Login Peça um Orçamento

Controle de qualidade: como padronizar o processo de produção de leit

Prezar pela qualidade e fornecer um alimento seguro são requisitos obrigatórios para conquistar espaço no mercado da pecuária do leite e expansão do negócio. Por isso, a busca pela melhoria contínua precisa fazer parte do DNA da sua propriedade rural.

Produzir leite seguro e de qualidade requer o estabelecimento de procedimentos operacionais padrões que assegurem a padronização da qualidade tanto de matérias-primas quanto do produto final.

Experimente ouvir este post para descubrir como o processo de leite pode ser padronizado. Basta clicar no player abaixo:
 

Por isso, o controle de qualidade é fundamental em todos os estágios da produção, pois qualquer falha poderá afetar a qualidade do leite.

Uma alternativa eficiente para assegurar que o processo de produção de leite seja praticado corretamente é padronizá-lo.

E para te ajudar a entender melhor como padronizar o seu processo de produção de leite preparamos este post para você.

Continue lendo para descobrir como este fator colabora para a obtenção de um leite com mais qualidade e segurança. 🙂

 

Por que padronizar o processo de produção de leite?

A consequência de um leite de boa qualidade envolve vários atributos e a padronização do processo de produção é um deles.

Padronizar significa manter um processo a um determinado método pré-estabelecido. Desta forma, a padronização procura organizar e estruturar o processo de produção de leite com o objetivo de aumentar a produtividade, a excelência dos procedimentos do processo de produção e consequentemente a qualidade do leite e, claro, a redução de custos por falhas operacionais.

Como padronizar o processo de produção de leite?

Para implementar a padronização, a utilização do Procedimento Operacional Padrão (POP) é essencial para o controle de qualidade e eficácia dos processos.

O POP é documento de referência que contém instruções sequenciais para cumprimento dos procedimentos específicos que precisam ser executados, orientando os colaboradores sobre cada uma das tarefas e responsabilidades.

As informações deste documento precisam ser claras e de fácil entendimento, permitindo que todos os colaboradores consigam desempenhar os procedimentos perfeitamente, eliminando possíveis falhas.

Estruture a sua equipe de qualidade

O objetivo da estruturação da sua equipe de qualidade é identificar problemas relacionados aos processos e/ou produtos, seu impacto no cliente e na organização, seus custos e definir ações corretivas.

Já possui uma equipe de qualidade? Então você só precisa capacitar seus funcionários! Uma boa performance no controle de qualidade é uma condição para entregar valor ao cliente e manter o custo em níveis competitivos.

Para tornar o processo de capacitação simples e fácil é importante ter uma empresa especializada no controle de qualidade ao seu lado, que determine o melhor caminho para a padronização do seu processo.

A ideia é que você tenha um auxílio inicial e, quando a sua equipe já estiver treinada realize a gestão da qualidade de forma eficiente.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar sua empresa. Fale com um de nossos especialistas:

 

 

Checklist de inspeção de qualidade para processo de produção de leite

A aplicação de um checklist (questionário) de qualidade no processo de produção possibilita ter maior compreensão de possíveis problemas e identificar as etapas de produção que necessitam de mais atenção.

Para que a padronização aconteça de forma eficaz é muito importante que um check list seja aplicado em todas as etapas do processo de produção do leite e contenha perguntas referente aos parâmetros de qualidade, por exemplo, um check list para inspeção de qualidade da infraestrutura e instalações.

O checklist para esta etapa deve conter perguntas como:

  • O leite é refrigerado no tempo e temperatura corretos após a ordenha?
  • O leite de animais doentes ou em tratamento são misturados ao leite destinado ao consumo humano?
  • Foram encontradas inconformidades na sala de leite?
  • O sistema de limpeza/higienização estão em correto funcionamento?
  • O piso das salas de espera e de ordenha são seguros?
  • Os produtos de pré e pós-dipping foram utilizados corretamente?
  • A água utilizada no processo de produção de leite é potável?

A inspeção de qualidade do processo de produção de leite pode ser automatizada para melhorar o desempenho da produção. A automação traz eficiência, facilitando a padronização dos processos, mesmo que os procedimentos sejam realizados por colaboradores diferentes.

Deste modo, as informações coletadas nas inspeções de qualidade podem ser analisadas em tempo real resultando em uma tomada de decisão mais segura e ágil.

Padronizar o processo de produção ajuda a garantir que a qualidade do leite esteja em conformidade com os requisitos determinados pela legislação e também por cada indústria.

E, como citado no decorrer deste post, antes de mudar a forma como os procedimentos serão realizados, treine os trabalhadores envolvidos, isso irá reduzir ou até mesmo eliminar inconformidades no processo de produção.

Nós da PariPassu separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e desenvolvemos a Academia PariPassu, repleta de conteúdos para você dominar o mercado.