Login Peça um Orçamento

Caderno de campo: o que é e como implementar?

Estar atento aos detalhes é algo fundamental na produção agrícola, tendo em vista que o cultivo e a colheita de alimentos envolvem uma série de particularidades para gerar resultados efetivos. É muito difícil acompanhar todo esse processo sem o auxílio de um caderno de campo.

Prefere escutar o conteúdo? Clique no player abaixo e aproveite:

Esse instrumento auxilia os produtores na rastreabilidade dos procedimentos, funcionando como um registro completo de todas as informações necessárias para monitorar e atestar a qualidade e segurança da safra.

Quer saber mais a respeito? Continue a leitura, conheça as vantagens do caderno de campo e saiba como utilizar a ferramenta no dia a dia!

O que é o caderno de campo?

O caderno de campo é um instrumento utilizado para controlar as rotinas de cultivo e colheita na produção agrícola. Trata-se de uma metodologia essencial no setor, sobretudo porque a rastreabilidade dos processos agrícolas é algo obrigatório no Brasil.

Os produtores precisam etiquetar os produtos conforme normas pré-estabelecidas e manter o registro acurado dessas informações. Esses registros abrangem desde os dados relacionados ao plantio – para identificar a origem do alimento – até os cuidados recebidos ao longo do processo de colheita e distribuição.

É no caderno de campo que constam todas essas informações valiosas, que são decisivas para o controle de qualidade e segurança dos alimentos, possibilitando assim que os alimentos cheguem da melhor forma possível às mãos do consumidor final.

Por que utilizar o caderno de campo?

O controle de qualidade efetivo é um dos motivos para utilizar o caderno de campo no dia a dia da produção agrícola. A obrigatoriedade da rastreabilidade dialoga com esse contexto. Afinal, uma das formas de rastrear os processos com eficácia é por meio do caderno de campo.

Essa metodologia dá credibilidade e precisão aos registros, além de auxiliar na identificação de eventuais falhas que possam comprometer o padrão de qualidade e a segurança do alimento, como o uso desenfreado de defensivos agrícolas.

A redução de impactos ambientais e o desenvolvimento de produtos de excelência também são, portanto, motivos importantes para rastrear a produção com o caderno de campo.

Saiba mais sobre a relação entre Rastreabilidade e Controle de Qualidade e veja como integrar esses processos na sua empresa!

Vantagens de utilizar um caderno de campo

A seguir, listamos os principais benefícios de contar com o caderno de campo para monitorar a produção agrícola. Confira!

Estrutura e define manejos agrícolas realizados nas áreas

Os resultados positivos da colheita são frutos do planejamento da safra e não apenas da compra dos insumos e sementes. É fundamental estruturar corretamente os manejos que serão realizados dentro da propriedade.

Que tal programar a dessecação da área, a aplicação da adubação de cobertura e todos os manejos realizados na propriedade, em um único lugar na palma da sua mão?

Um caderno de campo digital permite um controle mais eficiente para executar cada uma das ações e também acompanhar o status de execução.

>>Conheça o Rastreador do Campo da PariPassu

O cadastro dessas informações é essencial para evitar o desperdício dos insumos, já que as dosagens de produtos podem ser previamente cadastradas orientando os aplicadores no campo.

Acompanha as ações realizadas no campo

Quando possuímos a programação de ações a serem realizadas na safra, excluindo as interferências edafoclimáticas, temos um caminho de sucesso para a produtividade. A rastreabilidade no campo permite acompanhar esse plano com a maior precisão possível.

O caderno de campo reúne um banco completo com todas as informações que o produtor precisa para validar seu planejamento estratégico. Se essa ferramenta for digital, os resultados podem ser traduzidos em gráficos e relatórios de fácil visualização, tornando o monitoramento ainda mais prático e ágil.

Monitora o período de carência da plantação

O monitoramento do período de carência de produtos pode ser acompanhado através de alertas gerados automaticamente por um rastreador de campo inteligente, garantindo a segurança da produção. 

O controle da carência é fundamental para evitar casos de recall de alimentos, geralmente quando resíduos de agrotóxicos são encontrados em um alimento.

Faz o balanço da safra

Com um relatório com todas as informações em mãos fica muito mais fácil realizar a retrospectiva do período de acompanhamento técnico. Assim, o produtor ganha máxima eficiência e agilidade em ações como tangibilizar o trabalho realizado na propriedade e comparar a produção entre áreas tendo o histórico técnico de cada uma delas (cultivar/híbrido, adubação, aplicações de fungicida, inseticida, herbicida).

Inclusive, a partir desse histórico de informações, as próximas safras poderão ser programadas com um nível extra de assertividade, rigor e precisão, garantindo resultados cada vez mais promissores.

Como utilizar um caderno de campo

Ao longo do conteúdo, vimos que o caderno de campo é uma ferramenta indispensável para um controle de qualidade efetivo na safra. Além disso, esse recurso otimiza o dia a dia dos produtores, dando fluidez e agilidade à rotina.

Uma dica para utilizar o caderno de campo de forma bem-sucedida e explorar ao máximo os benefícios dessa metodologia é contando com um rastreador digital. Isso evita uma série de erros comuns quando as informações são compiladas manualmente em papel e repassadas para planilhas no computador.

Sem falar que o uso de um rastreador de campo digital poupa tempo das equipes no repasse dessas informações. Assim, eles ganham horas preciosas para se dedicar àquelas tarefas onde o fator humano é imprescindível, como o planejamento estratégico da safra.

Já as demandas mais pontuais – como a dose de produto a ser aplicado, o dia em que foi realizada a aplicação, a mistura do tanque, os comparativos de produtividade, entre outras – poderão ser guiadas pelo rastreador inteligente, a partir de um registro de informações 100% confiável.

Fale agora com um de nossos especialistas e entenda como o Rastreador do Campo via te ajudar no seu dia a dia