Login Peça um Orçamento

7 dicas para organização de estoque de alimentos

Quem atua em supermercados sabe que a organização de estoque é fundamental. Uma gestão eficiente do estoque de alimentos não apenas garante a qualidade dos produtos, mas também contribui para reduzir desperdícios, controlar custos e otimizar os processos operacionais.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Por isso, é importante aplicar medidas para melhorar a organização de estoque e usar ferramentas que possam auxiliar no processo. Se você quer descobrir como organizar o estoque de forma eficiente e evitar perdas de alimentos, continue a leitura do texto!

 

O que é organização de estoque de alimentos?

A organização de estoque de alimentos refere-se ao processo de categorizar, armazenar e gerenciar os produtos alimentícios em um ambiente de armazenamento. É um conjunto de práticas e técnicas que facilitam o controle de estoque e minimizam o risco de desperdícios e perdas.

Ao implementar um sistema eficaz de organização de estoque de alimentos, é possível maximizar a utilização dos recursos disponíveis, evitar a deterioração ou vencimento dos produtos, otimizar o espaço de armazenamento, facilitar a localização dos itens necessários e evitar quebras e rupturas 

Além disso, uma boa organização contribui para um melhor controle de custos, permitindo uma gestão financeira mais precisa. A gestão do estoque está diretamente ligada aos resultados do negócio, portanto, não deve ser negligenciada.

 

Qual a importância de organizar o estoque de alimentos?

Em primeiro lugar, uma organização adequada permite o controle eficiente dos produtos em estoque. Isso inclui saber quais alimentos estão disponíveis, em que quantidade e por quanto tempo eles podem ser armazenados. 

Com um estoque bem organizado, é mais fácil identificar quando é necessário comprar mais produtos, evitar a falta de itens essenciais e reduzir o risco de excesso de estoque ou estoque fantasma que pode trazer prejuízos financeiros para o negócio. Além disso, o controle de estoque é um importante fator para a prevenção de perdas.

Assim como, ao seguir práticas de armazenamento correto, como separar alimentos perecíveis de não perecíveis, manter temperaturas adequadas e evitar a contaminação cruzada, é possível minimizar os riscos à saúde e manter a conformidade com as normas e regulamentações sanitárias.

Faça o curso da Academia PariPassu e saiba tudo sobre Prevenção de perdas de Hortifrúti para sumpercados!

 

7 dicas de como organizar o estoque de alimentos

Para garantir a organização do estoque é possível implementar algumas ações na rotina que colaboram para evitar perdas e garantir um processo eficiente. Confira 7 dicas a seguir. 

 

1. Categorize os produtos

A primeira dica é separar os alimentos por categorias para facilitar a organização. Assim, separe diferentes grupos como grãos, enlatados, laticínios, carnes, frutas, legumes etc. Isso facilitará a localização dos itens e ajudará a evitar contato de produtos indesejados.

 

2. Utilize sistemas de identificação

Use etiquetas ou rótulos para identificar claramente cada item no estoque. Isso facilitará a identificação rápida e precisa dos alimentos e ajudará no controle de estoque. Inclua informações como:

  • Nome do produto;
  • Data de validade;
  • Número do lote;
  • Fornecedor.

3. Faça uma limpeza regular

Outra dica importante é manter o estoque limpo e organizado. Realize uma limpeza regular para evitar a acumulação de sujeira, poeira ou insetos. Limpe as prateleiras, remova alimentos vencidos ou deteriorados e descarte-os adequadamente.

Para ajudar a manter a regularidade é possível utilizar checklists que irão manter registros das datas em foi realizada a limpeza, proporcionando maior controle e garantindo que o processo seja feito corretamente.

 

4. Monitoramento de estoque

Não dá para fazer uma boa gestão sem monitorar o estoque. É isso que ajudará a identificar quais alimentos estão em baixa quantidade e quais estão em excesso. Com base nessas informações, é possível ajustar os pedidos e evitar problemas de falta ou desperdício.

 

5. Primeiro que vence, primeiro que sai

Você provavelmente está familiarizado com o princípio do "primeiro a entrar, primeiro a sair". A dica é colocar os alimentos mais antigos na frente, para que sejam utilizados antes dos mais recentes. Aliado com as outras dicas, isso evitará o vencimento dos produtos e reduzirá as perdas.

 

6. Armazenamento adequado

Muitas perdas de produtos estão relacionadas ao armazenamento, portanto, certifique-se de armazenar os alimentos de acordo com suas necessidades específicas. Por exemplo, produtos perecíveis, como carnes e laticínios, devem ser mantidos em temperaturas adequadas.

Por outro lado, alimentos secos podem ser armazenados em prateleiras limpas e secas. É importante que o manuseio no recebimento das mercadorias seja feito de forma correta e ter checklists padronizados pode ajudar a manter a organização do processo.

>> Modelo para Layout de Hortifrúti: Como aumentar a durabilidade dos vegetais

 

7. Treinamento da equipe

Se você tiver uma equipe envolvida na gestão do estoque, certifique-se de fornecer treinamento adequado sobre os procedimentos de organização. Todos devem estar cientes da importância da organização, do manuseio correto dos alimentos e das práticas de higiene.

Agora que você já conhece algumas dicas para manter a organização do estoque, confira o material com Tudo sobre o Plano de Ação para Prevenção de Perdas + Modelo.