Login Peça um Orçamento

Monitore o período de carência com o Rastreador do Campo

Como você faz o controle do período de carência de defensivos na sua produção rural?

É essencial que os produtores rurais conheçam a sua produção e a dinâmica de todos os insumos, como, fertilizantes, sementes, mudas e defensivos agrícolas utilizados. Principalmente no setor de hortifrúti, devido a grande presença de pragas e doenças nas plantações, exigindo um controle rigoroso e específico dos defensivos utilizados. Controle esse, especialmente, com o período de carência estabelecido.

Quando a produção de hortifrúti faz o uso de defensivos o manejo precisa de atenção redobrada, pois qualquer aplicação demasiada pode comprometer a segurança do alimento e prejudicar a saúde do consumidor. Caso haja algum erro do manejo utilizado para o defensivo, e esse erro vá à público, isso pode gerar desconfiança da marca no mercado, o que pode causar um grande impacto na lucratividade do negócio.

Por definição técnica, o período de carência é o intervalo que deve ser respeitado entre a última aplicação de um defensivo e a colheita. Essa informação deve ser indicada nos rótulos das embalagens dos produtos. A violação desse manejo pode causar inúmeros efeitos quando o produto final é consumido, como por exemplo, intoxicações crônica ou aguda.

O período de carência dos defensivos agrícolas utilizados deve ser respeitado para que os produtos colhidos estejam isentos de resíduos químicos que possam colocar a saúde do consumidor em risco.

 

Os manejos utilizados para a defesa de uma plantação são muitos, o que pode dificultar a busca de informações e uma gestão agrícola organizada. É fundamental que o produtor, antes do plantio, organize as informações necessárias sobre a carência dos defensivos.

O simples fato de segmentar por classes (biológicos, inseticidas, fungicidas, herbicidas) todos produtos químicos registrados e utilizados na produção, permite a organização dos insumos e mantém os registros da informação, de forma clara e segura. Um passo simples, mas de muita importância para manter históricos.

Para uma boa gestão agrícola, deve-se verificar o período de carência para prever uma colheita no campo garantindo a segurança do alimento. Esse controle exige um grande esforço do produtor rural, tendo em vista que a quantidade de produtos utilizada é elevada, o que pode ocasionar erros e falhas devido à inúmeras anotações.

Com o uso do Rastreador do Campo, funcionalidade oferecida junto com o Rastreador PariPassu, o produtor ou sua equipe pode realizar as aplicações dos defensivos agrícolas sem se preocupar em organizar manualmente as informações. Pois, o planejamento da colheita pode ser feito de maneira automática. Assim, é verificado se essa atividade pode ser realizada, de acordo com o período de carência dos produtos aplicados. Por meio de notificações que auxiliam o produtor à realizar a colheita de maneira consciente.

Quer saber como nossas soluções podem te ajudar, preencha o formulário a baixo que entraremos em contato com você:

 

 

Quando se trata de frutas, legumes e verduras de qualidade, o produto vai além de sua classificação, separação por cores e o acondicionamento em embalagens novas e modernas. A segurança do alimento vem em primeiro lugar.

 

+Conteúdo

Nós da PariPassu e Genesis separamos alguns conteúdos que você vai gostar, e além disso criamos a Academia PariPassu, um espaço com diversos cursos para que você e sua empresa dominem o mercado.