fbpx

3 lições básicas sobre a ISO 22000 – Segurança de Alimentos

Experimente ouvir este post para aprender tudo sobre a norma ISO 22000. Basta clicar no player abaixo! 🙂

A ISO 22000 é um conjunto de normas que especifica os requisitos para atingir a Segurança de Alimentos e a Gestão do Controle de Qualidade, para qualquer organização que opere na cadeia alimentar, seja na produção de embalagens, matérias-primas, insumos e alimentos processados.

Se você está em busca de uma certificação de Segurança de Alimentos para a sua empresa, deve estar se sentindo um pouco perdido com tantas possibilidades disponíveis para o setor de alimentos. Em posts anteriores falamos sobre as certificações Global G.A.P.HACCP  e da ISO 9001.

Mas, neste post vamos contar as 3 lições básicas sobre a ISO 22000:2005 que acompanhamos em clientes e que podem te ajudar entender a certificação e como passar (sem estresse) por sua obtenção ou acompanhamento.

As 3 lições que você precisa para entender a certificação ISO 22000:2005 para Segurança de Alimentos:

1. Como fazer a implementação e acompanhamento da ISO 22000 de forma prática (sem estresse)

Sabemos que implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), muitas vezes pode ser oneroso e requer o comprometimento de toda a equipe de colaboradores.

Uma alternativa MUITO prática e eficiente é apoiar-se em soluções para automação dos check lists de inspeções de qualidade. Se você é um profissional de SGQ ou está atuando na área de  Controle de Qualidade sabe que é desgastante fazer todo o trabalho de implementação e acompanhamento do SGQ em pranchetas, para depois passar para as planilhas no computador, além disso, neste formato os erros de escrita e interpretação podem mascarar os indicadores.

A solução CLICQ  (Check List de Inspeção e Controle de Qualidade) é um aplicativo intuitivo justamente porque facilita os processos internos das empresas, principalmente relacionados às inspeções e auditorias.



Deseja encaminhar para a área técnica?
Se você não tem acesso aos arquivos HTML do seu site, envie o código de incorporação e as instruções para o responsável pelo site na sua empresa.

Por exemplo, com o CLICQ você mesmo ou a equipe pode aplicar o check list oficial da ISO 22000, possibilitando checar como a sua empresa está em relação aos requisitos da norma.

A sua empresa não precisa esperar a auditoria oficial para saber disso, pelo contrário, precisa se preparar e conhecer os pontos de atenção para tomar as ações corretivas.

Isso agiliza o andamento da certificação, confere segurança para a equipe de SGQ ou Controle de Qualidade e ganha tempo para corrigir alguma não conformidade antes de ocorrer a auditoria oficial.

2. Não deixe não conformidades passarem despercebidas

Durante o processo de adequação podem surgir não conformidades nos processos, ou seja, padrões que a norma exige, mas que ainda não estão sendo atendidos na sua empresa.

Por isso, a ação corretiva precisa ser rápida para corrigir esta não conformidade e se adequar ao padrão.

Através dos check lists do CLICQ é possível criar planos de ação para requisitos não conformes. Todo plano de ação tem um prazo para sere respondido e suas ações corretivas implementadas e ainda, o status da operação e as respostas podes ser acompanhados em tempo real. Tudo isso em um único lugar, na palma da sua mão ou se preferir no desktop.

3. Como mensurar os indicadores de desempenho para aplicar a melhoria contínua com sucesso

Na maioria dos casos que acompanhamos em indústrias pequenas, médias e até grandes, depois que as inspeções de qualidade são realizadas, os gerentes de qualidade gastam muito tempo para elaborar indicadores de desempenho em planilhas e gerar relatórios fáceis de serem interpretados.

No CLICQ todas as informações, coletadas nos check lists, são transformadas automaticamente em indicadores úteis podendo ser visualizados em gráficos e tabelas, permitindo um panorama geral do desempenho da sua empresa. Desta forma, é possível aplicar a metodologia da melhoria contínua, pois você acompanhará, em tempo real, o desenvolvimento da empresa ao longo do tempo.

Por fim, mais uma dica: fazer a implementação e o controle de um sistema de Segurança Alimentar, ajuda a sua empresa ganhar confiança e segurança dos processos e como consequência ganhar mercado, justamente porque evidencia seus processos e política de controle de qualidade.

+ Conteúdos gratuitos

Continue acompanhando os nossos conteúdos e não esqueça do canal no YouTube! Até a próxima.

 

Deixe o seu comentário

[fbcomments]

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Gestão da manutenção interfere na qualidade do alimento

    continue lendo
  • PariPassu

    8 podcasts imperdíveis para quem trabalha com alimentos

    continue lendo