Aliando as informações de rastreabilidade às de qualidade, é possível classificar a qualidade dos produtos ou fornecedores a cada entrega. No gráfico abaixo, podemos ver um ranking com o percentual de defeitos total por fornecedor.

ranking-de-fornecedores

Neste exemplo, fica claro que o Fornecedor 1 entrega um alto percentual de produtos com defeitos graves e críticos e que o percentual total de defeitos nos produtos entregues é maior quando comparado aos demais.

Indicadores como este, aliados à um painel colaborativo com informações com um histórico detalhado sobre a conformidade de cada produto, permitem que o time de compras conheça melhor os fornecedores, sabendo assim quais os níveis de qualidade já atendidos, além de ter em mãos informações úteis para negociação de preços, por exemplo.


4. Preocupe-se com Prevenção de Riscos

Conhecer seu fornecedor e garantir que ele tenha a capacitação necessária para atender sua demanda está diretamente atrelada à prevenção de riscos. Incentivar que os fornecedores sejam cada vez mais qualificados, realizando auditorias e seguindo padrões reconhecidos de qualidade pode antecipar riscos antes que consequências graves ocorram.

Notícias sobre supermercados penalizados por comercializar produtos com o limite de resíduos de agrotóxicos fora dos padrões determinados por lei, comprovam como a falta de uma prevenção riscos impacta diretamente o faturamento de um supermercado

Por isso um acompanhamento próximo dos fornecedores por meio de auditorias, por exemplo, pode prevenir este tipo de medida. Apostar em desenvolver a cadeia de fornecedores, analisando quais são aqueles cujas entregas são mais estratégicas promove a melhora da qualidade dos produtos recebidos e consequente redução das suas perdas.


5. Exponha de maneira certa

Um controle de qualidade de excelência, além de garantir a padronização de inspeção e identificar inconformidades é também um propulsor de vendas. Estudos apontam que 50% dos consumidores satisfeitos com a qualidade da oferta de frutas, legumes e verduras frescas, comprarão mais frequentemente e gastarão mais a cada visita nas lojas, além de recomendá-la para outros consumidores.

Para impedir que um consumidor de FLV saia frustrado da loja por não encontrar algo que procura, é importante que ele tenha conhecimento sobre a sazonalidade dos produtos. Quando divulgada esta informação, junto à dados de rastreabilidade (geolocalização das origens do produto), o consumidor consegue identificar quais são os produtos mais frescos expostos nas gôndolas.

Redes que já apostam neste tipo de campanha para promover a comunicação e transparência com o consumidor, percebem uma melhora na imagem da marca por parte dos clientes.

Por fim, sabemos que manter um alto padrão de qualidade nos produtos perecíveis não é tarefa fácil. Por isso, parametrizar os níveis de qualidade e saber quais são os pontos críticos neste processo simplificam os passos mais difíceis e colaboram com o trabalho da sua equipe.


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Marina-Rojas

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