Caderno de Campo otimiza o acompanhamento técnico agrícola

O acompanhamento de diversas áreas por apenas um técnico ou agricultor se torna um grande desafio quando você não possui uma ferramenta que auxilie na gestão da propriedade agrícola.

E por mais que exista algum tipo de controle em cadernos impressos ou planilhas, esses formatos acabam sujeitos a um alto índice de erros, principalmente no repasse das informações do caderno de papel para uma planilha no computador.

Esquecer a dose do produto aplicado, o dia que realizou uma aplicação, a mistura de tanque e até mesmo o comparativo de produtividade são fatores que geralmente acontecem com a grande maioria dos técnicos e agricultores que não possuem um método de controle confiável no cadastro destas informações.

Pensando nisso, desenvolvemos o aplicativo Caderno de Campo, o diário da propriedade agrícola que facilita o dia-a-dia de quem possui inúmeras áreas para realizar o acompanhamento técnico, além da possibilidade da geração do código de rastreabilidade.

Sabemos que a propriedade é heterogênea no que se diz respeito à fertilidade, incidência de pragas, banco de sementes de plantas daninhas e etc. Além disso, dentro de uma mesma área possuímos vários talhões, estufas e canteiros que demandam manejos distintos.

Abaixo listamos 4 benefícios principais da utilização do Caderno de Campo para técnicos e agricultores que buscam a otimização do acompanhamento técnico:

[O Caderno de Campo facilita o trabalho de técnicos prestadores de serviço e ajuda os agricultores melhorarem os controles dos talhões.]

É simples, veja 4 benefícios proporcionados pelo Caderno de Campo para você que busca otimizar o acompanhamento técnico no campo.

1. Estruture e defina manejos agrícolas realizados nas áreas

Os resultados positivos da colheita são frutos do planejamento da safra e não apenas na compra dos insumos e sementes, mas sim da estruturação dos manejos que serão realizados dentro da propriedade.

Que tal programar a dessecação da área, a aplicação da adubação de cobertura e todos os manejos realizados na propriedade, em um único lugar na palma da sua mão?

O Caderno de Campo permitirá um controle mais eficiente para executar cada uma das ações e também acompanhar o status de execução.

O cadastro destas informações é essencial para evitar o desperdício dos insumos, já que as dosagens de produtos podem ser previamente cadastradas orientando os aplicadores no campo.

2. Acompanhamento das ações realizadas no campo

Quando possuímos a programação de ações a serem realizadas na safra, excluindo é claro as interferências edafoclimáticas, é importantíssimo seguirmos a programação, pois será o caminho do sucesso para a produtividade.

Sendo assim, o acompanhamento deste plano se torna atividade essencial para técnicos e agricultores, inclusive para conflitar o que foi executado, reprogramado ou não executado e programar um plano de contenção visando conservar o potencial produtivo da lavoura.

 Com o caderno de campo temos um banco de informações, que pode ser traduzido em gráficos e relatórios, viabilizando uma fácil visualização do que está acontecendo em cada uma das áreas, como os manejos em atraso nas áreas, se ocorreu algum manejo adicional devido a incidência de uma praga ou doença ou até mesmo se alguma programação não foi realizada.

3. Monitore a carência de produtos

O monitoramento de carência de produtos pode ser acompanhado através de alertas gerados automaticamente, garantindo a segurança do alimento.

O controle da carência é fundamental para evitar casos de recall de alimentos, geralmente quando resíduos de agrotóxicos são encontrados em um alimento.

4. Balanço da safra

 Com um relatório com todas as informações em mãos fica muito mais fácil realizar a retrospectiva do período de acompanhamento técnico.

 As ações como tangibilizar o trabalho realizado na propriedade, comparar a produção entre áreas tendo o histórico técnico de cada uma delas (cultivar/híbrido, adubação, aplicações de fungicida, inseticida, herbicida), acaba se tornando muito mais fácil.

E a partir deste banco histórico de informações, fica mais fácil programar a próxima safra, aumentando assim as chances de sucesso.

O Caderno de Campo pode ser utilizado por pequenos, médios e grandes produtores rurais e para todos os tipos de produção devido ao seu formato totalmente customizado que se encaixa às necessidades da propriedade agrícola.

+ Conteúdos

Para saber mais sobre Gestão e Produtividade Agrícola, clique aqui e baixe grátis o nosso conteúdo.

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Como aumentar a produtividade na Agricultura Orgânica?

    continue lendo
  • PariPassu

    Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória também para produtores rurais

    continue lendo