Login Peça um Orçamento

Como reduzir custos com Padronização de Produtos e Fichas Técnicas

Atender às expectativas dos clientes com um alimento de origem segura e garantir a qualidade consistente são preocupações comuns na cadeia de alimentos, seja você produtor, distribuidor, comerciante, atacadista ou varejista. Sendo assim, é essencial buscar a padronização dos produtos.

Ações de controle com foco na segurança e qualidade são necessárias para assegurar que todos os itens à venda estejam frescos e seguros em termos de resíduos químicos e microbiológicos, com informações transparentes como a rastreabilidade garante.

Inserir inspeções de qualidade com o apoio de fichas técnicas na linha de trabalho da sua operação de produção e distribuição de alimentos torna a rotina mais eficiente, já que elas trazem informações que facilitam a tomada de decisão alinhada às estratégias do negócio. 

Além de  ter uma padronização de produtos com base nessas informações possibilita ainda a redução das devoluções e de custos, que é um indicador que impacta diretamente no faturamento da organização.

Quer saber como otimizar a sua gestão com a implantação desse processo de qualidade? Tudo começa com a padronização de produtos. Continue a leitura para saber mais!

Como funciona a Padronização de Produtos?

A padronização de produtos engloba todos os padrões técnicos do produto e também os procedimentos relacionados ao controle da qualidade e segurança do alimento, levando em conta as expectativas do cliente. 

Em outras palavras, ter um padrão específico para os FLV (Frutas, Legumes e Verduras) comercializado é uma forma de se manter em um mercado competitivo.

Na prática, esse processo pode ser implementado através de uma rotina de inspeções e auditorias com os padrões e limites aceitáveis de cada atributo por produto. Para isso é necessário definir quais os pontos a analisar e os critérios quanto a sua frequência.

As inspeções podem ocorrer em diferentes etapas da produção e distribuição de frutas, legumes e verduras para atender aos padrões de qualidade. 

Independente da etapa, seja no recebimento, armazenamento ou na saída de produto, manter uma rotina de acompanhamento dessas informações é o primeiro passo para uma Gestão da Qualidade mais eficiente e com resultados.

Ao garantir a padronização dos processos na indústria de alimentos é possível evitar erros e inconsistências que podem afetar a operação. Assim, cada colaborador precisa estar ciente da sua tarefa e o resultado desejado para que tudo corra de forma fluida.

>> Entenda tudo sobre fichas técnicas e como padronizar a qualidade de Frutas, Legumes, Verduras

 

Como controlar esses processos?

A melhor maneira de acompanhar essas informações é combinando a estratégia de inspeções de qualidade com ferramentas como os checklists e as fichas técnicas, que são documentos de referência com as especificações do produto.

Com a ficha técnica é possível disseminar entre os colaboradores as características de qualidade desejadas. Na sua estrutura é importante listar todos os detalhes do produto, para selecionar com assertividade os itens que farão parte do portfólio de vendas de FLV. E é claro, alinhado com o padrão de qualidade dos seus clientes.

As fichas técnicas devem conter informações como:

  • Coloração;
  • Calibre;
  • Peso do produto e embalagem;
  • Estágio da maturação;
  • Danos (leves, graves e podridão);
  • Temperatura;
  • Informações sobre sazonalidade;
  • Instruções de armazenagem e manuseio.

Definido esses pontos, o controle das inspeções pode ser feito em papel, planilhas ou sistemas. No entanto, a automação da inspeção contribui diretamente na produtividade e na redução de custos, pois leva ao aumento da eficiência operacional e a diminuição de tempo de execução.

A adoção de sistemas que facilitam a coleta de dados otimiza o agrupamento das informações e agiliza o processo de análise e tomada de decisão. Isso permite que a correção de erros processuais seja rápida e melhora o desempenho ao estabelecer um padrão de qualidade do produto.

Clientes da PariPassu que realizam esse processo utilizam o CLICQ, uma solução que pode ser acessada em tablets e smartphones e facilita os registros de qualidade referentes a inspeções do produto. Por ser customizável, a solução se adequa com facilidade aos diversos controles e inspeções.

Aplicativo CLICQ
Modelo de Ficha Técnica na plataforma CLICQ

 

A clareza nessas informações auxilia no trabalho de quem está realizando a inspeção, gerando ganhos de eficiência, evitando o retrabalho, custos operacionais e devoluções por conta do não atendimento do padrão de qualidade. 

Quando falamos de FLV, por serem altamente perecíveis, esse acompanhamento é imprescindível para evitar desperdícios e reduzir o volume de perdas e devoluções.

Quais benefícios a padronização pode trazer para as empresas de alimentos?

A padronização permite que as empresas estabeleçam procedimentos e processos claros para garantir a qualidade consistente dos alimentos comercializados. Com isso, a padronização ajuda a evitar variações indesejadas na qualidade do produto final.

Além disso, ao padronizar os processos de produção, as empresas podem melhorar sua eficiência operacional. Isso pode acontecer através do fluxo de trabalho otimizado, treinamentos consistentes e até o uso de ferramentas automatizadas. A padronização reduz a necessidade de retrabalho e minimiza erros, o que resulta em uma produção mais eficiente.

Outro benefício está relacionado à redução de custos. Ao estabelecer procedimentos padronizados, é possível reduzir as perdas e o desperdício, além de melhorar a gestão do estoque. Isso pode levar a uma redução dos custos de produção e maior lucratividade

 

Como a Rastreabilidade apoia a padronização de produtos?

Se você já utiliza o Sistema Rastreador da PariPassu, as inspeções de qualidade podem ser realizadas a partir da leitura do código de rastreabilidade:

 

Processo aplicativo Rastreador

 

Com o vínculo da informação de rastreabilidade, o fornecedor recebe relatórios automáticos com fotos e resultados todas as vezes que as cargas são inspecionadas. 

A avaliação de qualidade atrelada à rastreabilidade gera informações ricas para a gestão da sua empresa. Entender que o descarte está ligado a um fornecedor específico ou então bonificar os que possuem entregas mais consistentes têm sido estratégias utilizadas por nossos clientes para reduzir custos da operação.

A gestão em tempo real de todo esse processo é feita pelo Panorama, nosso painel de indicadores de desempenho. Informações essenciais como o acumulado de defeitos por fornecedor e também e evolução da nota de entregas, são exemplos de como descomplicar a gestão dos seus fornecedores:

 

Planilha Paripassu

Estabelecer parâmetros de qualidade para seus produtos é uma estratégia que agrega valor a sua marca e reduz custos com devoluções. Além disso, melhora a relação com o seu cliente, trazendo confiança e fidelização.

Aqui na PariPassu somos especialistas no desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos e já ajudamos centenas de clientes a melhorar os processos de qualidade

>> Se você quer compreender mais sobre o impacto da rastreabilidade na sua operação confira o e-book: Rastreabilidade de Alimentos: 10 razões para implementar a rastreabilidade na sua empresa.