Login Peça um Orçamento

Gestão de supermercados: como melhorar com mapeamento de processos

Um dos fatores de sucesso da gestão de supermercados, assim como em qualquer outro segmento, depende da disponibilidade de informações. Quanto mais os gestores conhecerem sobre o negócio e suas rotinas, melhores serão as tomadas de decisão e, consequentemente, os resultados. 

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e entenda como melhorar sua gestão com mapeamento de processos:

 

Os relatórios gerenciais fazem parte dessa realidade, mas o mapeamento de processos é tão importante quanto, e é sobre esse assunto que falaremos ao longo deste artigo. Confira!


Desafios da gestão de supermercados

Para gerir um supermercado ou atacado com excelência, é preciso dividir a atenção entre:

São diferentes frentes a serem administradas. O elo entre todas elas são os processos, que diariamente estabelecem as rotinas dentro do varejo. 

Quanto mais organizados estiverem, melhor será o fluxo de trabalho no dia a dia, e maior será o tempo que poderá ser dedicado à visão e planejamento estratégico do negócio.

O desafio da gestão de um varejo é justamente este: equilibrar todos os pratos simultaneamente. Por isso, algumas práticas podem reduzir o desgaste e ajudar gestores a focar em atribuições de maior impacto.


Qual a influência do mapeamento de processos na gestão

Uma dessas práticas é o mapeamento de processos, que será o nosso foco neste conteúdo. Garantir o conhecimento e o detalhamento de todas as atividades desempenhadas no cotidiano de uma loja é o primeiro passo para entender como geri-la.

Imagine entrar em um avião e receber a missão de pilotar a aeronave sem ter nenhum domínio sobre as centenas de botões e informações mostradas no painel. Impossível, certo?

Estar à frente de um varejo e não ter entendimento sobre cada uma de suas etapas — desde os recebimentos até a passagem do produto pelo check out — é a mesma coisa. 

Não há chances de que a empresa se desenvolva, e é neste ponto que o mapeamento de processos é tão importante.  


Como mapear processos ajuda na gestão da operação

Podemos listar diversos pontos que são favorecidos quando um supermercado faz o reconhecimento de todos os processos operacionais com um alto nível de especificações. 

Conheça alguns deles na sequência e saiba por que o mapeamento pode ser um grande aliado na gestão de um varejo!


Visibilidade e controle das rotinas

Estruturar todas as atividades de um varejo permite instituir padrões. As pessoas passam a saber o que deve ser feito e como deve ser feito, estabelecendo uma continuidade e uma organização que tornam a supervisão mais simples e evitam imprevistos. 


Melhoria contínua

Logicamente, quando sabemos o que precisa ser executado, podemos identificar com mais facilidade as oportunidades de melhoria e inovação

A visão crítica sobre os procedimentos por parte da equipe aumenta. Com isso, uma gestão de supermercados que leve em conta o mapeamento dos processos junto a outros números e análises da operação pode evoluir de forma contínua.  


Qualidade nas tomadas de decisão

Conhecendo a fundo as atividades de um negócio, é possível ter mais evidências no momento em que decisões são necessárias. Do contrário, é muito provável que uma gestão baseada em suposições precise de muitas tentativas até chegar a um acerto.

A visão completa dos processos mapeados fornece os embasamentos necessários para que as melhores escolhas e definições para o negócio sejam feitas!


Identificação de falhas 

Revisar cada ação cotidiana em um mapeamento viabiliza a detecção de falhas antes que um problema mais crítico venha a acontecer. Assim, a gestão pode orientar-se para realizar correções com agilidade e evitar prejuízos


Prevenção de perdas

Todos os itens anteriores colaboram para a eficácia de programas de prevenção de perdas em supermercados. Com a assiduidade do controle das operações, as iniciativas de aprimoramento e a constatação rápida de falhas fará com que a loja desperdice menos produtos.

Isso significa que o varejo poderá oferecer uma mercadoria com mais qualidade e, como consequência, irá aumentar as vendas e ganhar mais dinheiro.

Ainda não tem uma área de prevenção de perdas bem estabelecida dentro do seu supermercado? Dê o primeiro passo ao realizar o curso gratuito sobre prevenção de perdas da Academia PariPassu:

Inscreva-se: Prevenção de Perdas de Frutas, Legumes e Verduras para Supermercados: práticas e estratégias para evitar desperdícios e prevenir perdas em hortifrútis


Desempenho da equipe

A produtividade dos profissionais tende a ser elevada quando existe padronização. Todos têm a clareza sobre os seus papéis e passam a executar suas tarefas com mais foco e objetividade. 


Treinamentos adequados

Quais são as habilidades importantes para aperfeiçoar as rotinas do seu varejo? A gestão de um supermercado passa a ser capaz de direcionar verbas e treinamentos ajustados às necessidades do negócio ao mapear os processos

Isso otimiza tempo e investimento, além de favorecer o engajamento do time, que irá atestar o valor dos aprendizados com a aplicação prática no dia a dia. 

Aqui vai uma dica: a Academia PariPassu pode ter opções interessantes de conteúdos para sua equipe!


Orientação das atividades

Torna-se muito mais simples delegar funções e delimitar as responsabilidades de cada um com processos bem visíveis. As pessoas também passam a compreender mais claramente o impacto das suas ações no trabalho do outro, e a gestão ganha transparência.


Previsão e redução de custos

O detalhamento dos processos fornece a visibilidade necessária para calcular recursos humanos, materiais e financeiros com mais exatidão. Inclusive, passa a ser viável fazer previsões e estimativas, alinhando investimentos e processos. 


Oportunidades para modernizar a operação

Por fim, a gestão de supermercados deve pesquisar alternativas para manter a competitividade da empresa e acompanhar a evolução do mercado

A transformação digital no varejo trouxe possibilidades de automação e de otimização para  rotinas indispensáveis em um serviço de qualidade. 

Uma boa gestão, em poder das informações necessárias com o mapeamento de processos em mãos, precisa seguir esse movimento e levar propostas ao empreendimento. 

Para revelar as possibilidades que a padronização e a tecnologia podem proporcionar ao varejo, queremos te convidar para acessar mais conteúdos da PariPassu: