Rastreabilidade de alimentos: importante para empresas e consumidores

POR PariPassu

rastreabilidade de alimentos,  abrangendo toda a cadeia de abastecimento, do produtor ao supermercado,  possibilita a redução da produção e distribuição de produtos não conformes e/ou de qualidade insatisfatória, diminuindo assim o potencial de publicidade negativa e recall de alimentos.

A indústria de alimentos está se tornando gradativamente mais orientada para o consumidor e precisa de tempos de resposta mais rápidos para lidar com escândalos e incidentes de alimentos.

A rastreabilidade é vista como um instrumento para cumprir a legislação e para atender aos requisitos de segurançaqualidade dos alimentos,  considerada um sistema de segurança e acompanhamento efetivo da qualidade ao longo da cadeia produtiva e potencial para colaborar com a segurança, bem como para aumentar a confiança do consumidor e conectar produtores e consumidores.

Na gestão, a rastreabilidade torna-se indispensável para que o produto tenha sua origem identificada, e com isto seja possível o monitoramento dos processos e atributos envolvidos na produção, indústria, distribuição e comercialização até a mesa do consumidor final. Este código, uma vez disponível e utilizado por todos os elos da cadeia de abastecimento, possibilita a gestão compartilhada e complementar para a entrega de um produto de qualidade e seguro para consumo.

Rastreabilidade de alimentos
Fluxo da informação do produto rastreado pode ser consultado por todos os elos da cadeia de abastecimento.

Para as empresas do setor alimentício, podemos destacar 3 principais objetivos e seus benefícios para adesão à rastreabilidade de alimentos:

1. Relacionamento com fornecedores: a rastreabilidade é um aspecto considerado relevante pelo mercado (produtores, distribuidores, indústrias e supermercados) para qualificação do produto e serviço.

2. Qualidade e segurança dos alimentos: atendimento e redução à regulamentações legais de  recall de alimentos.

3. Valor agregado ao produto: Posicionamento e diferenciação na gôndola com informação disponível garantindo a origem do seu produto.

Os registros ordenados e estruturados, oriundos dos processos controlados pela rastreabilidade, apoiam a gestão dos negócios trazendo clareza para indicadores de sucesso.

O consumidor final empoderado das informações  através da rastreabilidade, conhece de onde vem e  qual o caminho percorrido por seu alimento, avalia e comenta sobre a qualidade, enfim,  torna-se o decisor de suas preferências com base em informações seguras e a partir desse processo é estabelecida a conexão com o campo.

Um detalhe importante é que o consumidor ao avaliar e comentar sobre a qualidade do produto adquirido, por meio de um aplicativo de celular gratuito, fornece informações que ficam disponíveis para que produtores, distribuidores e varejistas acompanhem a qualidade dos lotes comercializados e façam eventuais correções ou melhorias, a fim de evitar perdas desnecessárias e aumentar a confiabilidade do consumidor.

Soluções de tecnologia colaborativa são essenciais para que os resultados possam ser mensurados e reconhecidos por todos. A cadeia de abastecimento é interdependente e ao tomar ações inovadoras, conscientes e sustentáveis beneficia a todos os participantes – desde o produtor e distribuidor até o varejista e consequentemente o consumidor final, ou seja, a sociedade como um todo.

Registrar o caminho percorrido pelo alimento é mais do que uma exigência legal, é uma ação proativa das empresas preocupadas com o alimento seguro, oferecendo ao consumidor final  a garantia de origem e da produção sustentável, a qualificação dos fornecedores que produzem alimentos de qualidade e de varejos que oferecem os alimentos no ponto-de-venda com  atenção e destaque merecidos.

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