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4 dicas imbatíveis para o controle de estoque de supermercado

Fazer uma boa gestão de estoque é fundamental em qualquer estabelecimento comercial. O controle de estoque de supermercado, por exemplo, é um processo indispensável para evitar prejuízos por perdas ou outros danos que possam comprometer o faturamento da empresa.

Quer saber como otimizar essa tarefa e tornar sua equipe mais produtiva? Continue a leitura e entenda como controlar o estoque de supermercado com o auxílio da tecnologia.

 

A importância do controle de estoque de supermercado

O controle de estoque de supermercado é uma das tarefas operacionais mais importantes para a saúde do negócio. Afinal, a gestão de estoque é responsável pelo monitoramento do fluxo de entrada e saída de materiais. Ou seja, trata-se de uma tarefa primordial para ter total controle dos produtos e prevenir perdas.

Fazer uma boa gestão de estoque é importante também para ter mais transparência ao longo de todas as etapas da cadeia de suprimentos, já que essa demanda inclui não só a armazenagem do produto final, mas também de insumo e matéria-prima para a base da produção.

Vale lembrar ainda que existem diferentes tipos de estoque. Saber qual é o modelo de armazenamento adequado às necessidades do seu negócio colabora para uma gestão mais eficaz. Os tipos de estoques mais comuns na cadeia de suprimentos são:

  • Matéria-prima e componentes prontos para utilização na produção;
  • Produtos ainda não acabados, mas que estão sendo produzidos;
  • Produtos finalizados, que são aqueles prontos para venda e consumo.

Saiba mais sobre as demandas operacionais de um supermercado e veja 12 análises rápidas que você pode fazer para otimizar a sua gestão no varejo.

 

4 dicas para ter eficiência no controle de estoque

Vamos agora às 4 dicas práticas de como controlar o estoque de supermercado para prevenir perdas e aumentar o nível de satisfação do consumidor final.

 

1. Utilize checklists digitais para prevenção de riscos

A aplicação de um checklist digital favorece a redução de erros na contagem de mercadorias, mostra com mais exatidão os produtos sem movimentação, produtos com maior circulação e auxilia também no monitoramento de prazos de validade. Isso contribui para a prevenção de perdas e aprimora a gestão do estoque.

Esse checklist deve conter informações como:

  • Data da entrada e saída de materiais do estoque;
  • Quanto tempo a mercadoria permaneceu armazenada;
  • Qual o período (semanal/mensal) e o volume de produtos solicitados.

 

2. Automatize as tarefas para um controle de estoque mais seguro

O controle de estoque requer uma série de tarefas. Para facilitar este processo, como mencionamos, uma boa ideia é apostar em um checklist. Contudo, fazê-lo de forma manual exige muito tempo, sem contar com o risco de erros. 

Ao automatizar o controle do estoque com uma ferramenta de checklist, você ganha mais agilidade. Outra vantagem é ter a certeza de que os números e informações registradas são seguras e reais.

Com o CLICQ, checklist automatizado da PariPassu, é possível automatizar várias tarefas do estoque. Você também pode acompanhar todos os dados através de outra ferramenta, chamada Panorama. Ela gera gráficos e tabelas que facilitam a gestão dos indicadores do estoque em tempo real. 

 

3. Faça uma avaliação minuciosa das demandas do setor

Uma das coisas que os clientes mais reclamam em supermercados é a falta de produto em estoque. Neste caso, o controle de armazenamento de um determinado produto que está em falta nas empresas concorrentes traz vantagens competitivas, aumentando as vendas e a fidelização de clientes.

Para evitar as rupturas de estoque de supermercado, revise os cadastros dos itens existentes, monitore os prazos de entregas dos fornecedores, faça relatórios da falta de produtos e tenha sempre um segundo plano estratégico caso faltem insumos.

Se a falta de um produto é ruim, imagina o excesso! Esses cenários podem comprometer o desempenho do negócio. Um produto parado em estoque significa capital sem fluxo e esse não é um contexto interessante. Outro grande desafio organizacional é lidar com o acúmulo de mercadorias.

Isso pode acontecer quando as informações sobre o volume de produtos descritos no inventário são incertas. Por exemplo: no estoque contém dez itens, mas no inventário constam somente seis itens. Desta forma, ao verificar o inventário, o gestor entenderá que se faz necessário a compra de mais produtos para reposição, quando na verdade não é preciso.

O excesso de mercadorias também acontece quando a comunicação interna não está integrada entre estoque e setores pertinentes, como vendas, por exemplo.

Imagine que uma venda acaba de ser fechada, mas o item vendido em questão está em falta no estoque e essa informação não foi repassada para a área de vendas ou a mesma não verificou com o estoque se havia disponibilidade da mercadoria. Como explicar para o cliente que a mercadoria comprada por ele será entregue com atraso?

Esse exemplo reflete a desorganização da empresa em seus processos logísticos. Por isso, conferir em tempo real o estoque e também o inventário é fundamental para evitar surpresas e garantir a satisfação do consumidor.

 

4. Treine sua equipe com métodos de gestão de estoque de supermercado

Por fim, trazemos como bônus dois recursos infalíveis que vão auxiliar sua equipe no processo de controle de estoque de supermercado: o método PEPs e o Ciclo PDCA.

 

Método PVPS

A sigla PVPS significa Primeiro que Vence, Primeiro que Sai.

Essa metodologia é bastante aplicada em supermercados e requer um controle mais rígido da validade dos produtos. Na prática, os itens com validades mais próximas devem ser utilizados primeiro, além de ficarem expostos com maior clareza para os clientes. 

Outra característica desse método é que a data de validade sempre deve prevalecer em relação à data de entrada do estoque. Isso acontece porque o objetivo do PVPS é evitar perdas e custos dos produtos mais perecíveis. 

 

Ciclo PDCA

Já o Ciclo PDCA  (Plan, Do, Check e Act), mais conhecido como ciclo de Deming, é uma ferramenta estratégica empregada no controle de quaisquer processos do sistema de gestão da qualidade. O processo de controle de estoque de supermercado com as 4 etapas do ciclo PDCA pode ser aplicado assim:

  • Plan (Planejar): planeje e defina os objetivos do controle de estoque de supermercado se baseando nos seguintes passos: identificação dos problemas encontrados no seu estoque hoje e plano de ação que será adotado para correção;
  • Do (Fazer): realize todas atividade listadas no plano de ação da etapa de planejamento;
  • Check (Verificar): confira tudo o que foi planejado e compare para garantir que as atividades planejadas foram de fato executadas pelas equipes responsáveis;
  • Act (Ação): a ação será pautada no resultado conferido na etapa de verificação. Nesse momento, as equipes avaliam se ocorreu alguma falha no processo de controle de estoque, se os problemas identificados na primeira etapa foram resolvidos e, principalmente, se os objetivos do seu plano de gestão de estoque foram alcançados.

Utilizar essas metodologias e contar com ferramentas digitais na gestão de estoque de supermercado é fundamental para empresas que buscam vantagem competitiva. Os recursos digitais trazem ainda o grande diferencial de permitir trabalhar com informações confiáveis e centralizadas.

Isso otimiza o andamento logístico da empresa e favorece a definição de procedimentos internos mais assertivos, melhorando o desempenho das equipes, dando mais qualidade às operações e contribuindo para a satisfação do consumidor final.

 

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