Login Peça um Orçamento

Segurança alimentar e segurança de alimentos: entenda a diferença

Segurança alimentar e segurança de alimentos são dois termos que podem ser muito confundidos, mesmo pelos profissionais que trabalham no segmento de alimentação.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

De fato, esses dois termos parecem sinônimos, mas, na verdade, eles possuem significados bem diferentes, que se aplicam a conceitos distintos. Nesse sentido, falaremos sobre o significado de cada um deles. Confira abaixo!

 

O que é segurança alimentar?

Primeiramente, o termo “segurança alimentar” deriva de “Food Security”. Diferentemente de segurança de alimentos, a segurança alimentar refere-se à garantia e direito de acesso ao alimento às pessoas do mundo todo, inclusive em quantidades e valores nutricionais apropriados, através da implantação de políticas públicas.

 

O que é a segurança de alimentos?

A segurança de alimentos se refere, basicamente, à garantia de que o produto alimentício será seguro para o consumo, ou seja, não terá nenhum agente contaminante que possa causar danos à saúde do consumidor.

O termo vem do inglês “Food Safety”, e engloba práticas de manipulação para garantir a qualidade do alimento, desde a produção até o consumo. A qualidade implica que o alimento esteja saudável, isto é, não contenha contaminantes, tais como:

  • Contaminantes químicos: resíduos de agrotóxicos, metais pesados, produtos de limpeza;
  • Contaminantes biológicos: microrganismos patogênicos;
  • Contaminantes físicos: por exemplo, partes de pedras, insetos, e outros materiais.

 

Diferenças entre segurança alimentar e segurança de alimentos

Percebemos que, embora os termos tenham semelhanças, eles não dizem respeito à mesma coisa. Tanto a segurança dos alimentos quanto a alimentar visam garantir que os alimentos sejam seguros, saudáveis e adequados para o consumo humano. No entanto, existem pontos que as diferem.

A segurança dos alimentos compreende alguns aspectos como: 

  • Concentra-se nas medidas e práticas adotadas para garantir que os alimentos estejam livres de contaminações e intoxicações;
  • Envolve a identificação e análise de perigos potenciais nos alimentos;
  • Inclui a implementação de controles e procedimentos para prevenir, reduzir ou eliminar a presença de perigos nos alimentos;
  • Inclui a adoção de sistemas de gestão da segurança dos alimentos, como o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle);
  • Enfatiza a importância de boas práticas de higiene, testes e monitoramento para garantir a conformidade com os padrões de segurança.

Já a segurança alimentar tem as seguintes características: 

  • Abrange as dimensões que atuam na prevenção da fome, desde a disponibilidade e acesso de alimentos com valor nutricional adequado até a sustentabilidade dos processos produtivos;
  • Inclui a proteção dos consumidores contra riscos de contaminação, doenças transmitidas por alimentos e práticas inadequadas;
  • Tem como objetivo garantir o acesso físico, social e econômico permanente aos alimentos nutritivos, seguros e em quantidade suficiente;
  • Envolve a implementação de normas e regulamentações de segurança alimentar e políticas públicas de acesso nutricional.

É importante notar que reduzir o desperdício e as perdas de alimentos é fundamental para melhorar a segurança alimentar global. Afinal, tudo isso afeta a disponibilidade dos produtos no mercado.

Nesse sentido, investir em tecnologias e práticas que reduzam as perdas pós-colheita, melhorar a logística e o transporte de alimentos, promover o reaproveitamento de alimentos em boas condições são algumas das medidas que podem contribuir para essa causa.

 

Como garantir a segurança de alimentos na empresa?

Para garantir a segurança de alimentos, é fundamental e obrigatório por lei que toda empresa tenha seu Manual de Boas Práticas de Manipulação. Esse manual contém todas as operações realizadas na produção, envolvendo desde a calibração de equipamentos até a saúde dos colaboradores, e é personalizado de acordo com os processos de cada empresa. Baixe um modelo de Manual de Boas Práticas aqui

Portanto, garantir a segurança dos alimentos em uma empresa envolve a implementação de medidas e práticas adequadas em todas as etapas da cadeia alimentar. É importante conhecer os regulamentos e normas para certificar que a empresa está em conformidade. 

Algumas boas práticas para garantir a segurança de alimentos envolvem:

  • Controle de qualidade;
  • Gerenciamento dos fornecedores;
  • Treinamento dos funcionários;
  • Rastreabilidade dos alimentos;
  • Avaliação e melhoria contínua.

 

ISO 22000 para segurança de alimentos

A ISO 22000 é um conjunto de normas que especifica os requisitos para atingir a Segurança de Alimentos e a Gestão do Controle de Qualidade, sendo uma das principais certificações de qualidade. Aprenda três lições básicas sobre ela.

Ela foi desenvolvida para ser aplicada a qualquer organização envolvida na cadeia de suprimentos de alimentos, independentemente de suas características. Implementar a ISO 22000 requer um compromisso organizacional e um trabalho conjunto.

É importante buscar orientação especializada durante o processo de implementação e certificação para garantir a conformidade com os requisitos da norma que traz benefícios como a gestão de riscos, confiança do consumidor e abordagem focada em aprimoramento contínuo.

Agora você sabe o quanto a segurança alimentar e segurança de alimentos é importante para empresas do ramo alimentício. Ficou interessado em saber mais sobre como aplicar a ISO 22000 na sua empresa? Confira: 

>> Guia Certificação ISO 22000 para a Segurança de Alimentos